1º Curso de Gestão por Projetos na Administração Pública – Implementação do Escritório de Projetos(PMO)

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 24/03/2025 a 28/03/2025
08:00 - 12:00

Valor do curso R$2.200,00


Brasília-DF, 24 a 28/03/2025
Horário: 08h ás 12h

I. OBJETIVO

Este curso visa aprofundar conhecimentos adquiridos no curso de “gestão de projetos na administração pública: módulo I – conceitos e características”, trazendo aos participantes, de modo prático, orientações para implementação de um Escritório de Gestão de Projetos (PMO) na administração pública. O curso abordará estrutura, papéis e agenda de implementação de um PMO, além de propor exercício prático de estruturação de um projeto.

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:

• Compreender a importância e os benefícios de um PMO na administração pública;
• Conhecer os elementos necessários à implementação de um PMO com estrutura adequada, papéis bem definidos e processos eficazes;
• Desenvolver uma agenda detalhada para a implementação do PMO; e
• Estruturar e gerenciar um projeto dentro do framework do PMO.

II. PÚBLICO-ALVO

Destina-se a atender profissionais e técnicos que já possuem conhecimentos básicos de gestão de projetos, especialmente aqueles ligados às áreas de administração pública, planejamento governamental, políticas públicas, finanças governamentais, além de gestores públicos, administradores e economistas.

III. ESTRUTURA E CONTEÚDO

1. Revisão dos Conceitos Básicos de Gestão de Projetos e PMO:
– 1.1. Breve revisão dos princípios fundamentais da gestão de projetos
– 1.2. Revisão do papel e tipos de PMO

2. Estrutura e Papéis do PMO:
– 2.1. Estrutura organizacional do PMO
– 2.2. Papéis e responsabilidades dentro do PMO
– 2.3. Funções do gerente de projetos e do gerente de portfólio

3. Agenda de Implementação do PMO:
– 3.1. Planejamento estratégico para a implementação do PMO
– 3.2. Desenvolvimento de um plano de ação para o PMO
– 3.3. Cronograma e marcos da implementação
– 3.4. Alocação de recursos e orçamento do PMO
– 3.5. Gestão de mudanças e comunicação

4. Processos e Ferramentas do PMO:
– 4.1. Desenvolvimento de processos de gestão de projetos
– 4.2. Ferramentas de software para gestão de projetos e portfólios
– 4.3. Monitoramento e controle de projetos pelo PMO
– 4.4. Indicadores de desempenho e relatórios de progresso

5. Exemplos de gestão por projetos no setor público:
– 5.1. Programa para gestão por resultados do Governo do ES – Realiza +
– 5.2. Escritório de Projetos da Secretaria-Geral de Administração da AGU
– 5.3. Escritório de Projetos da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha

6. Exercício Prático de Estruturação de um Projeto:
– 6.1. Identificação de um projeto real na administração pública
– 6.2. Desenvolvimento da estrutura do projeto (EAP)
– 6.3. Planejamento e cronograma detalhado
– 6.4. Definição de papéis e responsabilidades dentro do PMO
– 6.5. Elaboração de um plano de comunicação
– 6.6. Identificação e plano de mitigação de riscos
– 6.7. Simulação de execução e monitoramento do projeto pelo PMO

IV. METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA

O curso será conduzido com uma abordagem prática, combinando teoria e prática intensiva. Haverá aulas expositivas, estudos de caso, workshops, e exercícios práticos.
O curso terá duração de 20 (vinte) horas/aula e será conduzido de forma presencial em 5 (cinco) encontros, de 4 (quatro) horas de duração cada, para uma turma de até 30 (trinta) alunos. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas (PDF) com slides e referências bibliográficas necessários à participação no evento.
O curso será ministrado por especialistas com vivência prática na área, que trarão aos participantes conhecimento sobre como planejar, gerenciar e concluir projetos de forma eficaz, alinhados aos objetivos estratégicos da administração pública, e como estabelecer e operar um Escritório de Projetos (PMO) para suportar essa gestão.

V. LOCAL E INFORMAÇÕES

O curso será ministrado nas instalações da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.

O evento está programado para o período de 24 a 28/03/2025, no horário das 08h ás 12h, totalizando 20(vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.

VI. INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas diretamente através do preenchimento da ficha online, enquanto houver vagas. O investimento da inscrição é de R$ 2.200,00 ( dois mil e duzentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

 A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VII. DADOS DOS INSTRUTORES
Luiz Henrique Rodrigues da Silva (Coordenador do Curso e Professor)
• Graduação em Ciências Navais pela Escola Naval.
• Pós-Graduação em Administração pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk
• Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2005 a 2006)
• Mestre em Estudos de Gestão pela Universidade do Minho (2012 a 2014)
• 26 anos de experiência em Planejamento e Orçamento Público (1996 a 2022)
• 24 anos de experiência em Planejamento Estratégico (1998 a 2022)
• 24 anos de experiência em Análise e Melhoria de Processos (1998 a 2022)
• Coordenador do Projeto de implantação do programa de melhoria da Gestão Pública na Marinha do Brasil (Diretoria de Administração da Marinha, 2007 a 2008)
• Assessor de Planejamento e Monitoramento Orçamentário da Diretoria de Administração da Marinha (2008 a 2010)
• Assessor para estruturação financeira de projetos de obtenção de navios para a Marinha do Brasil e Assessor para Gestão do Contrato de Financiamento do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (Secretaria Geral da Marinha, 2010 a 2012)
• Assessor para Planejamento Estratégico e Orçamentário e para Monitoramento de Metas e Chefe do Escritório de Projetos da Marinha do Brasil (Diretoria de Gestão de Projetos da Marinha, 2015 a 2020)
• Professor das disciplinas de Planejamento e Administração Orçamentária e Financeira em cursos de pós-graduação.
Márcio Bastos Medeiros (Professor)
• Graduação em Ciências Navais pela Escola Naval.
• Pós-Graduação em Administração pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk
• Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília
• Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG desde 1998
• 24 anos de experiência em Planejamento e Orçamento Público (1998-2022)
• Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Gestão Estratégica da Unila (2010-2011)
• Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento do Maranhão (2011-2012)
• Assessor Especial na Secretaria de Planejamento do Espírito Santo. (2012-2014)
• Subsecretário de Estado de Orçamento do Espírito Santo (2015-2018)
• Secretário-Geral de Administração da Advocacia-Geral da União (2019-2020)
• Diretor de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade da AGU (2020 –       )
• Professor das disciplinas de Planejamento e Administração Orçamentária e Financeira em cursos de pós-graduação.
• Co-autor do Livro “Gestão de Finanças Públicas: Fundamentos e Práticas de Planejamento, Orçamento e Administração Financeira com Responsabilidade Fiscal (Volume 1)”, 4ª edição, Brasília/DF, Editora Gestão Pública (2022).
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A ABOP – Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.

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