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I CURSO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO

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Com enfoque na utilização da DETACUSTOS no SIAFIWEB e na geração de relatórios no Sistema de Informações de Custos do Governo Federal

 

Brasília-DF, 04 a 08.04.2022
Horário do evento: 14h as 18h


Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

1. OBJETIVO

A Secretaria do Tesouro Nacional tornou obrigatória a utilização da DETACUSTOS e Centro de Custos para todas as unidades e órgãos da Administração Pública Federal a partir de abril de 2018. Este curso visa apoiar o órgão a definir e estruturar a utilização deste mecanismo para propiciar a geração de informação de custos no Sistema de Informações Custos do Governo Federal.  

Este curso tem como objetivo capacitar os seus participantes para o conhecimento dos conceitos e definições da Contabilidade de Custos Aplicada ao Setor Público, o curso visa propiciar conhecimentos sobre:

Legislação e conceitos da Contabilidade de Custos do Setor Público;

Conceitos e definições da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica do Setor Público – NBCT SP 16.11 do Conselho Federal de Contabilidade;

DETACUSTOS no SIAFIWEB e Centro de Custos do SIAFI Operacional;

Sistema de Informação de Custos do Governo Federal – TESCUSTOS no TESOURO GERENCIAL;

2. PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade ou com a temática de custos no setor público, bem como os profissionais das diversas áreas que desejam conhecer de forma aprofundada Sistema de Informações de Custos do Governo Federal.

3. ESTRUTURA E CONTEÚDO

Curso Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – 20h

Módulo I - Custos no Setor Público

Conteúdo: 1. Introdução, legislação e processo histórico de custos no setor público. 2.  Conceitos de custos versus despesas.  3. Custo fixo e custo variável. Sistema de Acumulação de Custos: Ordem x Atividades. 4. Sistema de Custeio: Histórico x Orçado. 5. Métodos de Custeio: Direto, por Atividade e Absorção. 6. Critérios de alocação e rateio dos custos. 7. Norma Brasileira de Contabilidade Técnica do Setor Público – NBCT SP 16.11 - CFC. 8. Tratamento da Informação Orçamentária e Patrimonial para geração da Informação de Custos.

Módulo II – Sistema de Informações de Custos do Governo Federal

Conteúdo: 1. Conceitos, processo de concepção e modelo conceitual. 2. Procedimentos e mecanismos de mensuração dos custos. 3. Informação de Custos das Variações Patrimoniais Diminutivas – VPD’s.  4. Segregação dos custos das despesas. 5. Classificação dos Custos. Pesquisa estruturas administrativas no SIORG – Sistema de Informação da Estrutura Organizacional da Administração Pública Federal. 4. Batimento das informações do SIORG. 5. Importância da alimentação da UORG no SIAPE para alimentação de informações de Pessoal no Sistema de Informações de Custos do Governo Federal

Módulo III – DETACUSTOS no SIAFIWEB

Conteúdo:  1. Conceito de Objeto de Custos. 2. Conceito de Centro de Custos. 3. Mecanismos de acumulação dos custos: Plano Orçamentário, Plano Interno, UGR e DETACUSTOS. 4. Utilização da DETACUSTOS SIAFIWEB. 5. Centro de Custos no SIAFI Operacional. 6. Como estruturar a criação dos centros de custos. 7. Objetos de Custos do Setor Público: Unidade Administrativa, Ação, Projeto, Atividade, Produtos e Serviços. 8.Custos x Planejamento Estratégico: cadeia de valor, macroprocessos e processos como objetos de custos.

Módulo IV – Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – TESCUSTOS no TESOURO GERENCIAL

Conteúdo: 1. Elaboração e análise de relatórios de custos no Sistema de Informações de Custos do Governo Federal. 2. Relatórios por Centros de Custos. 3. Relatórios na dimensão de Pessoal. 4. Relatório na dimensão orçamentária.

Módulo V – Sistema de Informações de Custos do Governo Federal 

Conteúdo: 1. Proposição de Portais/Painéis para publicação das Informações de Custos para disponibilização intermanente pelo órgão ou no seu site na internet, para apoiar a tomada de decisão, prestação de contas e transparência. 2. Geração de informações para alimentação do Relatório Integrado da Prestação de Contas ao TCU.

4. METODOLOGIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão realizadas com apresentação de slides, resolução de exercícios de fixação, casos práticos e estudos de caso. 

5. MATERIAL DIDÁTICO

Cada participante receberá cópia dos slides. Também serão informados endereços eletrônicos onde o aluno poderá encontrar informações complementares.

6.   PERÍODO DE REALIZAÇÃO

O curso poderá será realizado no período de 04 a 08.04.2022, no horário das 14h às 18h totalizando 20(vinte) horas-aula.

7.  INFORMAÇÕES

Para outras informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

8.  INSCRIÇÕES / CUSTO

Deverão ser feitas atraves do preenchimento da Ficha de Inscrição e enviada para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento,  a Abop oferece 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 431– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do curso, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

 

______________

A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.

Curso Power BI para Iniciantes

1         Objetivo

Este curso é destinado a gestores públicos ou profissionais de qualquer área que nunca tiveram contato ou que possuem pouco conhecimentos sobre o Power BI. É um curso para iniciantes no Power BI.

É um curso destinado àqueles que necessitem consolidar e cruzar informações de diversas fontes de dados, elaborar relatórios, produzir visões e cenários ou produzir dashboards.

2         Público alvo

Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que desejam aprender “do zero” a elaborar relatórios no Power BI. Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que necessitem trabalhar, analisar e publicar grandes volumes de dados. Tomadores de decisão que necessitem conhecer novas técnicas de análise de informações com a ajuda de dashboards. Com o Power BI os gestores públicos ou profissionais de qualquer área poderão acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

3         Pré-requisitos

Conhecimento básico de informática. É desejável o conhecimento básico do Excel, mas essa condição não é obrigatória.

4         Metodologia e carga horária

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas sobre o Power BI. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam a aplicação do Power BI. Serão utilizadas para a prática do curso, informações sobre a execução orçamentária e financeira do Governo Federal como base, mas cuja forma de importação de dados, edição e elaboração de relatórios se aplicam a qualquer área de atuação.

O curso tem 20 horas de aula presenciais com conteúdo expositivo e aulas práticas. Na oportunidade, cada participante receberá cópia dos slides e do conteúdo prático a ser utilizado no curso.

5         Resultados Esperados

Ao final do curso os alunos estarão aptos a:

ü  Entender os conceitos básicos do Power BI;

ü  Navegar pelo aplicativo e elaborar, com autonomia, relatórios na ferramenta;

ü  Importar dados de diferentes fontes de dados;

ü  Modelar dados;

ü  Elaborar e publicar relatórios;

 

6         Conteúdo

6.1      Introdução ao Power BI

ü  O que é BI (Business Intelligence)?

ü  O que é o Power BI e por que utilizar essa plataforma.

ü  Evolução do BI e posicionamento do Power BI no mercado.

ü  Vantagens do Power BI.

ü  Versões do Microsoft Power BI e suas diferenças.

ü  Desktop ou Online?

ü  Aplicação do Power BI nos órgãos governamentais e empresas.

7         Instalando e Navegando pelo Power BI

ü  Instalando o Power BI Desktop.

ü  Overview Power BI Desktop (Navegando pelo Power BI): conjunto de dados; relatórios; painéis; telas e menus.

8         Carregando Dados no Power BI

ü  Pré-requisitos para as fontes de dados do Power BI.

ü  Importando dados de arquivos (Excel, Texto, CSV, página Web, banco de dados Access e arquivos XML).

9         Editando uma consulta no Power BI

ü  Estrutura de uma consulta no Power BI.

ü  Editando dados importados: inclusão e exclusão de linhas e colunas; substituição de dados; remoção de duplicatas; colunas personalizadas.

ü  Formatando e combinando dados.

ü  Filtros de dados.

ü  Relacionamento entre tabelas.

ü  Definindo e usando tabelas de datas.

ü  Criando medidas simples: operadores utilizados; medidas mais utilizadas.

ü  Colunas calculadas.

ü  Inserindo dados diretamente no Power BI.

10    Modelando Dados no Power BI

ü  Noções de Linguagem DAX e Linguagem  M.

11    Visualização de Relatório com Power BI Desktop

ü  Configurando a exibição de página.

ü  Imagens, cores de fundo e linhas.

ü  Agrupamento e compartimentalização.

ü  Sincronizando segmentações de dados nas páginas do relatório.

ü  Criando Dashboard Interativos.

12    Visualizações de Relatórios no Power BI

ü  Gráficos.

ü  Mapas.

ü  Segmentação de Dados

ü  Tabelas.

ü  Indicadores.

13    Compartilhando Informações do Power BI

ü  Criando e distribuindo dados (relatórios e dashboards).