1º Curso de Elaboração de Artefatos de Planejamento da Contratação por meio de Inteligência Artificial – Manual Prático na Administração Pública

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 10/02/2025 a 13/02/2025
08:00 - 12:00

Valor do curso R$2.200,00


Brasília-DF, 10 a 13/02/2025
Horário do evento: 08h às 12h

I – APRESENTAÇÃO

Com as recentes novidades anunciadas pela Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES), do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), 2024 representa um marco para as aquisições de bens e serviços na Administração Pública. As contratações e aquisições contam, agora, com novos modelos de compras, além de procedimentos inovadores com o advento da nova Lei nº 14.133 de 1 de abril de 2021.

O New Public Management tende a morrer e dar espaço a uma nova era de governança digital, denominada “Digital-Era Governance”. Esse novo paradigma se vale dos avanços tecnológicos e tem como objetivo torná-los centrais nas ofertas dos serviços públicos. Ou seja, a tecnologia deixa de ser um instrumento que possibilita ganhos de eficiência para se tornar uma solução que ajuda a moldar o próprio serviço público.

Em primeira análise, o New Public Management deixou de ser novo configurando-se, reconhecidamente, em um modelo de meia-idade, o qual, aplicado na realidade burocrática contemporânea, pode gerar adversidades nos resultados esperados. Torna-se urgente reverter esse déficit, enfatizando que a Tecnologia da Informação e os Sistemas de Informação são mecanismos chaves para a continuidade da racionalização dos processos da administração pública na década de 2020. O futuro chegou. Naturalmente, destaca-se a grande importância que a Inteligência Artificial assume na nova maneira de interagir com os cidadãos e os consumidores de serviço público;

Esta Capacitação trabalhará, de forma ampla, prática e didática, a elaboração de artefatos de planejamento da contratação por meio de inteligência artificial.

II – OBJETIVO

Os servidores e agentes públicos envolvidos no processo de contratações públicas precisam se atualizar com as significativas mudanças trazidas pela publicação de novas normas.

Dessa forma, torna-se imprescindível o uso de novas tecnologias e consequentemente a atualização profissional dos agentes envolvidos com as principais inovações, mudanças e novas responsabilidades trazidas pela novo arcabouço normativo.

O principal objetivo desta capacitação é oferecer uma abordagem inovadora para acelerar a elaboração de artefatos exigidos na etapa de planejamento de uma contratação pública.

III – PÚBLICO ALVO

Servidores públicos atuantes na área de Contratações.

Gestores dispostos a lidar com riscos, mas que carecem de orientação.

Demais agentes e gestores envolvidos com a estrutura e os processos de contratação na Administração Pública.

IV – OBJETIVO DA APRENDIZAGEM

Os alunos serão capazes de conhecer, compreender e aplicar a inteligência artificial para elaborar artefatos de planejamento da contratação, observando as melhores práticas de governança e gestão.

Adicionalmente, o curso pretende aprimorar as habilidades dos alunos apliquem conceitos e métodos de inteligência artificial para que: organizem processos eficientes; respondam de maneira assertiva aos obstáculos que se colocam diante da gargalos; e valorizem a boa governança.

V – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Histórico da Inteligência Artificial;
2. Ética em Inteligência Artificial;
3. Técnicas de Elaboração de Prompts Generativas;

a. Tipos de prompt: informativo, diretivo, criativo, interativo;
b. Estrutura do prompt;
c. Melhores práticas na elaboração de prompts.

4. Planejamento da contratação por meio Inteligência Artificial:

a. Em que medida a Inteligência Artificial pode auxiliar na elaboração dos principais artefatos de planejamento: PAC, DfD, ETP, TR, Mapa de Riscos, Pesquisa de Preços?
b. Aplicação de boas práticas no planejamento da contratação com o auxílio de Inteligência Artificial;
c. Uso de Inteligência Artificial para integração sistêmica do ciclo de vido de uma compra pública, começando pelas demandas da sociedade e passando pelo ciclo orçamentário e planejamentos estratégico e setorial.
d. Técnicas de Elaboração do Mapa de Gerenciamento de Riscos (MGR) com uso de Inteligência Artificial. Estabelecimento do MGR como instrumento de aperfeiçoamento contínuo para as contratações correntes e futuras.

5. Exercício Prático de elaboração de Estudo Técnico Preliminar – ETP – com uso de Inteligência Artificial:

a. Realizar análise de Viabilidade da Contratação.
b. Realizar definição e especificação das necessidades e dos requisitos.
c. Identificar diferentes Soluções para atendimento da necessidade.
d. Realizar análise e a comparação entre os custos totais das Soluções.
e. Justificar parcelamento ou não da solução.
f. Realizar avaliação das necessidades de adequação do ambiente do órgão.
g. Estimar custo total da contratação.
h. Justificar a solução escolhida.

6. Exercício Prático de elaboração de Termo de Referência -TR – com uso de Inteligência Artificial:

a. Definir objeto da contratação.
b. Identificar o código(s) do Catálogo de Materiais.
c. Descrever s solução de forma detalhada, motivada e justificada.
d. Fundamentar contratação.
e. Realizar especificação técnica detalhada do objeto.
f. Especificar os requisitos da contratação.
g. Elaborar pesquisa de preço.
h. Elaborar adequação orçamentária e cronograma físico-financeiro.
i. Definir critérios técnicos para seleção do fornecedor.
j. Definir responsabilidades.
k. Definir modelo de execução e de gestão do contrato.
l. Atualizar Mapa de Gerenciamento de Riscos.

7. Exercício Prático Pesquisa de Preço:

a. Uso de inteligência artificial para minimizar a dependência de métodos determinísticos em detrimento de métodos empíricos;
b. Realização de análise crítica de estimativa de preços por meio de Inteligência Artificial;
c. Emprego de Inteligência Artificial para sofisticação da pesquisa de preço por meio de estatística descritiva e medidas de tendência central;
d. Aplicação de técnicas de ciência de dados para estimar preços.

8. Implementação de Governança e Gestão de Risco com ferramentas de Inteligência Artificial:

a. Reconhecer o propósito e os conceitos básicos da Governança e Gestão de Risco;
b. Uso de Inteligência Artificial para empregar uma abordagem baseada em objetivos
c. Controles: Categorias e Classificações;
d. Tipos de avaliação de controles e aspectos a considerar na avaliação de risco;
e. Propósito da avaliação de riscos em auditorias;
f. Maturidade da gestão de riscos da organização;
g. Convenções e conceitos chaves utilizados em Governança e Gestão de Risco;

VI – CARGA HORÁRIA E PERÍDO

16 horas de capacitação, envolvendo atualização, práticas e treinamento sobre os temas ministrados e está programado para o período de 10 a 13/02/2025, no horário das 08h às 12h.

VII – METODOLOGIA

O método utilizado para facilitar a mediação do conteúdo deste curso utilizará técnicas de Estudo dirigido, exposições dialogadas e participativas, com utilização de exemplos ilustrativos, debates, dinâmicas de grupo, estudo de caso e exercícios.

O atual contexto mundial, caracterizado pela globalização, rápidas e intensas mudanças, grande velocidade na geração e disponibilização de informações, redução das distâncias com o desenvolvimento das telecomunicações e das tecnologias em geral, constitui ambiente dinâmico, altamente competitivo, que exige das organizações agilidade na adequação de seu enfoque administrativo e gerencial.  Sociedade, cidadãos e clientes mais exigentes e conscientes de seus direitos, demandam serviços e produtos cada vez mais baratos e de melhor qualidade, impondo às empresas e organizações públicas, maior capacidade para inovar e gerar valor para o seu público-alvo.Para sobreviver nesse ambiente mutável e sujeito à incerteza, empresas e organizações públicas devem tornar-se mais eficientes e efetivas, o que requer a adoção de estratégias que lhes permitam alcançar o melhor posicionamento dentro das suas áreas de atuação. Nesse cenário, o planejamento estratégico se mostra como método capaz de garantir um desempenho de excelência e a perpetuação das organizações; trata-se de processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção e as estratégias a serem seguidas no cumprimento de sua missão e na consecução de sua visão de futuro.

VIII – LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado nas instalações da Abop. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

IX– INSCRIÇÕES / CUSTO

 As isncrições deverão ser realizadas através do site da Abop ao clicar no botão Faça sua inscrição. O investimento da inscrição é de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) por participante. 

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

 A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

X – REQUISITOS 

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, administração, serviços gerais, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.


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