ABOP

 
 
You are here:: Notícias Cursos Curso Prático da Folha de Pagamento no SIAPE- Online e Ao Vivo
 
 

Curso Prático da Folha de Pagamento no SIAPE- Online e Ao Vivo

E-mail Imprimir PDF
Brasília-DF, 08 a 12/11/2021
Horário do evento: 08h às 12h
 

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.

Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.

As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

I. OBJETIVO

Capacitar servidores públicos para atuar na folha de pagamento dos órgãos que têm como ferramenta o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos SIAPE, compreendendo a dinâmica de elaboração da folha de pagamento, rotinas básicas conforme a Lei nº 8.112/90 e demais atos normativos do Ministério da Economia.

Ao final desta capacitação o participante estará apto a compreender e operacionalizar o Siape Folha.

II. PÚBLICO-ALVO

Dirigentes, Gerentes e Técnicos que atuam na área de Gestão de Pessoas e áreas afins com o tema.

III. PROGRAMA DO EVENTO

1- Abertura do Curso

 1.1 - Apresentações do Órgão responsável pela Capacitação
1.2 - Apresentações do Grupo

 2 - O sistema SIAPE

 2.1- Histórico
2.2- Objetivos
2.3 - Normas de Segurança
2.4- Subsistemas

 3 - Módulo Administração

 3.1- Log de atualização
3.2- Habilitações
3.3- Níveis de acesso
3.4- Parâmetros das transações

 4 -Tabelas do SIAPE e do SIAPECad

 4.1- Tabelas Funcionais
4.2- Tabelas Gerais
4.3- Tabelas Organizacionais

 5 - Tipos de Folha de Pagamento

 5.1 - Folha normal
5.2 - Folha Suplementar
5.3 - Folha Complementar
5.4 - Suplementar Interna

 6 - Movimentação Financeira na Folha de Pagamento

 6.1- On Line
6.2- Carga Batch
6.3- Meses Anteriores
6.4- Exercícios Anteriores
6.5- Remuneração Extra-SIAPE

 7 - Rotinas de Cálculo

 7.1- Manual
7.2- Automático
7.3- Parametrizado

 8 - Módulo Folha

 8.1- Atualizações do servidor
8.2- Consultas do servidor
8.3- Atualizações de Pensionistas
8.4- Consultas de Pensionistas
8.5- DIRF

 8.5.1 – Dívidas
8.5.2 - Ajustes nas fichas com líquidos negativos
8.5.3 – Dados analíticos da DIRF

 8.6- Acertos financeiros vacância/exoneração/óbitos

 9 - Descontos Compulsórios

 9.1-Contribuição para o Plano da Seguridade Social-PSS
9.2-Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF
9.3 - Abate-Teto Constitucional

 10 - Benefícios e Vantagens

 10.1- Auxílio-Transporte
10.2- Indenização de Transporte
10.3 AuxílioNatalidade
10.4- Adicional de Férias
10.5- Férias Antecipadas
10.6- Gratificação Natalina
10.7- Substituição de Função
10.8- Auxílio-Funeral
10.9- Ajuda de Custo
10.10- Pensão Civil
10.11- Adicional Noturno
10.12- Adicional por Serviços Extraordinários

 11 - Módulo Gerencial

 11.1- Gerencial – Processos Administrativos

 11.1.1- Exercícios Anteriores

11.2- Gerencial Financeiro

11.2.1- Relatórios de rubricas /servidores e pensionistas
11.2.2- Demonstrativo de Despesas de Pessoal – DDP
11.2.3- Demonstrativo de Consignações e Recolhimentos
11.2.4- Demonstrativo de Crédito Bancário

12 - SIAPENET

12.1. Documentação e Legislação
12.2. Gestor do Sistema

12.2.1- Tabelas Afastamento
12.2.2- Tabelas Gratificação

12.3. -Obtenção e Envio de Arquivos

12.3.1- Ciclos de Auditorias Preventivas
12.3.2- Relatórios da Folha

12.4 - Órgão/Upag

12.4.1- Servidor Adicional
12.4.2- Servidor Gratificação
12.4.3- Servidor Afastamentos

13 - SIGEPE

IV. METODOLOGIA:

1. Este Curso será realizado na modalidade Online e Ao Vivo na plataforma Zoom.

2. Treinamento será ao vivo, com interação com o professor por chat e participação ao vivo.

3. Exposição de recursos audiovisuais, demonstrativo em tempo real as transações do Sistema estuado, bem como simulações do que está sendo abordado no curso.

4. Aula prática de cálculo no computador.

5. Exercícios e estudos de caso sobre o tema abordado.

V- LOCAL, DATA DE REALIZAÇÃO E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado por videoconferência  na plataforma Zoom.

Será realizado no período de 08 a 12/11/2021, no horário das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VIII – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição e enviada para o email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , enquanto houver vagas. O investimento na inscrição é de R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) por participante. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00. 

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação exigida.

IX. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

 

 

______________

A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.

Curso Power BI para Iniciantes

1         Objetivo

Este curso é destinado a gestores públicos ou profissionais de qualquer área que nunca tiveram contato ou que possuem pouco conhecimentos sobre o Power BI. É um curso para iniciantes no Power BI.

É um curso destinado àqueles que necessitem consolidar e cruzar informações de diversas fontes de dados, elaborar relatórios, produzir visões e cenários ou produzir dashboards.

2         Público alvo

Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que desejam aprender “do zero” a elaborar relatórios no Power BI. Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que necessitem trabalhar, analisar e publicar grandes volumes de dados. Tomadores de decisão que necessitem conhecer novas técnicas de análise de informações com a ajuda de dashboards. Com o Power BI os gestores públicos ou profissionais de qualquer área poderão acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

3         Pré-requisitos

Conhecimento básico de informática. É desejável o conhecimento básico do Excel, mas essa condição não é obrigatória.

4         Metodologia e carga horária

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas sobre o Power BI. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam a aplicação do Power BI. Serão utilizadas para a prática do curso, informações sobre a execução orçamentária e financeira do Governo Federal como base, mas cuja forma de importação de dados, edição e elaboração de relatórios se aplicam a qualquer área de atuação.

O curso tem 20 horas de aula presenciais com conteúdo expositivo e aulas práticas. Na oportunidade, cada participante receberá cópia dos slides e do conteúdo prático a ser utilizado no curso.

5         Resultados Esperados

Ao final do curso os alunos estarão aptos a:

ü  Entender os conceitos básicos do Power BI;

ü  Navegar pelo aplicativo e elaborar, com autonomia, relatórios na ferramenta;

ü  Importar dados de diferentes fontes de dados;

ü  Modelar dados;

ü  Elaborar e publicar relatórios;

 

6         Conteúdo

6.1      Introdução ao Power BI

ü  O que é BI (Business Intelligence)?

ü  O que é o Power BI e por que utilizar essa plataforma.

ü  Evolução do BI e posicionamento do Power BI no mercado.

ü  Vantagens do Power BI.

ü  Versões do Microsoft Power BI e suas diferenças.

ü  Desktop ou Online?

ü  Aplicação do Power BI nos órgãos governamentais e empresas.

7         Instalando e Navegando pelo Power BI

ü  Instalando o Power BI Desktop.

ü  Overview Power BI Desktop (Navegando pelo Power BI): conjunto de dados; relatórios; painéis; telas e menus.

8         Carregando Dados no Power BI

ü  Pré-requisitos para as fontes de dados do Power BI.

ü  Importando dados de arquivos (Excel, Texto, CSV, página Web, banco de dados Access e arquivos XML).

9         Editando uma consulta no Power BI

ü  Estrutura de uma consulta no Power BI.

ü  Editando dados importados: inclusão e exclusão de linhas e colunas; substituição de dados; remoção de duplicatas; colunas personalizadas.

ü  Formatando e combinando dados.

ü  Filtros de dados.

ü  Relacionamento entre tabelas.

ü  Definindo e usando tabelas de datas.

ü  Criando medidas simples: operadores utilizados; medidas mais utilizadas.

ü  Colunas calculadas.

ü  Inserindo dados diretamente no Power BI.

10    Modelando Dados no Power BI

ü  Noções de Linguagem DAX e Linguagem  M.

11    Visualização de Relatório com Power BI Desktop

ü  Configurando a exibição de página.

ü  Imagens, cores de fundo e linhas.

ü  Agrupamento e compartimentalização.

ü  Sincronizando segmentações de dados nas páginas do relatório.

ü  Criando Dashboard Interativos.

12    Visualizações de Relatórios no Power BI

ü  Gráficos.

ü  Mapas.

ü  Segmentação de Dados

ü  Tabelas.

ü  Indicadores.

13    Compartilhando Informações do Power BI

ü  Criando e distribuindo dados (relatórios e dashboards).