17º Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco
Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 31/03/2025 a 04/04/2025
08:00 - 12:00
Valor do curso R$2.200,00
Brasília-DF, 31/03 a 04/04/2025
Horário: 08h às 12h
I – OBJETIVO
Propiciar que os servidores da área de controle interno/auditoria interna do setor público sejam capazes de avaliar a gestão de risco dos seus órgãos e entidades, elaborar planos de auditoria e realizar o planejamento das auditorias com base nos riscos existentes nas suas organizações, maximizando assim os resultados das auditoras planejadas e realizadas e minimizando o subjetivismo na escolha dos trabalhos.
II – PÚBLICO ALVO
Profissionais de controle interno/auditoria interna interessados na utilização do conceito de risco nas práticas de auditoria em entidades e órgãos públicos.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao final do curso os alunos serão capazes de:
– conhecer o que é necessário para uma organização ser gerenciada com base em riscos;
– posicionar corretamente a unidade de auditoria interna relativamente ao seu papel na gestão de riscos corporativa;
– construir um modelo de Plano de Auditoria que utilize parâmetros baseados em risco.
– realizar o planejamento de uma auditoria com base na coleta e tratamento de dados, de forma a potencializar os resultados do trabalho
IV – A ESTRUTURA E CONTEÚDO
- Conceito de Risco;
- Elementos Associados ao Risco;
- Percepção de Riscos; Percepção x Decisão;
- Como o risco afeta a tomada de decisões;
- Consciência sobre os riscos; Problema x Risco;
- Categorização de Riscos;
- Identificação de riscos;
- Termos relativos ao Risco: Evento, Causas do risco, Consequências do risco.
- Avaliação e Tratamento de Riscos; Critérios para avaliação de riscos;
- Risco Inerente x Risco Residual;
- Tratamento de Riscos;
- Apetite para o Risco;
- Matriz de Riscos;
- Enterprise Risk Management;
- Origens da Gestão de Riscos;
- Tipos de Gestão de Riscos;
- Governança x Gestão de Risco;
- Benefícios da gestão de riscos;
- Normas – Gestão de Riscos;
- ISO 31000;
- COSO;
- Elementos Necessários para GR: Comprometimento da Cúpula;
- Política de Gestão de Riscos; Estratégia x Gestão de Riscos;
- Gestão de Riscos x Mudanças Organizacionais;
- Processo de Gestão de Riscos;
- Treinamento; recursos; cultura e Gestão de Riscos;
- Risco e Cultura;
- Key Risk Indicators;
- Métodos de Identificação e Avaliação de Riscos e Controles. SWOT;
- Oficinas com gestores e colaboradores;
- Benchmarking de projetos externos semelhantes;
- Brainstorming; Entrevistas com Especialistas;
- Aprendizado/Analogia;
- Mapeamento de Processos;
- Uso do Mapeamento de Processos;
- Bow Tie; SWIFT;
- Simulações. Atuação da Auditoria Interna na Gestão de Riscos.
- Risco e Plano de Auditoria.
- Planejamento do trabalho de auditoria baseado em risco.
V – CARGA HORÁRIA E PERÍODO
O curso está programado para ser realizado no período de 31/03 a 04/04/2025, horário das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas aulas. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.
VI – LOCAL E INFORMAÇÕES
O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br
VII – INSCRIÇÕES/CUSTO
Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.200,00 ( dois mil e duzentos reais) por participante.
A partir de 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo (uma) bolsa integral ao 6º(sexto) participante.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
VIII – REQUISITOS
Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, auditoria, administração, planejamento, orçamento, assessoria e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.
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