37º Curso integrado sobre Contratos Administrativos, Licitações Públicas
Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806
Categorias
Data / Hora
Date(s) - 14/04/2025 a 17/04/2025
08:00 - 18:00
Valor do curso R$2.600,00
Brasília-DF, 14 a 17/04/2025
Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h
I – OBJETIVO
Capacitar o participante para a atuação na gestão e fiscalização de contratos administrativos, em conformidade com os dispositivos da Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) e jurisprudência.
II – OBJETIVO ESPECIFICO
Ao final da capacitação, espera-se que os participantes sejam capazes de:
• Entender todo o processo que precede a formalização do contrato administrativo;
• Realizar gestão e fiscalização eficiente, eficaz e efetiva do contrato administrativo;
• Identificar vícios e ilegalidades durante a execução contratual;
• Promover alterações contratuais de acordo com a legislação e jurisprudência vigente;
• Instruir corretamente pedido de sanção administrativa;
• Adotar procedimentos que previnem a responsabilidade subsidiária da administração pública, conforme Súmula 331 – TST.
IiI – PÚBLICO ALVO
Aos servidores públicos, especialmente os que atuam nas áreas de planejamento da contratação, gestão e fiscalização de contratos administrativos, da administração direta e indireta da união, estados e municípios, em especial, advogados, contadores, servidores públicos, administradores e estudantes.
Também é destinado ao público em geral para que compreendam seus direitos junto à administração pública.
IV – A ESTRUTURA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – Contratos Administrativos
-
- Conceito;
- Formalização dos contratos e gestão;
- Termo de contrato ou instrumento equivalente;
- Cláusulas necessárias;
- Prerrogativas da Administração;
- Garantia;
- i. Modalidades de garantia
- Vigência do contrato administrativo;
- i. Serviços e fornecimentos continuados
- ii. Vigência indeterminada
- iii. Vigência em leis especiais
- iv. Contratos de receita
- Publicação;
- i. Formas e prazos
- Alterações no contrato administrativo;
- i. Alteração unilateral
- ii. Alteração por acordo entre as partes
- iii, Alterações qualitativas e quantitativas
- Equilíbrio Econômico-financeiro do Contrato;
- Reajuste;
- Extinção do contrato administrativo e situações que ensejam a extinção do contrato administrativo ;
- Da alocação de riscos;
- Prerrogativas da administração pública;
- Duração dos contratos;
- Execução dos contratos;
- Gestor do Contrato e Fiscal do contrato;
- Alteração dos contratos e dos preços;
- Extinção dos contratos;Recebimento do objeto do contrato;
- Pagamentos; e
- Nulidade dos contratos.
MÓDULO II – Da Gestão e Fiscalização do Contrato Administrativo
-
- Base legal;
- Atribuições de gestores e fiscais;
- Gestão e fiscalização na IN/SEGES/MP nº 05/2017;
- Quem pode ser designado fiscal de contrato?;
- Designação do Fiscal e Gestor;
- Recebimento provisório e recebimento definitivo;
- Preposto;
- Instrução documental;
- Rotinas básicas de fiscalização;
- Aspectos específicos da gestão e fiscalização de contratos administrativos de serviços com a dedicação exclusiva de mão de obra e a responsabilidade subsidiária da Administração pelos encargos trabalhistas;
- Aspectos pontuais da gestão e fiscalização de contratos de obras.
MÓDULO III – Responsabilização do servidor público
-
- Base legal;
- Responsabilidade civil;
- Responsabilidade penal; e
- Responsabilidade administrativa.
MÓDULO IV – Infrações administrativas
MÓDULO V – Noções de sanções
-
- Advertência;
- Multa;
- Impedimento de licitar e contratar;
- Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar; e
- Abrangência das sanções.
MODULO VI – Credenciamento
-
- Conceito e natureza jurídica do credenciamento;
- Vigência do credenciamento;
- O Credenciamento na Lei 14.133/2021;
- Objetos para o credenciamento;
- Agentes que atuarão no processo;
- Formalização do processo;
- Comissão de contratação no credenciamento;
- Termo de credenciamento e Contrato;
- Temas correlatos; e
- Jurisprudência.
IV – METODOLOGIA, CARGA HORÁRIA E PERÍODO
O evento será desenvolvido na forma de exposições e debates sobre licitações públicas, contratos administrativos.
O curso está programado no período de 14 a 17/04/2025, no horário das 08h às 12h e 08h às 12h e 14h às 18h, totalizando 32(trinta e duas) horas-aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
V – INFORMAÇOES
O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones. (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br .
VI – INSCRIÇÕES
Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vaga. O investimento da inscrição é de R$ 2.600,00 ( dois mil e seiscentos reais) por participante.
A partir de 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo (uma) bolsa integral ao 6º(sexto) participante.
A ABOP poderá postergar ou cancelar o evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.
VII – REQUISITOS
• Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, orçamento, auditoria e controle e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.
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