Brasília-DF, 22 a 26/03/2021 Horário do evento: 08h às 12h |
|
Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(Retenção de IR/CSLL/COFINS/PIS/INSS/ISS/ICMS)
Situações Especiais na Contratação de Bens e Serviços
Regras aplicáveis às notas fiscais de serviços e mercadorias
Responsabilidade Tributária
Obrigatoriedade de emissão da NF-e
Reflexo da Desoneração da Folha nas contratações
EFD-REINF | Escrituração Fiscal Digital das Retenções
CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO
A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.
Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.
As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.
I. OBJETIVO
Levar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos relativos às prestações de contas e inovações trazidas pelas legislações que tratam da Substituição Tributária e da Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais, evidenciando as situações específicas de cada serviço e aquisição nas operações cotidianas dos órgãos e entidades públicas e privadas.
II. PÚBLICO ALVO
Contadores, Técnicos em Contabilidade, Administradores, Consultores, Auditores, Controllers, Economistas, Assessores, Tributaristas, Advogados, Técnicos, Assistentes, Servidores Públicos e profissionais envolvidos com a área fiscal e tributária das empresas privadas, dos Órgãos Públicos e entidades da Administração Pública Federal, bem como os demais profissionais ligados com a área de Imposto de Renda das Empresas.
III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Saiba como calcular e reter tributos nos pagamentos às pessoas Jurídicas e Físicas/Autônomos - IRRF(PJ-PF) - INSS - ICMS - PIS - COFINS - CSLL e ISS e a aplicabilidade nas Empresas Privadas e Órgãos Públicos.
- Situações Especiais na Contratação de Serviços
- As inovações da IN RFB 971/09
- A nova IN RFB 1.234/12 atualizada
- Obrigatoriedade de emissão da NF-e
- Reflexo da Desoneração da Folha na retenção do INSS Retenção Na Fonte De Tributos E Contribuições Sociais (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ISS) (Noções sobre a desoneração da folha de pagamento na Retenção).
- Retenção de Tributos pelos órgãos e entidades da administração pública
• Introdução ao Estudo da Legislação Tributária
• Tributos Federais, Estaduais, Municipais e do DF
• Princípios Constitucionais Tributários
• Regimes de Tributação
• Casos Práticos com as Empresas do Simples Nacional IMPOSTO DE RENDA
• Fato Gerador, Contribuintes, Base de Cálculo e Alíquotas
• Dispensa da Retenção
• Decreto nº 9.580/18
IR/CSLL/COFINS/PIS
• IN RFB nº 1.234/12 Atualizada
• Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais
• Serviços sujeitos à Retenção
• Prestação de Serviços com Aplicação de Material
• Fornecimento de Bens com Prestação de Serviços
• Tratamento das Instituições Imunes e Isentas
• Tratamento das empresas do Simples Nacional
• Dispensa da Retenção
• Destaque da Retenção no Documento Fiscal
• Casos especiais de recolhimento em separado das Contribuições Sociais
• Obrigações Acessórias decorrentes da Lei nº 9.430/96
• Utilização da IN SRF 459/2004
• Utilização da IN SRF 475/2004
• Comparativo Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal
INSS
• IN RFB nº 971/09 Atualizada
• Incidência, Segurados, Base de Cálculo e Alíquotas
• INSS sobre Serviços Prestados por Pessoas Físicas
• INSS sobre Serviços Prestados por Pessoas Jurídicas
• INSS Individual e Patronal
• Responsabilidade Solidária na Substituição Tributária
• Cessão de mão-de-obra e Empreitada
• Lista de Serviços sujeitos à Retenção do INSS
• Base de Cálculo da Retenção
• Material e Equipamento
• Retenção das Empresas do Simples Nacional
• Dispensa de Retenção Previdenciária
• Desoneração da Folha de Pagamento – Lei 12.546/11 atualizada
• Reflexos da Desoneração da Folha de Pagamento na retenção previdenciária
• Documentação a ser exigida na contratação e no pagamento dos contratos
ISS
• LC 116/03 e Códigos Tributários Municipais
• Fato Gerador, Contribuintes, Base de Cálculo e Alíquotas
• ISS/DF sobre Serviços Prestados por Pessoas Físicas
• ISS/DF sobre Serviços Prestados por Pessoas Jurídicas
• Domicílio Fiscal – Local da Incidência do Imposto
• Retenção na Fonte – Obrigatoriedade
• Cuidados Especiais no Preenchimento dos Documentos Contábeis e Fiscais
• Bloco Especial sobre a Nota Fiscal Eletrônica
• Destaque e Contabilização das Retenções na Fonte
ICMS
Retenção do ICMS no DF para serviços de comunicação BLOCO ESPECIAIS PRÁTICOS
• Retenção nos pagamentos relativos aos serviços de:
• Construção Civil
• Obra de Construção Civil
• Serviço de Construção Civil
• Limpeza e Conservação
• Vigilância e Segurança Privada
• Consultoria e Treinamento
• Serviços de Informática
• Serviços de Saúde
• Serviços de Transporte
• Exercícios Práticos
IV – MATERIAL DIDÁTICO
Cada participante receberá por email, cópia dos slides em PDF e demais materiais utilizados na ministração do curso.
O evento será ministrado por videoconferência.
Será realizado no período de 22 a 26/03/2021, no horário das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas.Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br
VI – INSCRIÇÕES
Deverão ser feitas atraves do link da ficha anexa e enviada para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, enquanto houver vagas, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 1.200,00 ( hum mil e duzentos reais) por participante.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop oferece 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação exigida.
VII - REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE
Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:
- Computador com bom desempenho;
- Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
- Webcam e microfone;
- Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
- Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.
AMBIENTE:
Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.
ACESSO:
Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.
![]() |
Instrutor Marcos César Carneiro da Mota
Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, Auditor Independente, Especialista em Legislação Tributária, Pós-graduado em Didática do Ensino Superior, Auditoria e Perícia, Direito Tributário e Finanças Públicas, Professor Universitário, Instrutor do CRC/DF, OAB/DF, One Cursos, ERX DO BRASIL,CONSULTRE, VL Lex, Legis Consultoria Empresarial, SEBRAE Nacional, SESI/SENAT, SENAI, CONFEA, ABOP – Associação Brasileira de Orçamento Público, Conferencista de grandes instituições no Brasil tendo realizado treinamentos em todo o Brasil e em especial no TCU, Conselho de Justiça Federal, ANVISA, TRF, Instituto dos Magistrados do Brasil, Secretaria de Fazenda do Estado do ACRE e Diretor Presidente da APTC – Auditoria Planejamento Tributário e Consultoria S/C. |
Notória Especialização | |
Regulando essa peculiar hipótese de contratação sem licitação, estabelece o art. 25, inciso II, da Lei nº 8.666/93, ser inexigível a licitação "... para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação".Encontra-se em tal disposição normativa, conforme se pode notar, a base legal para a efetivação da contratação direta com arrimo na especialização notória do prestador, decorrente esta do nível de qualificação e de capacitação que se presta, de modo indiscutível, a diferenciá-lo dos demais profissionais que operam em determinada área ou segmento de mercado, dando-lhe uma inquestionável condição diferenciada. A notória especialização do Professor Marcos César fica em evidência a partir da sua experiência, conhecimento, qualificação e capacitação na área tributária e de finanças, principalmente na ministração do curso de RETENÇÃO DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS, em todo o Brasil, atuando nas principais instituições públicas e privadas, servindo como instrutor e consultor da ABOP – Associação Brasileira de Orçamento Público, uma das mais renomadas instituições do país. Além disso, é o presidente da APTC, onde o curso também é ministrado. Possui livro publicado no tema de RETENÇÃO DE TRIBUTOS, além de dois outros livros, entre eles o “SEJA FELIZ FINANCEIRAMENTE”, que também é tema de suas palestras em todo o Brasil. Possuímos atestados de capacidade técnica emitidos por alguns órgãos onde o Professor Marcos César ministrou o curso de retenção. |
______________
A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.
Curso Power BI para Iniciantes
1 Objetivo
Este curso é destinado a gestores públicos ou profissionais de qualquer área que nunca tiveram contato ou que possuem pouco conhecimentos sobre o Power BI. É um curso para iniciantes no Power BI.
É um curso destinado àqueles que necessitem consolidar e cruzar informações de diversas fontes de dados, elaborar relatórios, produzir visões e cenários ou produzir dashboards.
2 Público alvo
Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que desejam aprender “do zero” a elaborar relatórios no Power BI. Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que necessitem trabalhar, analisar e publicar grandes volumes de dados. Tomadores de decisão que necessitem conhecer novas técnicas de análise de informações com a ajuda de dashboards. Com o Power BI os gestores públicos ou profissionais de qualquer área poderão acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.
3 Pré-requisitos
Conhecimento básico de informática. É desejável o conhecimento básico do Excel, mas essa condição não é obrigatória.
4 Metodologia e carga horária
O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas sobre o Power BI. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam a aplicação do Power BI. Serão utilizadas para a prática do curso, informações sobre a execução orçamentária e financeira do Governo Federal como base, mas cuja forma de importação de dados, edição e elaboração de relatórios se aplicam a qualquer área de atuação.
O curso tem 20 horas de aula presenciais com conteúdo expositivo e aulas práticas. Na oportunidade, cada participante receberá cópia dos slides e do conteúdo prático a ser utilizado no curso.
5 Resultados Esperados
Ao final do curso os alunos estarão aptos a:
ü Entender os conceitos básicos do Power BI;
ü Navegar pelo aplicativo e elaborar, com autonomia, relatórios na ferramenta;
ü Importar dados de diferentes fontes de dados;
ü Modelar dados;
ü Elaborar e publicar relatórios;
6 Conteúdo
6.1 Introdução ao Power BI
ü O que é BI (Business Intelligence)?
ü O que é o Power BI e por que utilizar essa plataforma.
ü Evolução do BI e posicionamento do Power BI no mercado.
ü Vantagens do Power BI.
ü Versões do Microsoft Power BI e suas diferenças.
ü Desktop ou Online?
ü Aplicação do Power BI nos órgãos governamentais e empresas.
7 Instalando e Navegando pelo Power BI
ü Instalando o Power BI Desktop.
ü Overview Power BI Desktop (Navegando pelo Power BI): conjunto de dados; relatórios; painéis; telas e menus.
8 Carregando Dados no Power BI
ü Pré-requisitos para as fontes de dados do Power BI.
ü Importando dados de arquivos (Excel, Texto, CSV, página Web, banco de dados Access e arquivos XML).
9 Editando uma consulta no Power BI
ü Estrutura de uma consulta no Power BI.
ü Editando dados importados: inclusão e exclusão de linhas e colunas; substituição de dados; remoção de duplicatas; colunas personalizadas.
ü Formatando e combinando dados.
ü Filtros de dados.
ü Relacionamento entre tabelas.
ü Definindo e usando tabelas de datas.
ü Criando medidas simples: operadores utilizados; medidas mais utilizadas.
ü Colunas calculadas.
ü Inserindo dados diretamente no Power BI.
10 Modelando Dados no Power BI
ü Noções de Linguagem DAX e Linguagem M.
11 Visualização de Relatório com Power BI Desktop
ü Configurando a exibição de página.
ü Imagens, cores de fundo e linhas.
ü Agrupamento e compartimentalização.
ü Sincronizando segmentações de dados nas páginas do relatório.
ü Criando Dashboard Interativos.
12 Visualizações de Relatórios no Power BI
ü Gráficos.
ü Mapas.
ü Segmentação de Dados
ü Tabelas.
ü Indicadores.
13 Compartilhando Informações do Power BI
ü Criando e distribuindo dados (relatórios e dashboards).