I Curso Prático de Custos no Setor Público Com enfoque na utilização da DETACUSTOS do Sistema de Custos e na análise das informações do Portal de Informações de Custos do Governo Federal

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Brasília-DF,  1º Semestre de 2020
Horário do evento : 08h às 13h 

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


A Secretaria do Tesouro Nacional tornou obrigatória a utilização da DETACUSTOS e Centro de Custos para todas as unidades e órgãos da Administração Pública Federal.
Este curso visa apoiar o órgão a definir e estruturar a utilização deste mecanismo para propiciar a geração de informação de custos no Sistema de Custos do Governo Federal.

 
1. OBJETIVO

 Este curso objetiva capacitar os seus participantes para o conhecimento dos conceitos e definições da Contabilidade de Custos Aplicada ao Setor Público, o curso visa propiciar conhecimentos sobre:

 - Legislação e conceitos da Contabilidade de Custos do Setor Público;
- Conceitos e definições da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica do Setor Público – NBCT SP 16.11 do Conselho Federal de Contabilidade;
- DETACUSTOS no SIAFIWEB e Centro de Custos do SIAFI Operacional;
- Sistema de Informação de Custos do Governo Federal – TESCUSTOS no TESOURO GERENCIAL;
- Portal de Informação de Custos do Governo Federal;e
- Custos como instrumento para geração de informação do Planejamento Estratégico, Cadeia de Valor, Macroprocesso e Processos.

 2. PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender o gestor público federal, estadual ou municipal que trabalha no setor de contabilidade ou com a temática de custos no setor público, bem como os profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada custos no setor público.

3. ESTRUTURA E CONTEÚDO

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão expositivas, com apresentação de slides baseados no material didático, com resolução de exercícios de fixação e realização de casos práticos e estudos de casos concretos utilizando o Sistema de Informação de Custos do Governo Federal – SIC.

Módulo I – CUSTOS NO SETOR PÚBLICO

1. Introdução, legislação e processo histórico de custos no setor público.
2. Conceitos de custos versus despesas. 
3. Custo fixo e custo variável. Sistema de Acumulação de Custos: Ordem x Atividades.
4. Sistema de Custeio: Histórico x Orçado.
5. Métodos de Custeio: Direto, por Atividade e Absorção.
6. Critérios de alocação e rateio dos custos.
7. Norma Brasileira de Contabilidade Técnica do Setor Público – NBCT SP 16.11 - CFC.
8. Tratamento da Informação Orçamentária e Patrimonial para geração da Informação de Custos

Módulo II – DETACUSTOS SIAFIWEB

1. Conceito de Objeto de Custos.
2. Conceito de Centro de Custos.
3. Mecanismos de acumulação dos custos: Plano Orçamentário, Plano Interno, UGR e DETACUSTOS.
4. Utilização da DETACUSTOS SIAFIWEB.
5. Centro de Custos no SIAFI Operacional.
6. Como estruturar a criação dos centros de custos.
7. Objetos de Custos do Setor Público: Unidade Administrativa, Ação, Projeto, Atividade, Produtos e Serviços.
8. Custos x Planejamento Estratégico: cadeia de valor, macroprocessos e processos como objetos de custos. 

Módulo III – SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL – TESCUSTOS 

1. Conceitos, processo de concepção e modelo conceitual.
2. Procedimentos e mecanismos de mensuração dos custos.
3. Informação de Custos das Variações Patrimoniais Diminutivas – VPD’s. 
4. Segregação dos custos das despesas.
5. Classificação dos Custos.
6. Estudo de caso e exercícios práticos em sala de aula.

Módulo IV – CONSULTAS GERENCIAIS NO TESOURO GERENCIAL

1. Elaboração e análise de relatórios de custos no SIC no Tesouro Gerencial.
2. Relatório de custos na dimensão do Orçamento, programas, ações, plano orçamentário.
3. Relatório de Custos das Variações Patrimoniais Diminutivas – VPD na dimensão Patrimonial.
4. Relatório de Custos de Pessoal na dimensão do SIGEP.
5. Relatório de Custos por Centro de Custos, na dimensão dos Documentos Hábeis do SIAFIWE. 

Módulo V – PORTAL DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL

1. Portal de Informação de Custos do Governo Federal, conceitos e estruturação das informações
2. Navegação para análise das informações.
3. Pesquisa estruturas administrativas no SIORG – Sistema de Informação da Estrutura Organizacional da Administração Pública Federal.
4. Batimento das informações do SIORG com o Portal de Custos.
5. Importância da alimentação da UORG no SIAPE para alimentação de informações de Pessoal no Portal de Custos. 

4. METODOLOGIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão realizadas em Laboratório, com apresentação de slides, resolução de exercícios de fixação e realização de casos práticos e estudos de caso. O curso será ministrado por técnico com experiência na área contábil federal, estadual e municipal, que se valendo da teoria de contabilidade, custos e de administração orçamentária e financeira, e principalmente da experiência vivida na gestão da contabilidade pública brasileira, buscará trazer para o público o conhecimento técnico e prático para estruturação dos centros custos para utilização na DETACUSTOS do SIAFIWEB bem como  análise das informações de custos no Sistema de Custos e no  Portal de Informações de Custos do Governo Federal.

 5. MATERIAL DIDÁTICO

Para acompanhamento das aulas os alunos receberão apostila que contém o material didático suporte do curso.

 6. CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso será realizado no 1º Semestre de 2020, no horário das 08h às 13h, totalizando 20 (vinte) horas-aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

 7 – INFORMAÇÕES

 O evento será ministrado no Auditório da ABOP - SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF.
Para mais informações utilize os telefones:  (61) 3224-2613  (61) 3224-2159, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

 8. INSCRIÇÕES/CUSTO

 Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, enquanto houver vagas, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais) por participante

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

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A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.