Curso sobre Aplicação da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Uma Visão Sistêmica da Lei 14.133, de 1º abril de 2021 – Ao Vivo e Online – Turma Confirmada!
Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 06/11/2023 a 10/11/2023
08:00 - 12:00
Valor do curso R$0,00
Brasília-DF, 06 a 10/11/2023
Horário do evento: 08h às 12h
CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO
- A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.
- Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.
- As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.
I – OBJETIVO:
Apresentar aos participantes as novas regras sobre licitações e contratos administrativos sob o aspecto do seu conteúdo jurídico normativo, considerando a gestão por competências inerentes aos processos licitatórios e às contratações direta sem licitação.
II – OBJETIVO ESPECÍFICO:
Ao final do curso o participante estará capacitado a planejar, coordenar, dirigir, e executar as atividades dos processos de licitação e de contratação direta de acordo com as habilidades, atribuições e competências do agente de contratação e da comissão de contratação.
III – PÚBLICO ALVO:
Servidores públicos federais, estaduais/distritais e municipais.
IV – PERGUNTAS A SEREM ESCLARECIDAS NO EVENTO:
Vejas quais são os 60 principais questionamentos que já se apresentaram e serão enfrentados no curso pelo professor
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- A partir de quando a nova lei passa a viger?
- Qual âmbito de abrangência da Lei 14.133/21?
- Pode haver combinação entre a Lei 8.666/93 e a Lei 14.133/21?
- Qual impacto da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro frente à nova lei de licitações?
- Quem conduzirá a licitação à luz da Lei 14.133/21, agente de contratação, comissão de contratação, quais são as suas competências e atribuições?
- A admissão do princípio do planejamento das compras públicas, à luz do art. 5º da Lei 14.133/21, qual principal reflexo dessa introdução?
- As licitações regidas pela Lei 14.133/21 serão preferencialmente eletrônicas?
- Quais são os conceitos e definições introduzidos pelo art. 6º da Lei 14.133/21?
- O que é matriz de risco e alocação de riscos?
- Os estudos técnicos preliminares, abrangência e obrigatoriedade, o que mudou pela Lei 14.133/21?
- Termo de referência, projeto básico, projeto executivo e anteprojeto, quais foram as principais mudanças para estes documentos?
- Quais são as novas regras para a contratação de obras e serviços?
- Quais são as novas regras para a realização de compras?
- Quais são as regras para elaboração dos editais de licitação pela nova norma?
- Os prazos e condições de impugnação ao edital foram alterados?
- A inconstitucionalidade do art. 7º inciso II da Lei 14.133/21, quais são os reflexos em relação à demonstração de qualificação do servidor público?
- Quais são as diretrizes em um processo de contratação por meio deste novo diploma?
- Poderá haver combinação entre a Lei 10.520/02 e a Lei 14.133/21?
- A Lei 14.133/21 poderá ser utilizada de forma subsidiária à Lei 8.666/93?
- Qual é a abrangência da Lei 14.133/21?
- Poderá haver a utilização da Lei 13.303/16 e a Lei 14.133/21 concomitantemente à mesma pessoa jurídica de direito privado na qualidade de empresa pública?
- Houve inversão na fase de julgamento das licitações na Lei 14.133/21?
- As principais mudanças sobre a fase recursal na licitação, o que muda em relação à unificação delas?
- O que são os procedimentos auxiliares que estão previstos na Lei 14.133/21?
- Quais as características do credenciamento e da pré-qualificação?
- O que é procedimento de manifestação de interesse?
- Quais são as novas modalidades de licitação?
- Qual procedimento de julgamento das modalidades de licitação?
- Quais foram os regimes de contratação que inovaram com a Lei 14.133/21, do que se trata contratação integrada e semi-integrada?
- Quais foram os critérios de julgamento introduzidos pela Lei 14.133/21?
- Os pareceres jurídicos e a responsabilidade dos pareceristas, quais foram as principais mudanças?
- As condições de habilitação na licitação apresentam alguma inovação, quais?
- O que mudou em relação a Lei 14.133/21?
- Com a Lei 14.133/21 houve alteração para os casos de inexigibilidade de licitação e de dispensa de licitação?
- Como instruir meu processo de licitação e o meu processo de dispensa de licitação ou de inexigibilidade?
- O que mudou na forma de documentação das dispensas e inexigibilidades de licitação?
- Houve alteração para dos valores no caso de dispensa de licitação?
- Qual a principal mudança para a contratação direta por dispensa de licitação para as situações emergenciais?
- Qual foi a mudança em relação a interpretação da taxatividade dos casos de dispensa de inexigibilidade de licitação?
- Quais são as formas de pesquisa de preços que foram introduzidas pela Lei 14.133/21?
- Agora o orçamento estimado é definitivamente sigiloso ou existem exceções?
- O que muda no Sistema de Registro de Preços?
- No âmbito federal o Decreto 10.024/19 precisará passar por alterações para aplicação da Lei 14.133/21?
- O que mudou em relação aos benefícios para as microempresas e empresas de pequeno porte?
- As empresas de pequeno porte poderão receber os benefícios da Lei Complementar 123/2006 em qualquer tipo de contratação e valor estimado?
- O que mudou em relação aos contratos administrativos?
- Como funcionará a formalização dos contratos?
- Quais são as cláusulas obrigatórias nos contratos administrativos?
- As garantias contratuais, houve alteração em relação aos percentuais e modalidades?
- O que significa alocação de riscos nos contratos administrativos?
- Prerrogativas da administração, houve mudança com o novo diploma?
- Sobre o prazo de duração dos contratos, quais as principais mudanças introduzidas pela Lei 14.133/21?
- Relativo à execução dos contratos, quais foram as mudanças?
- Os contratos poderão ser alterados, os seus preços e condições, em quais circunstâncias?
- O que muda com os conceitos de reajusta de preços, repactuação e revisão de contratos?
- Quais são as hipóteses de extinção dos contratos?
- Sobre o pagamento dos contratos, quais são as novas regras e prazos de pagamentos?
- Quais são as cláusulas e condições para nulidade dos contratos?
- Inovação sobre os meios alternativos de solução de controvérsias, o que é e quais são as vantagens para administração para resolução dos problemas decorrentes dos contratos?
- As infrações administrativas, o que mudou, quais são as causas para imposição de sanções administrativas e os respectivos prazos?
Essas e outras perguntas serão respondidas em nosso encontro, não perca a oportunidade de participar!
V – ESTRUTURA E CONTEÚDO:
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- ÂMBITO DE APLICAÇÃO DA LEI 14.133/2021
- PRINCÍPIOS. Conceito princípio jurídico e a exposição dos princípios inseridos no art. 5º da Lei 14.133/21, aplicação principiológica e as consequências de sua violação;
- DEFINIÇÕES. Definições apresentadas no art. 6º da Lei 14.133/21, sua aplicabilidade e seu sentido prescritivo;
- AGENTES PÚBLICOS. Agende de contratação e comissão de contratação, atribuições e responsabilidades, solidariedade na responsabilidade;
- LICITAÇÕES. Conceito, diretrizes e objetivos;
- FASE PREPARATÓRIA DA LITAÇÃO. Instrução do Processo Licitatório, Modalidades de Licitação, Critérios de Julgamento, Edital de Licitação,
- Disposições Setoriais: Compras, processo de padronização; Obras e Serviços de Engenharia; Serviços em Geral; Locação de Imóveis;
- REGIMES DE CONTRATAÇÃO. Destaques para contratação integrada e semi-integrada;
- DIVULGAÇÃO DO EDITAL DE LICITAÇÃO. Procedimentos e análise do instrumento por assessoramento jurídico, obrigatoriedade;
- APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS E LANCES. Prazos para apresentação das propostas; Modo de disputa, aberto, fechado, sua utilização combinada ou isolada; Lances intermediários;
- JULGAMENTO. Classificação e desclassificação das propostas; vícios sanáveis e insanáveis; Empate e desempate; Procedimento de negociações;
- HABILITAÇÃO. jurídica; técnica; fiscal, social e trabalhista; econômico-financeira; limites e condições;
- ENCERRAMENTO DA LICITAÇÃO. Procedimentos e providências; adjudicação e homologação; revogação ou anulação; saneamento de irregularidades;
- CONTRATAÇÃO DIRETA. Processo de Contratação Direta; Inexigibilidade de Licitação; Dispensa de Licitação;
- INSTRUMENTOS AUXILIARES. Procedimentos Auxiliares, Credenciamento, Pré-Qualificação, Procedimento de Manifestação de Interesse, Sistema de Registro de Preços, Registro Cadastral;
- CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Conceito, cláusulas necessárias e obrigatórias;
- FORMALIZAÇÃO DOS CONTRATOS. Convocação do adjudicatário; procedimento de contratação dos demais observando a ordem de classificação; preço e condições; Divulgação do contrato no Portal Nacional de Compras Públicas;
- GARANTIAS CONTRATUAIS. Modalidades e percentuais;
- ALOCAÇÃO DE RISCOS. Conceito e aplicabilidade;
- PRERROGATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO. Cláusulas exorbitantes, conceito e abrangência, forma de aplicação;
- DURAÇÃO DOS CONTRATOS. Vigência, prorrogação e classificação;
- EXECUÇÃO DOS CONTRATOS. Obrigatoriedade de manutenção das condições apresentadas na licitação; cumprimento do objeto; trocas e substituições; obrigação de fazer e de não fazer;
- ALTERAÇÃO DOS CONTRATOS E DOS PREÇOS. Alterações unilaterais e consensuais; acréscimos ou supressões, limites; reajustamento e reajuste de preços, revisão, equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
- HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DOS CONTRATOS. Descumprimento parcial e total, casos de rescisão; unilateral, consensual e judicial ou arbitral;
- RECEBIMENTO DO OBJETO DO CONTRATO. Condições de recebimento provisório e definitivo, compras, obras e serviços de engenharia;
- PAGAMENTOS. Moeda corrente do país; ordem cronológica; valores e procedimentos de pagamento; Categoria dos contratos;
- NULIDADE DOS CONTRATOS. Conceito e aplicabilidade; impactos na execução dos contratos; interesse público na avaliação da decretação de nulidade dos contratos; riscos sociais, ambientais e à segurança da população local decorrentes do atraso na fruição dos benefícios do objeto do contrato;
- MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS.
- Conciliação, a mediação, o comitê de resolução de disputas e a arbitragem; Direitos disponíveis e indisponíveis; classificação em cláusula contratual;
- INFRAÇÕES E SANÇÕES ADMINISTRATIVAS. Tipos de sanções;aplicação do princípio da razoabilidade e proporcionalidade; prazos das sanções e âmbito de aplicação; recursos e decisões suspensivas;
- IMPUGNAÇÕES, DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO E DOS RECURSOS. Prazos; meios de apresentação; prazos de decisão e manifestação de interesse; preclusões;
- CONTROLE DAS CONTRATAÇÕES. Práticas de gestão de riscos; controle preventivo; assessoramento jurídico e controle interno; controle externo Tribunal de Contas;
- PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (PNCP).Destinação; Conceito e utilização; Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas; obrigatoriedade; lançamentos das licitações; prazos de integração e operacionalização;
- ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS. Norma extravagante; código penal e outras;
- VACATIO LEGIS. Aplicação alternativa; aplicação exclusiva; obrigatoriedade; vedação de combinação com diplomas vigentes;
VI – METODOLOGIA E PERÍODO
Exposição dialogada com desenvolvimento técnico- teórico normativo, por meio de aula síncrona.
O curso será realizado no período de 06 a 10/11/2023, no horário das 08h às 12h, totalizando 20 (vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá o livro e demais materiais necessários ao desempenho do evento.
VII – LOCAL E INFORMAÇÕES
O curso será realizado pela plataforma Zoom.
VIII – INSCRIÇÕES / CUSTO
Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vaga. O investimento da inscrição é de R$ 1.600,00(hum mil e seiscentos reais) por participante.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
IX – REQUISITOS
Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.
X. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE
Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:
a) Computador com bom desempenho;
b) Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
c) Webcam e microfone;
d) Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
e) Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.
AMBIENTE: Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.
ACESSO: Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.
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