37º Curso integrado sobre Contratos Administrativos, Licitações Públicas

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 14/04/2025 a 17/04/2025
08:00 - 18:00

Valor do curso R$2.600,00


Brasília-DF, 14 a 17/04/2025
Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h

I – OBJETIVO

Capacitar o participante para a atuação na gestão e fiscalização de contratos administrativos, em conformidade com os dispositivos da Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) e jurisprudência.

II – OBJETIVO ESPECIFICO

Ao final da capacitação, espera-se que os participantes sejam capazes de:
• Entender todo o processo que precede a formalização do contrato administrativo;
• Realizar gestão e fiscalização eficiente, eficaz e efetiva do contrato administrativo;
• Identificar vícios e ilegalidades durante a execução contratual;
• Promover alterações contratuais de acordo com a legislação e jurisprudência vigente;
• Instruir corretamente pedido de sanção administrativa;
• Adotar procedimentos que previnem a responsabilidade subsidiária da administração pública, conforme Súmula 331 – TST.

IiI – PÚBLICO ALVO

Aos servidores públicos, especialmente os que atuam nas áreas de planejamento da contratação, gestão e fiscalização de contratos administrativos, da administração direta e indireta da união, estados e municípios, em especial, advogados, contadores, servidores públicos, administradores e estudantes.
Também é destinado ao público em geral para que compreendam seus direitos junto à administração pública.

IV – A ESTRUTURA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I – Contratos Administrativos

    • Conceito;
    • Formalização dos contratos e gestão;
    • Termo de contrato ou instrumento equivalente;
    • Cláusulas necessárias;
    • Prerrogativas da Administração;
    • Garantia;
      • i. Modalidades de garantia
    • Vigência do contrato administrativo;
      • i. Serviços e fornecimentos continuados
      • ii. Vigência indeterminada
      • iii. Vigência em leis especiais
      • iv. Contratos de receita
    • Publicação;
      • i. Formas e prazos
    • Alterações no contrato administrativo;
      • i. Alteração unilateral
      • ii. Alteração por acordo entre as partes
      • iii, Alterações qualitativas e quantitativas
    • Equilíbrio Econômico-financeiro do Contrato;
    • Reajuste;
    • Extinção do contrato administrativo e situações que ensejam a extinção do contrato administrativo ;
    • Da alocação de riscos;
    • Prerrogativas da administração pública;
    • Duração dos contratos;
    • Execução dos contratos;
    • Gestor do Contrato e Fiscal do contrato;
    • Alteração dos contratos e dos preços;
    • Extinção dos contratos;Recebimento do objeto do contrato;
    • Pagamentos; e
    • Nulidade dos contratos.

MÓDULO II – Da Gestão e Fiscalização do Contrato Administrativo

    •  Base legal;
    • Atribuições de gestores e fiscais;
    • Gestão e fiscalização na IN/SEGES/MP nº 05/2017;
    • Quem pode ser designado fiscal de contrato?;
    • Designação do Fiscal e Gestor;
    • Recebimento provisório e recebimento definitivo;
    • Preposto;
    • Instrução documental;
    • Rotinas básicas de fiscalização;
    • Aspectos específicos da gestão e fiscalização de contratos administrativos de serviços com a dedicação exclusiva de mão de obra e a responsabilidade subsidiária da Administração pelos encargos trabalhistas;
    • Aspectos pontuais da gestão e fiscalização de contratos de obras.

MÓDULO III – Responsabilização do servidor público

    • Base legal;
    • Responsabilidade civil;
    • Responsabilidade penal; e
    • Responsabilidade administrativa.

MÓDULO IV – Infrações administrativas

MÓDULO V – Noções de sanções

    • Advertência;
    • Multa;
    • Impedimento de licitar e contratar;
    • Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar; e
    • Abrangência das sanções.

MODULO VI – Credenciamento

    • Conceito e natureza jurídica do credenciamento;
    • Vigência do credenciamento;
    • O Credenciamento na Lei 14.133/2021;
    • Objetos para o credenciamento;
    • Agentes que atuarão no processo;
    • Formalização do processo;
    • Comissão de contratação no credenciamento;
    • Termo de credenciamento e Contrato;
    • Temas correlatos; e
    • Jurisprudência.

IV – METODOLOGIA, CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O evento será desenvolvido na forma de exposições e debates sobre licitações públicas, contratos administrativos.

 O curso está programado no período de 14 a 17/04/2025, no horário das 08h às 12h e 08h às 12h e 14h às 18h, totalizando 32(trinta e duas) horas-aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

V – INFORMAÇOES

O evento será ministrado no Auditório da ABOP – SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones. (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br .

VI – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vaga. O investimento da inscrição é de R$ 2.600,00 ( dois mil e seiscentos reais) por participante. 

A partir de 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo (uma) bolsa integral ao 6º(sexto) participante.

 A ABOP poderá postergar ou cancelar o evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

VII – REQUISITOS

• Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, orçamento, auditoria e controle e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.


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