Curso de PPA para Municípios, Elaboração e Consolidação – Ao Vivo e Online

Ao vivo

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 10/03/2025 a 14/03/2025
08:00 - 12:00

Valor do curso R$1.600,00


Brasília-DF, 10 a 14/03/2025
Horário do evento: 08h às 12h

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

  1. A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.
  2. Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.
  3. As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

I – OBJETIVO

Desenvolver as habilidades de planejamento, programação e gestão de políticas públicas com o objetivo de amplificar as possibilidades de geração de resultados positivos da atuação governamental junto à sociedade.Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:

• indicar a relação entre os instrumentos de Planejamento e Orçamento: PPA, LDO, LOA;
• reconhecer a importância do Programa como elemento de integração entre o Planejamento, o Orçamento e a Gestão Pública;
• identificar as principais ferramentas para a análise de problemas na construção de Programas do PPA;
• citar os principais passos para elaborar um Programa do PPA e a nova proposta da União;
• identificar os diferentes tipos de indicadores utilizados para mensurar o resultado e a execução de um Programa do PPA;
• listar os principais problemas relacionados à construção de indicadores, à avaliação e revisão dos Programas do PPA e a proposta do Modelo da União;
• indicar as metodologias de monitoramento, de avaliação e de revisão do PPA até então utilizadas no Governo Federal;
• identificar os principais problemas encontrados na execução dos Programas e os meios para enfrentá-los;
• identificar as etapas críticas das principais Ações (orçamentárias) relacionadas ao Programa;
• identificar as principais etapas do processo de execução orçamentária e financeira, e as medidas que podem ser tomadas para otimizar a execução.

II – PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender o público em geral e, em especial, aos profissionais e técnicos ligados às áreas de planejamento governamental, políticas públicas, orçamento e finanças governamentais das diversas esferas de governo, além de profissionais de administração, economia e gestores públicos.

III – ESTRUTURA E CONTEÚDO

Módulo I – Conceitos Básicos e Aspectos Legais do Planejamento Governamental

Conteúdo: Visão Geral do Planejamento; Planejamento Governamental; Histórico do Planejamento no Brasil; Evolução Recente do Planejamento e do Orçamento do Governo Federal; Planejamento Estratégico de Longo Prazo. O planejamento na Constituição Federal de 1988. Planejamento: Conceito, Base Legal, Processo de Integrado de Planejamento e Orçamento, Prazos de Encaminhamento, Emendas aos Projetos de PPA, LDO e LOA.

Módulo II – Organização e estrutura do Plano Plurianual e o Modelo do PPA 2020-2023

Conteúdo: Conteúdo: A Estrutura e Objetivos do novo Plano Plurianual; Conteúdo do Plano Plurianual; Etapas de Elaboração e o modelo de Gestão do Plano Plurianual; Base Estratégica; Os Programas e a Consolidação do PPA; Visão geral do Modelo vigente do PPA 2020-2023, proposta de atributos e principais inovações, Comparação com o Modelo atual nos Estados e Municípios; Os desafios da implementação do novo PPA.

Módulo III – Elaboração da Base Estratégica – A Metodologia de Planejamento do Governo Federal e sua evolução

Conteúdo: Elaboração da Análise da situação econômica e social, das Diretrizes, dos Objetivos e das Prioridades de governo; Previsão de recursos orçamentários e sua distribuição por setores e programas; Diretrizes, objetivos e prioridades setoriais e Consulta à sociedade.

Módulo IV – Elaboração de Programas – A Metodologia de Planejamento do Governo Federal e a necessidade de um modelo de Gestão.

Conteúdo: Elaboração e Gestão do Plano Plurianual: Classificação Funcional e a Estrutura Programática, Análise dos Problemas e a visão do Modelo de PPA; Elaboração de um Programa; os agentes da gestão do Plano Plurianual e a necessidade de um Modelo de Gestão do PPA 2019-2022.

IV – METODOLOGIA, CARGA HORÁRIA E PERÍODO

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. Assim, haverá aulas expositivas, com apresentação de slides.

Haverá exercícios de elaboração de árvore de problemas e objetivos, simulação da elaboração de um programa de governo, seu planejamento gerencial e sua avaliação de resultados. Além dos exercícios simulados, será aplicada uma dinâmica de aprendizado ao final do curso para verificação do aprendizado e fixação dos conceitos, sendo a maior parte dos exercícios extraídos de concursos públicos e questões de treinamentos e cursos de formação.

O curso será ministrado por profissionais com ampla vivência na área, se valendo da teoria de finanças públicas, de conhecimentos de administração, de contabilidade e de economia, e, principalmente, da experiência em planejamento governamental no governo federal e junto a governos estaduais, buscarão trazer para o público o conhecimento a respeito de como o governo planeja e administra a aplicação dos recursos públicos, como está institucionalizado para executar essa tarefa, quais os instrumentos utilizados para gerir os recursos financeiros e como funcionam os processos de planejamento e de gestão da despesa pública.

O curso está programado para período de 10 a 14/03/2025, no horário das 08h às 12h, totalizando 20 horas/aula, será desenvolvido em plataforma própria para aulas online. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

V – LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado através da plataforma Zoom, no modelo ao vivo e online. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 , ou na Internet acesse o endereço ww.abop.org.br

VI – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houve vagas. O investimento da inscrição é de R$ 1.600,00 (hum e seiscentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adiconal.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância noi Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

Importante: A ABOP poderá postergar o evento ou cancelar o mesmo em até 48 horas antes do inicio do curso, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.


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