1º Curso de Gestão por Projetos na Administração Pública – Implementação do Escritório de Projetos(PMO)
Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 24/03/2025 a 28/03/2025
08:00 - 12:00
Valor do curso R$2.200,00
Brasília-DF, 24 a 28/03/2025
Horário: 08h ás 12h
I. OBJETIVO
Este curso visa aprofundar conhecimentos adquiridos no curso de “gestão de projetos na administração pública: módulo I – conceitos e características”, trazendo aos participantes, de modo prático, orientações para implementação de um Escritório de Gestão de Projetos (PMO) na administração pública. O curso abordará estrutura, papéis e agenda de implementação de um PMO, além de propor exercício prático de estruturação de um projeto.
Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:
• Compreender a importância e os benefícios de um PMO na administração pública;
• Conhecer os elementos necessários à implementação de um PMO com estrutura adequada, papéis bem definidos e processos eficazes;
• Desenvolver uma agenda detalhada para a implementação do PMO; e
• Estruturar e gerenciar um projeto dentro do framework do PMO.
II. PÚBLICO-ALVO
Destina-se a atender profissionais e técnicos que já possuem conhecimentos básicos de gestão de projetos, especialmente aqueles ligados às áreas de administração pública, planejamento governamental, políticas públicas, finanças governamentais, além de gestores públicos, administradores e economistas.
III. ESTRUTURA E CONTEÚDO
1. Revisão dos Conceitos Básicos de Gestão de Projetos e PMO:
– 1.1. Breve revisão dos princípios fundamentais da gestão de projetos
– 1.2. Revisão do papel e tipos de PMO
2. Estrutura e Papéis do PMO:
– 2.1. Estrutura organizacional do PMO
– 2.2. Papéis e responsabilidades dentro do PMO
– 2.3. Funções do gerente de projetos e do gerente de portfólio
3. Agenda de Implementação do PMO:
– 3.1. Planejamento estratégico para a implementação do PMO
– 3.2. Desenvolvimento de um plano de ação para o PMO
– 3.3. Cronograma e marcos da implementação
– 3.4. Alocação de recursos e orçamento do PMO
– 3.5. Gestão de mudanças e comunicação
4. Processos e Ferramentas do PMO:
– 4.1. Desenvolvimento de processos de gestão de projetos
– 4.2. Ferramentas de software para gestão de projetos e portfólios
– 4.3. Monitoramento e controle de projetos pelo PMO
– 4.4. Indicadores de desempenho e relatórios de progresso
5. Exemplos de gestão por projetos no setor público:
– 5.1. Programa para gestão por resultados do Governo do ES – Realiza +
– 5.2. Escritório de Projetos da Secretaria-Geral de Administração da AGU
– 5.3. Escritório de Projetos da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha
6. Exercício Prático de Estruturação de um Projeto:
– 6.1. Identificação de um projeto real na administração pública
– 6.2. Desenvolvimento da estrutura do projeto (EAP)
– 6.3. Planejamento e cronograma detalhado
– 6.4. Definição de papéis e responsabilidades dentro do PMO
– 6.5. Elaboração de um plano de comunicação
– 6.6. Identificação e plano de mitigação de riscos
– 6.7. Simulação de execução e monitoramento do projeto pelo PMO
IV. METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA
O curso será conduzido com uma abordagem prática, combinando teoria e prática intensiva. Haverá aulas expositivas, estudos de caso, workshops, e exercícios práticos.
O curso terá duração de 20 (vinte) horas/aula e será conduzido de forma presencial em 5 (cinco) encontros, de 4 (quatro) horas de duração cada, para uma turma de até 30 (trinta) alunos. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas (PDF) com slides e referências bibliográficas necessários à participação no evento.
O curso será ministrado por especialistas com vivência prática na área, que trarão aos participantes conhecimento sobre como planejar, gerenciar e concluir projetos de forma eficaz, alinhados aos objetivos estratégicos da administração pública, e como estabelecer e operar um Escritório de Projetos (PMO) para suportar essa gestão.
O curso será ministrado nas instalações da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.
O evento está programado para o período de 24 a 28/03/2025, no horário das 08h ás 12h, totalizando 20(vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.
VI. INSCRIÇÕES
Deverão ser feitas diretamente através do preenchimento da ficha online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.200,00 ( dois mil e duzentos reais) por participante.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
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