35º Curso Tesouro Gerencial – Básico
Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 10/03/2025 a 14/03/2025
08:00 - 12:00
Valor do curso R$2.200,00
O novo programa contempla a situação atual com os conceitos e caracterísitcas do Novo Tesouro Gerencial
Brasília-DF, 10 a 14/03/2025
Horário do evento: 08h ás 12h
O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI é um dos mais abrangentes instrumentos para o acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial conhecidos no mundo.
A implantação, a partir de 1º de janeiro de 2015, do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP no âmbito da União, proporcionará o aprimoramento do processo de consolidação das contas públicas nos três níveis de governo e a convergência aos padrões internacionais de contabilidade do setor público.
Para se adaptar a essa mudança houve a necessidade alterações do SIAFI para adequação à nova contabilidade do PCASP, tanto quanto a execução dos procedimentos contábeis patrimoniais específicos, como quanto às consultas à base de dados do sistema.
Também se fez necessário o desenvolvimento de uma nova ferramenta de consultas gerenciais sobre dados da execução orçamentária, financeira e patrimonial, o Tesouro Gerencial, que substituirá o Siafi Gerencial para consultas a essa base de dados a partir do exercício de 2015. Esse sistema, desenvolvido sobre uma nova plataforma, proporcionará mais flexibilidade aos gestores para realizar as mais diversas consultas gerenciais.
Sendo assim, se faz necessário o treinamento dos usuários da Administração Pública Federal sobre esse novo sistema, para consultas baseadas nas novidades advindas da implantação do PCASP no SIAFI.
O curso visa a propiciar aos participantes, a possibilidade de conhecer o Tesouro Gerencial, desenvolver suas potencialidades por meio da utilização de todas as ferramentas disponíveis e indispensáveis ao fiel desempenho das ações pertinentes ao Tesouro Gerencial.
Também serão apresentadas noções básicas sobre o Siafi Gerencial, que continua em operação para consulta aos dados sobre a execução orçamentário-financeira até o exercício de 2014. Para fixação dos conceitos de todo o conteúdo, em cada aula os assuntos tratados serão abordados de forma prática por meio de exercícios simulados, bem como situações apresentadas pelos alunos relativas a peculiaridades de suas atividades. Ao final do curso o aluno estará apto a:
-
- Entender a estrutura das classificações constantes do orçamento público, suas formas de apresentação e realizar consultas orçamentárias;
- Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização: empenho, liquidação e pagamento;
- Extrair informações sobre a execução orçamentária e financeira da despesa utilizando o Tesouro Gerencial;
- Consultar informações sobre receitas em diversas formas;
- Criação e compartilhamento de relatórios gerenciais;
- Extrair documentos registrados no SIAFI: NC, NE, PF, OB, NL, entre outros;
- Operar basicamente o Siafi Gerencial.
II – PÚBLICO ALVO:
Destina-se a atender, prioritariamente, a coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial das diversas esferas de governo, e profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras.
III – RESULTADOS ALCANÇADOS
Ao concluir o curso de Tesouro Gerencial, os alunos estarão aptos a realizar as diversas consultas gerenciais, como: dotação orçamentária; descentralização de créditos; despesas empenhadas, liquidadas e pagas; receita pública; convênios; cota financeira; além de várias outras. É importante mencionar que o Tesouro Gerencial permite flexibilidade ao gestor na elaboração das consultas de modo que os relatórios são apresentados de maneira mais conveniente ao usuário. O Tesouro Gerencial é um sistema que utiliza todas as contas contábeis do SIAFI operacional. Logo, qualquer informação de natureza orçamentária, financeira e patrimonial está disponível nesse sistema. Os alunos também estarão aptos a realizar consultas básicas no Siafi Gerencial.
III – ESTRUTURA E CONTEÚDO:
Aula 1. Introdução ao Tesouro Gerencial
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- Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: a informação orçamentária; Classificação por Natureza da Despesa; classificação por Fonte de Recursos; a Célula orçamentária; principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira simplificada; Contas correntes. 2. Introdução ao Tesouro Gerencial: características do sistema; conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); navegação pelo sistema; menus; principais características; funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.Aspectos teóricos abordados: Neste módulo o aluno entenderá a estrutura da informação no Siafi, suas tabelas e classificações contábeis, bem como a correlação com os atributos do Tesouro Gerencial.
Aula 2: Criação de Relatórios, Filtros e Gráfico
Criar, salvar e exportar relatórios (selecionar Itens de Informação; selecionar atributos e métricas; criar pastas). Criar Filtros. Editar Totais. Criar Gráficos. Enviar relatório por email. Subscrever (agendar). Encaminhar relatório para Lista de Histórico. Aspectos teóricos abordados: 1. Conceitos sobre os Instrumentos de Planejamento do Governo Federal: PPA; LDO; e LOA. 2. Dotação Inicial. 3. Instrumentos de retificação orçamentária. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário. 4. Dotação Atualizada. 5. Descentralização de Créditos Orçamentários: Provisão e Destaque Orçamentário.
Aula 3: Criação de Relatórios de Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte I
Conhecer modelos de consultas (Modelo Básico para Relatório em Branco por Item de Informação). Criar e formatar relatório e gráfico. Drill. Criar Prompt. Criar Grupo Personalizado. Entender os Itens de Informação com controle célula da despesa. Realizar consultas de execução da despesa com controle por célula da despesa. Realizar consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, Programa, Fonte, Ação, Elemento de Despesa; e outros atributos. Aspectos teóricos abordados: 1. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenho, liquidação e pagamento). 2. Classificação por Natureza da Despesa. 3. Principais contas de despesa e suas contas correntes.
Aula 4: Criação de Relatórios de Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte II
Criar Elemento Derivado. Trabalhar com Consulta Construída. Entender os Itens de Informação com controle por empenho e subitem.Aspectos teóricos abordados: 1. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenho, liquidação e pagamento). 2. Classificação por Natureza da Despesa. 3. Principais contas de despesa e suas contas correntes. 4. Restos a Pagar.
Aula 5: Consultas Sobre Receita, Documentos no Siafi (NC; NE; OB; e outros) e Solução de Dúvidas
Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas Prevista; Receita Realizada; Receitas arrecadadas por GRU. Consultas sobre documentos do SIAFI: Nota de Crédito (NC); Nota de Empenho (NE); Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB); entre outros. Solução de dúvidas dos alunos. Aspectos teóricos abordados: 1. Receita: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita; Mecanismos de Arrecadação de Receita. 2. Guia de Recolhimento da União.
V – METODOLOGIA, CARGA HORÁRIA E PERÍODO:
O evento será apresentado e desenvolvido na forma de exposições e debates de temas atuais, demonstrações em aulas prática e detalhada, comentários, distribuição e resolução de exercícios se utilizando o Tesouro Gerencial. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam diariamente, a execução orçamentária e financeira do Governo Federal e as alterações no Sistema.
O evento está previsto para o período de 10 a 14/03/2025, no horário das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.
VI – LOCAL E INFORMAÇÕES:
O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br
VII – INSCRIÇÕES
Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vaga. O investimento na inscrição é de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) por participante.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
8 – REQUISITOS:
Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, auditoria, assessoria, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimento básico de SIAFI operacional.
O participante deverá trazer a senha de acesso ao sistema, para tanto deverá estar cadastrado ou cadastra-se na STN através da instituição responsável pela indicação.
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