IX Curso sobre SIOP Básico - Sistema Integrado de Planejamento Orçamento Públicos

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Brasília-DF, 11 a 15/05/2020
Horário: 08h ás 13h

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

I - OBJETIVO:

Capacitar o usuário quanto à utilização prática das funcionalidades do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP, que substituiu e evoluiu as antigas aplicações do Sistema Integrado de Dados Orçamentários – SIDOR e do Sistema de Informações Gerenciais de Planejamento – SIGPlan do Governo Federal.   A partir de uma abordagem eminentemente prática serão apresentados os conceitos básicos relacionados à operação do Sistema e aos processos de Planejamento Orçamento utilizados na Administração Pública Federal.  O curso visa o aprimoramento necessário ao desempenho das atividades desenvolvidas pelos interessados que tratam da elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO e do Plano Plurianual – PPA, bem como da prática de monitoramento, do acompanhamento físico e de atividades essenciais relacionadas à execução orçamentária. Ao final do curso o aluno estará apto a:

II – PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender servidores, coordenadores, técnicos e gestores públicos envolvidos nas atividades de elaboração, monitoramento e acompanhamento dos instrumentos PPA, LDO e LOA  e que atuem nas áreas de gestão e execução orçamentária bem como aqueles que tenham interesse em conhecer o sistema.

III – MATERIAL DIDÁTICO:

Os alunos receberão apostila contendo o material para treinamento nos computadores da ABOP.

IV - ESTRUTURA E CONTEÚDO:

Módulo I – SIOP – Apresentação e Conceitos básicos

Visão Geral: Histórico, perspectivas dos sistemas Sigplan e do Sidor e razões para desenvolvimento do SIOP , Conceitos básicos envolvidos; Atores envolvidos; o objetivo do SIOP; Modulos em produção; Exercícios e navegação. Controle de Acesso

Cadastro de Usuários, Perfis e Papeis de trabalho e vinculação a Órgãos, conceito de “Momento” de trabalho.


Módulo II – Conceitos e Navegação no SIOP

1. Planejamento (PPA) – operações e consultas;

2. Diretrizes Orçamentárias  (PLDO) – operações e consultas;

3. Elaboração da Proposta Orçamentária:

Qualitativo:

  • Árvore de navegação
  • Pesquisa
  • Cadastros
  • Campos para preenchimento e consulta
  • Campos obrigatórios
  • Significado das marcações de alteração
  • Ações padronizadas setoriais
  • Relatório Espelho
  • Plano Orçamentário

Quantitativo:

  • Cadastro de SubUO
  • Janela de trabalho
  • Lançamento por tipo de detalhamento
  • Consulta de propostas
  • Momentos
  • Envio
  • Retorno
  • Captura
  • Andamento da captação
  • Relatórios

Informações complementares

4. Alterações Orçamentárias (Créditos);

  • Consulta
  • Classificação
  • Tipos de pedido
  • Edição
  • Seleção de funcionais
  • Detalhamento
  • Suplementação
  • Cancelamento
  • Excesso
  • Superávit
  • Momentos
  • Envio
  • Retorno
  • Captura

5. Módulos Adicionais – Visão geral:

  • Sioplegis,
  • Relatórios, Ferramenta de BI,
  • Acesso Público ao Orçamento;

6. Visão de futuro.

V – METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão realizadas em laboratório, com exposição de conceitos, apresentação de slides baseados no material didático e realização de operações e consultas de casos práticos no SIOP.

O curso tem 25 horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

Cronograma de aulas:

VI – LOCAL E INFORMAÇÕES

O curso será ministrado nas instalações da ABOP - SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF.  Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613(61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.

O curso será realizado no período de 11 a 15/05/2020, no horário das 08h ás 13h, totalizando 24 (vinte e quatro) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento. 

VI - INSCRIÇÕES, VALOR DA INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES

As inscrições deverão ser feitas diretamente na Secretaria da entidade, enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa, pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento na inscrição é de R$ 1.800,00 ( hum mil e oitocentos reais) por participante. 

Para cada 06(seis) inscrições do mesmo órgão efetivadas,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o curso em até 48h antes do início do evento ou cancelar o mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

 

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A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.