9º Curso sobre as Principais Regularizações Contábeis

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 07/04/2025 a 11/04/2025
08:00 - 13:00

Valor do curso R$2.200,00


Brasília-DF, 07 a 11/04/2025
Horário do evento: 08h às 13h

I – PÚBLICO-ALVO

Destina-se a atender, preferencialmente, a especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial que utilizem o SIAFI, aplicando-se ainda aos gestores que executam, consultam e analisam o orçamento da União. Curso fundamental para o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade ou controle interno e externo e que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade por meio do SIAFI.

II – OBJETIVOS

Promover aos participantes do curso entendimento avançado sobre as diversas rotinas e procedimentos da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal, para que sejam efetuadas as devidas regularizações e ajustes nos saldos contábeis e nos documentos do SIAFI. No curso serão utilizados casos práticos aplicados diretamente no SIAFI, apresentando a solução para as equações de contas irregulares e inconsistentes.

III – JUSTIFICATICA

Aulas teórico-práticas para elucidar o funcionamento dos documentos hábeis, os principais problemas e as formas de regularizações.

IV – METODOLOGIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. Assim, haverá aulas expositivas, com apresentação de slides baseados na apostila; e aulas práticas, com acesso direto ao SIAFI Operacional, SIAFI-Web e Tesouro Gerencial, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos.

V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Apresentação do SIAFI operacional, SIAFI-Web, CPR;
2. Transações BALANCETE, CONRAZAO, CONCONTA; CONEVENTO;
3. Conta corrente das contas contabéis;
4. Conformidade Contábil e seus reflexos;
5. Transações CONAUD e CONDESAUD;
6. Regularizações de valores recebidos por GRU por estorno de despesa;
7. Regularizações decorrentes de cancelamento de OB;
8. Regularizações de saldos alongados (Passivo);
9. Regularizações de equações relacionadas a DDR (classes 7 e 8);
10. Regularizações relacionadas a Suprimento de Fundos;
11. Regularizações de outras inconsistências (GRU a classificar; alienação de bens móveis, patrimônio imobiliário, VPD “outras”, softwares);
12. Reclassificação de despesas em documentos gerados no SIAFI-Web;
13. Regularizações acerca do registro de contratos e garantias contratuais;
14. Regularizações referentes a Restos a Pagar e Passivo Anterior (DEA);
15. Registros de diversos responsáveis (dano ao erário);
16. Considerações acerca do preenchimento do campo observação de documentos e saldos alongados em contas;
17. Consultas customizadas no tesouro gerencial para identificar contas contábeis com saldos irregulares ou inconsistentes.

VI – CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O está evento está previsto para o período de 07 a 11/04/2025, nos horário de 08h às 13h, totalizando 24(vinte e quatro) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.

VII – LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613 , (61) 3224-2159 ou através dos e-mails treinamento@abop.org.br / abop@abop.org.br

VIII – INSCRIÇÕES/CUSTO

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Onlineno botão abaixo, enquanto houver vagas. O investimento na inscrição é de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do início do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

IX – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de auditoria, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas


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