CURSO DE TESOURO GERENCIAL BÁSICO - 100% ONLINE E AO VIVO

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Brasília-DF, 15 a 19/03/2021
Horário do evento: 08h às 12h
 

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.

Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.

As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

 


 

I. INTRODUÇÃO:

O Tesouro Gerencial é hoje uma necessidade de todos os gestores que necessitam extrair informações do Siafi. 

É um sistema muito interativo e de fácil aprendizagem. Com este treinamento, rapidamente, aquele gestor que ainda não conhece o sistema ou que não tem ainda a autonomia para criar suas próprias consultas, ficará apto a criar relatórios fantásticos e surpreender a todos. 

II. OBJETIVO: 

Este curso capacitará os alunos a trabalhar no Tesouro Gerencial, apresentando as principais características e funcionalidades do sistema. O aluno compreenderá a estrutura da informação no Siafi e sua correlação com o Tesouro Gerencial. O curso apresentará ainda, como subsídio às consultas sobre a execução orçamentário-financeira, os principais conceitos de Contabilidade Pública referentes a Dotação Orçamentária, Descentralização de Créditos, Empenho, Liquidação, Pagamento, Restos a Pagar e Receita, bem como as principais de classificações contábeis ligados a esses temas. 

O aluno será treinado para interpretar as demandas por informações do Siafi em relatórios do Tesouro Gerencial.

São objetivos do curso:

  •  
    • Compreender os principais conceitos do Tesouro Gerencial;
    • Navegar pelo sistema, conhecendo suas funcionalidades;
    • Criar e executar relatórios, explorando as ferramentas do sistema;
    • Conhecer e criar modelos de relatórios;
    • Criar filtros, prompts, grupos personalizados e elementos derivados, e utilizá-los na criação e execução de relatórios.
    • Entender a estrutura da Informação no Siafi;
    • Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização: dotação, empenho, liquidação e pagamento;
    • Consultar informações sobre receitas;
    • Executar consultas de documentos (NE, ND, NC, OB, etc.).

III. PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender, prioritariamente, aqueles gestores que já conhecem o Tesouro Gerencial, mas que não possuem ainda autonomia para gerar suas próprias consultas.  Também é indicado para aqueles gestores que estejam há muito tempo sem usar o sistema e necessitam se atualizar. 

Também atende a coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo.

O treinamento se destina a qualquer profissional que que necessite extrair informações orçamentárias e financeiras do Siafi por meio do Tesouro Gerencial.

IV. METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA

O treinamento será desenvolvido em plataforma própria para aulas online e se fará por meio de aulas expositivas e práticas no Tesouro Gerencial. 

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas no Tesouro Gerencial. Após a exposição teórica de cada assunto serão resolvidos diversos exercícios sobre o tema tratado. 

Os exercícios serão referentes a Execução Orçamentária e Financeira, cada um abordando aspectos específicos do Tesouro Gerencial. Dessa forma, o aprendizado se torna mais consistente, já que o aluno o aplica sobre situações práticas do cotidiano das Unidades Administrativas do Governo Federal.

Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam diariamente, a execução orçamentária e financeira do Governo Federal e as alterações no Sistema. 

Serão elaborados relatórios desejados pelas Unidades Administrativas em sala.

O curso tem 20 horas de aula. Em cada dia serão 4 horas de aula.

Cada participante receberá por meio da plataforma cópia dos slides, da lista de exercícios e exercícios resolvidos. Também serão informados endereços eletrônicos onde o aluno poderá encontrar informações complementares.

V. REQUISITOS

Ter acesso ao Tesouro Gerencial e possuir o perfil Tesconger no Siafi Operacional.

Este curso é uma evolução do curso Tesouro Gerencial para Iniciantes, mas não prejudica quem não tiver realizado aquele curso.

Por se tratar de um curso tutorial seria ideal que o aluno acompanhasse as aulas práticas em tela diferente daquele em que acessará o sistema para realizar a prática no sistema, de forma que possa executar os exercícios no Tesouro Gerencial passo a passo com o professor. Essa segunda tela pode ser um desktop, laptop, tablet ou celular.

Requisitos técnicos mínimos:

  •  
    • Notebook ou computador com acesso à Internet, com processador i3, 3GHz, 4Gb de RAM;
    • Web câmera e microfone;
    • Fone de ouvido (desejável).
    • Internet com 5Mbs.
    • Navegador Google Chrome.

VI. RESUILTADOS ESPERADOS

Ao final do curso os alunos estarão aptos a realizar consultas no Tesouro Gerencial sobre a execução orçamentária e financeira, obtendo relatórios sobre dotação orçamentária, descentralização de créditos, despesas empenhadas, despesas liquidadas e despesas pagas, receita pública. Também aprenderá a elaborar consultas sobre os documentos do Siafi relativos a execução orçamentária e financeira, como, por exemplo, NE e OB. 

Também estarão aptos a:  

  • Entender os conceitos do Tesouro Gerencial: Atributos; Métricas; Filtro; Prompt; Grupo Personalizado; Relatório em Branco; e Relatório de Bancada;
  • Navegar pelo Tesouro Gerencial, compartilhar relatórios; e criar pastas particulares. 
  • Entender a estrutura das classificações constantes do orçamento público e da execução da receita e da despesa.
  • Identificar as etapas da execução da despesa: dotação; empenho, liquidação e pagamento.
  • Entender as etapas da execução da receita: previsão; lançamento; arrecadação; e recolhimento;
  • Extrair informações sobre a execução orçamentária e financeira da despesa e da receita utilizando o Tesouro Gerencial;
  • Elaborar consultas sobre os documentos da execução orçamentária e financeira, como, por exemplo: NE; e OB.

VII. ESTRUTURA E CONTEÚDO

Aula 1. Introdução ao Tesouro Gerencial 

1. Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: a informação orçamentária; Classificação por Natureza da Despesa; classificação por Fonte de Recursos; a Célula orçamentária; principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira simplificada; Contas correntes. 2. Introdução ao Tesouro Gerencial: características do sistema; conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); navegação pelo sistema; menus; principais características; funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.

Aspectos teóricos abordados: Neste módulo o aluno entenderá: 1. A estrutura da informação no Siafi. 2. Tabelas e classificações contábeis. 3. A correlação da estrutura da informação no Siafi com os atributos do Tesouro Gerencial. 

Aula 2: Criação de Relatório, Filtro e Gráfico

1. Criar, salvar e exportar relatórios: selecionar Itens de Informação; selecionar atributos e métricas; criar pastas. 2. Criar Filtros. 3. Editar Totais. 4. Criar Gráficos. 5. Enviar relatório por email. 6. Subscrever (agendar). 7. Encaminhar relatório para Lista de Histórico. 

Aspectos teóricos abordados: 1. Conceitos sobre os Instrumentos de Planejamento do Governo Federal: PPA; LDO; e LOA. 2. Dotação Inicial. 3. Instrumentos de retificação orçamentária. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário. 4. Dotação Atualizada. 5. Descentralização de Créditos Orçamentários: Provisão e Destaque Orçamentário.

Aula 3: Criação de Relatórios de Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte I 

1. Conhecer modelos de consultas: Modelo Básico para Relatório em Branco por Item de Informação. 2. Criar e formatar relatório e gráfico. 3. Drill. 4. Criar Prompt. 5. Criar Grupo Personalizado. 6. Entender os Itens de Informação com controle célula da despesa. 7. Realizar consultas de execução da despesa com controle por célula da despesa. 8. Realizar consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, Programa, Fonte, Ação, Elemento de Despesa; e 9. outros atributos. 

Aspectos teóricos abordados: 1. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenho, liquidação e pagamento). 2. Classificação por Natureza da Despesa. 3. Principais contas de despesa e suas contas correntes.

Aula 4: Criação de Relatórios de Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte II 

Criar Elemento Derivado. Trabalhar com Consulta Construída. Entender os Itens de Informação com controle por empenho e subitem.

Aspectos teóricos abordados: 1. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenho, liquidação e pagamento). 2. Classificação por Natureza da Despesa. 3. Principais contas de despesa e suas contas correntes. 4. Restos a Pagar.  

Aula 5: Consultas Sobre Receita, Documentos no Siafi (NC; NE; OB; e outros) e Solução de Dúvidas 

Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas Prevista; Receita Realizada; Receitas arrecadadas por GRU. Consultas sobre documentos do SIAFI: Nota de Crédito (NC); Nota de Empenho (NE); Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB); entre outros. Solução de dúvidas dos alunos.

Aspectos teóricos abordados: 1. Receita: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita; Mecanismos de Arrecadação de Receita. 2. Guia de Recolhimento da União. 

VIII. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

IX- CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso poderá será realizado no período de 15 a 19/03/2021, no horário das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas-aula.

X– INFORMAÇÕES

Para outras informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

XI– INSCRIÇÕES / CUSTO

Deverão ser feitas atraves do link da ficha anexa e enviada para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, enquanto houver vagas, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 1.200,00 ( hum mil e duzentos reais) por participante. 

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 431– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do curso, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

 

______________

A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.

Curso Power BI para Iniciantes

1         Objetivo

Este curso é destinado a gestores públicos ou profissionais de qualquer área que nunca tiveram contato ou que possuem pouco conhecimentos sobre o Power BI. É um curso para iniciantes no Power BI.

É um curso destinado àqueles que necessitem consolidar e cruzar informações de diversas fontes de dados, elaborar relatórios, produzir visões e cenários ou produzir dashboards.

2         Público alvo

Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que desejam aprender “do zero” a elaborar relatórios no Power BI. Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que necessitem trabalhar, analisar e publicar grandes volumes de dados. Tomadores de decisão que necessitem conhecer novas técnicas de análise de informações com a ajuda de dashboards. Com o Power BI os gestores públicos ou profissionais de qualquer área poderão acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

3         Pré-requisitos

Conhecimento básico de informática. É desejável o conhecimento básico do Excel, mas essa condição não é obrigatória.

4         Metodologia e carga horária

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas sobre o Power BI. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam a aplicação do Power BI. Serão utilizadas para a prática do curso, informações sobre a execução orçamentária e financeira do Governo Federal como base, mas cuja forma de importação de dados, edição e elaboração de relatórios se aplicam a qualquer área de atuação.

O curso tem 20 horas de aula presenciais com conteúdo expositivo e aulas práticas. Na oportunidade, cada participante receberá cópia dos slides e do conteúdo prático a ser utilizado no curso.

5         Resultados Esperados

Ao final do curso os alunos estarão aptos a:

ü  Entender os conceitos básicos do Power BI;

ü  Navegar pelo aplicativo e elaborar, com autonomia, relatórios na ferramenta;

ü  Importar dados de diferentes fontes de dados;

ü  Modelar dados;

ü  Elaborar e publicar relatórios;

 

6         Conteúdo

6.1      Introdução ao Power BI

ü  O que é BI (Business Intelligence)?

ü  O que é o Power BI e por que utilizar essa plataforma.

ü  Evolução do BI e posicionamento do Power BI no mercado.

ü  Vantagens do Power BI.

ü  Versões do Microsoft Power BI e suas diferenças.

ü  Desktop ou Online?

ü  Aplicação do Power BI nos órgãos governamentais e empresas.

7         Instalando e Navegando pelo Power BI

ü  Instalando o Power BI Desktop.

ü  Overview Power BI Desktop (Navegando pelo Power BI): conjunto de dados; relatórios; painéis; telas e menus.

8         Carregando Dados no Power BI

ü  Pré-requisitos para as fontes de dados do Power BI.

ü  Importando dados de arquivos (Excel, Texto, CSV, página Web, banco de dados Access e arquivos XML).

9         Editando uma consulta no Power BI

ü  Estrutura de uma consulta no Power BI.

ü  Editando dados importados: inclusão e exclusão de linhas e colunas; substituição de dados; remoção de duplicatas; colunas personalizadas.

ü  Formatando e combinando dados.

ü  Filtros de dados.

ü  Relacionamento entre tabelas.

ü  Definindo e usando tabelas de datas.

ü  Criando medidas simples: operadores utilizados; medidas mais utilizadas.

ü  Colunas calculadas.

ü  Inserindo dados diretamente no Power BI.

10    Modelando Dados no Power BI

ü  Noções de Linguagem DAX e Linguagem  M.

11    Visualização de Relatório com Power BI Desktop

ü  Configurando a exibição de página.

ü  Imagens, cores de fundo e linhas.

ü  Agrupamento e compartimentalização.

ü  Sincronizando segmentações de dados nas páginas do relatório.

ü  Criando Dashboard Interativos.

12    Visualizações de Relatórios no Power BI

ü  Gráficos.

ü  Mapas.

ü  Segmentação de Dados

ü  Tabelas.

ü  Indicadores.

13    Compartilhando Informações do Power BI

ü  Criando e distribuindo dados (relatórios e dashboards).