Objetivo
Apoiar a alta administração dos Tribunais Estaduais de Contas na Implantação do Plano Estratégico e na Gestão da Estratégia Organizacional.
Programação
I – Diagnóstico inicial
a) Análise da coerência do Plano Estratégico do TCE e das atividades desenvolvidas até o presente;
b) Validação do MAPA estratégico, suas perspectivas e Objetivos Estratégicos;e
c) Análise dos Planos de Ação implantados.
II – Capacitação dos gestores, técnicos e analistas, responsáveis por Objetivos Estratégicos, do Tribunal.
a) Curso de “Indicadores de Desempenho Organizacional”;
b) Curso de “Balanced Scorecard para o Setor Público”; e
c) Curso de “Modelagem e Gestão de Processos”.
III – Avaliação do progresso na implantação do Plano Estratégico
a) Análise dos Indicadores de Desempenho existentes e promoção de ajustes e adequações;
b) Diagnóstico dos Pontos Fortes e Oportunidades de Melhorias evidenciadas pelos Indicadores; e
c) Análise das iniciativas e ações de melhoria propostas pela equipe de Planejamento.
IV – Consolidação da Gestão da Estratégica
a) Definição do Sistema informatizado dos Indicadores, forma de armazenamento e recuperação dos dados e demais informações;
b) Ferramentas e técnicas para o processamento dos dados; e
c) Construção do Painel de Desempenho e implantação do Sistema de Medição de Desempenho Organizacional
V – Acompanhamento e Divulgação dos Resultados
a) Análise da congruência dos indicadores, abrangência e cobertura das dimensões de eficiência, eficácia e efetividade;
b) Análise do alinhamento estratégico, da avaliação da estratégia e de sua implementação;
c) Assessoramento aos gestores na análise dos resultados semestrais e na elaboração do Plano de melhorias e ajustes nas metas;
d) Assessoramento aos gestores e suas equipes na elaboração do Plano de implementação de Melhorias e ajustes nas metas; e
e) Reunião com a alta administração para análise do alcance dos Objetivos Estratégicos e avaliação gestão.
VI – Resultados esperados
a) Plano Estratégico revisado e aprimoramento sugerido;
b) Conjunto de Indicadores direcionadores e de resultados e respectivos planos de implantação e gestão para os processos e objetivos estratégicos;
c) Apoio à modelagem dos principais processos de trabalho;
d) Equipe de multiplicadores e gestores capacitados e elaborar, implantar e gerir Indicadores de Desempenho e a modelar e gerir processos de trabalho;
e) Ferramentas para monitoramento de indicadores de resultados dos Objetivos Estratégicos e das Iniciativas e Planos de Ação executados.