ABOP

 
 
You are here:: Notícias Cursos CURSO DE RETENÇÃO NA FONTE DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS- Ao Vivo e Online
 
 

CURSO DE RETENÇÃO NA FONTE DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS- Ao Vivo e Online

E-mail Imprimir PDF
Brasília-DF, 23 a 27/11/2020
Horário do evento: 09h às 12h
 

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(Retenção de IR/CSLL/COFINS/PIS/INSS/ISS/ICMS)
Situações Especiais na Contratação de Bens e Serviços 
Regras aplicáveis às notas fiscais de serviços e mercadorias 
Responsabilidade Tributária 
Obrigatoriedade de emissão da NF-e 
Reflexo da Desoneração da Folha nas contratações 
EFD-REINF | Escrituração Fiscal Digital das Retenções

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.

Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.

As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

 

I. OBJETIVO

Levar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos relativos às prestações de contas e inovações trazidas pelas legislações que tratam da Substituição Tributária e da Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais, evidenciando as situações específicas de cada serviço e aquisição nas operações cotidianas dos órgãos e entidades públicas e privadas.

II. PÚBLICO ALVO

Contadores, Técnicos em Contabilidade, Administradores, Consultores, Auditores, Controllers, Economistas, Assessores, Tributaristas, Advogados, Técnicos, Assistentes, Servidores Públicos e profissionais envolvidos com a área fiscal e tributária das empresas privadas, dos Órgãos Públicos e entidades da Administração Pública Federal, bem como os demais profissionais ligados com a área de Imposto de Renda das Empresas.

III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Saiba como calcular e reter tributos nos pagamentos às pessoas Jurídicas e Físicas/Autônomos - IRRF(PJ-PF) - INSS - ICMS - PIS - COFINS - CSLL e ISS e a aplicabilidade nas Empresas Privadas e Órgãos Públicos.

- Situações Especiais na Contratação de Serviços

 - As inovações da IN RFB 971/09

 - A nova IN RFB 1.234/12 atualizada

 - Obrigatoriedade de emissão da NF-e

 - Reflexo da Desoneração da Folha na retenção do INSS Retenção Na Fonte De Tributos E Contribuições Sociais (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ISS) (Noções sobre a desoneração da folha de pagamento na Retenção).

 - Retenção de Tributos pelos órgãos e entidades da administração pública

  Introdução ao Estudo da Legislação Tributária
Tributos Federais, Estaduais, Municipais e do DF
Princípios Constitucionais Tributários
Regimes de Tributação
Casos Práticos com as Empresas do Simples Nacional IMPOSTO DE RENDA
Fato Gerador, Contribuintes, Base de Cálculo e Alíquotas
Dispensa da Retenção
Decreto nº 9.580/18

 IR/CSLL/COFINS/PIS

  IN RFB nº 1.234/12 Atualizada
Retenção na Fonte de Tributos e Contribuições Sociais
Serviços sujeitos à Retenção
Prestação de Serviços com Aplicação de Material
Fornecimento de Bens com Prestação de Serviços
Tratamento das Instituições Imunes e Isentas
Tratamento das empresas do Simples Nacional
Dispensa da Retenção
Destaque da Retenção no Documento Fiscal
Casos especiais de recolhimento em separado das Contribuições Sociais
Obrigações Acessórias decorrentes da Lei nº 9.430/96
Utilização da IN SRF 459/2004
Utilização da IN SRF 475/2004
Comparativo Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal

 INSS

  IN RFB nº 971/09 Atualizada
Incidência, Segurados, Base de Cálculo e Alíquotas
INSS sobre Serviços Prestados por Pessoas Físicas
INSS sobre Serviços Prestados por Pessoas Jurídicas
INSS Individual e Patronal
Responsabilidade Solidária na Substituição Tributária
Cessão de mão-de-obra e Empreitada
Lista de Serviços sujeitos à Retenção do INSS
Base de Cálculo da Retenção
Material e Equipamento
Retenção das Empresas do Simples Nacional
Dispensa de Retenção Previdenciária
Desoneração da Folha de Pagamento – Lei 12.546/11 atualizada
Reflexos da Desoneração da Folha de Pagamento na retenção previdenciária
Documentação a ser exigida na contratação e no pagamento dos contratos

 ISS

  LC 116/03 e Códigos Tributários Municipais
Fato Gerador, Contribuintes, Base de Cálculo e Alíquotas
ISS/DF sobre Serviços Prestados por Pessoas Físicas
ISS/DF sobre Serviços Prestados por Pessoas Jurídicas
Domicílio Fiscal – Local da Incidência do Imposto
Retenção na Fonte – Obrigatoriedade
Cuidados Especiais no Preenchimento dos Documentos Contábeis e Fiscais
Bloco Especial sobre a Nota Fiscal Eletrônica
Destaque e Contabilização das Retenções na Fonte

 ICMS

 Retenção do ICMS no DF para serviços de comunicação BLOCO ESPECIAIS PRÁTICOS
Retenção nos pagamentos relativos aos serviços de:

  Construção Civil
Obra de Construção Civil
Serviço de Construção Civil
Limpeza e Conservação
Vigilância e Segurança Privada
Consultoria e Treinamento
Serviços de Informática
Serviços de Saúde
Serviços de Transporte
Exercícios Práticos

IV – MATERIAL DIDÁTICO

Cada participante receberá por email, cópia dos slides em PDF e demais materiais utilizados na ministração do curso.

V- LOCAL, DATA DE REALIZAÇÃO E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado por videoconferência.
Será realizado no período de 23 a 27/11/2020, no horário das 09h às 12h, totalizando 15(quinze) horas.Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VI – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade,  enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento na inscrição é de R$ 1.100,00 (hum mil e cem reais) por participante. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00. 

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação exigida.

VII - REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

 

marcos

Instrutor Marcos César Carneiro da Mota

 

Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, Auditor Independente, Especialista em Legislação Tributária, Pós-graduado em Didática do Ensino Superior, Auditoria e Perícia, Direito Tributário e Finanças Públicas, Professor Universitário, Instrutor do CRC/DF, OAB/DF, One Cursos, ERX DO     BRASIL,CONSULTRE,     VL     Lex,     Legis

Consultoria Empresarial, SEBRAE Nacional, SESI/SENAT,     SENAI,     CONFEA,     ABOP     –

Associação Brasileira de Orçamento Público, Conferencista de grandes instituições no Brasil tendo realizado treinamentos em todo o Brasil e em especial no TCU, Conselho de Justiça Federal, ANVISA, TRF, Instituto  dos  Magistrados do Brasil,

Secretaria de Fazenda do Estado do ACRE e Diretor Presidente da APTC – Auditoria Planejamento Tributário e Consultoria S/C.

Notória Especialização

Regulando essa peculiar hipótese de contratação sem licitação, estabelece o art. 25, inciso II, da Lei nº 8.666/93, ser inexigível a licitação "... para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação".Encontra-se em tal disposição normativa, conforme se pode notar, a base legal para a efetivação da contratação direta com arrimo na especialização notória do prestador, decorrente esta do nível de qualificação e de capacitação que se presta, de modo indiscutível, a diferenciá-lo dos demais profissionais que operam em determinada área ou segmento de mercado, dando-lhe uma inquestionável condição diferenciada.

A notória especialização do Professor Marcos César fica em evidência a partir da sua experiência, conhecimento, qualificação e capacitação na área tributária e de finanças, principalmente na ministração do curso de RETENÇÃO DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS, em todo o Brasil, atuando nas principais instituições públicas e privadas, servindo como instrutor e consultor da ABOP – Associação Brasileira de Orçamento Público, uma das mais renomadas instituições do país. Além disso, é o presidente da APTC, onde o curso também é ministrado. Possui livro publicado no tema de RETENÇÃO DE TRIBUTOS, além de dois outros livros, entre eles o “SEJA FELIZ FINANCEIRAMENTE”, que também é tema de suas palestras em todo o Brasil.

Possuímos atestados de capacidade técnica emitidos por alguns órgãos onde o Professor Marcos César ministrou o curso de retenção.

 

 

 

 

 

 

 

______________

A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.

Curso Power BI para Iniciantes

1         Objetivo

Este curso é destinado a gestores públicos ou profissionais de qualquer área que nunca tiveram contato ou que possuem pouco conhecimentos sobre o Power BI. É um curso para iniciantes no Power BI.

É um curso destinado àqueles que necessitem consolidar e cruzar informações de diversas fontes de dados, elaborar relatórios, produzir visões e cenários ou produzir dashboards.

2         Público alvo

Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que desejam aprender “do zero” a elaborar relatórios no Power BI. Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que necessitem trabalhar, analisar e publicar grandes volumes de dados. Tomadores de decisão que necessitem conhecer novas técnicas de análise de informações com a ajuda de dashboards. Com o Power BI os gestores públicos ou profissionais de qualquer área poderão acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

3         Pré-requisitos

Conhecimento básico de informática. É desejável o conhecimento básico do Excel, mas essa condição não é obrigatória.

4         Metodologia e carga horária

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas sobre o Power BI. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam a aplicação do Power BI. Serão utilizadas para a prática do curso, informações sobre a execução orçamentária e financeira do Governo Federal como base, mas cuja forma de importação de dados, edição e elaboração de relatórios se aplicam a qualquer área de atuação.

O curso tem 20 horas de aula presenciais com conteúdo expositivo e aulas práticas. Na oportunidade, cada participante receberá cópia dos slides e do conteúdo prático a ser utilizado no curso.

5         Resultados Esperados

Ao final do curso os alunos estarão aptos a:

ü  Entender os conceitos básicos do Power BI;

ü  Navegar pelo aplicativo e elaborar, com autonomia, relatórios na ferramenta;

ü  Importar dados de diferentes fontes de dados;

ü  Modelar dados;

ü  Elaborar e publicar relatórios;

 

6         Conteúdo

6.1      Introdução ao Power BI

ü  O que é BI (Business Intelligence)?

ü  O que é o Power BI e por que utilizar essa plataforma.

ü  Evolução do BI e posicionamento do Power BI no mercado.

ü  Vantagens do Power BI.

ü  Versões do Microsoft Power BI e suas diferenças.

ü  Desktop ou Online?

ü  Aplicação do Power BI nos órgãos governamentais e empresas.

7         Instalando e Navegando pelo Power BI

ü  Instalando o Power BI Desktop.

ü  Overview Power BI Desktop (Navegando pelo Power BI): conjunto de dados; relatórios; painéis; telas e menus.

8         Carregando Dados no Power BI

ü  Pré-requisitos para as fontes de dados do Power BI.

ü  Importando dados de arquivos (Excel, Texto, CSV, página Web, banco de dados Access e arquivos XML).

9         Editando uma consulta no Power BI

ü  Estrutura de uma consulta no Power BI.

ü  Editando dados importados: inclusão e exclusão de linhas e colunas; substituição de dados; remoção de duplicatas; colunas personalizadas.

ü  Formatando e combinando dados.

ü  Filtros de dados.

ü  Relacionamento entre tabelas.

ü  Definindo e usando tabelas de datas.

ü  Criando medidas simples: operadores utilizados; medidas mais utilizadas.

ü  Colunas calculadas.

ü  Inserindo dados diretamente no Power BI.

10    Modelando Dados no Power BI

ü  Noções de Linguagem DAX e Linguagem  M.

11    Visualização de Relatório com Power BI Desktop

ü  Configurando a exibição de página.

ü  Imagens, cores de fundo e linhas.

ü  Agrupamento e compartimentalização.

ü  Sincronizando segmentações de dados nas páginas do relatório.

ü  Criando Dashboard Interativos.

12    Visualizações de Relatórios no Power BI

ü  Gráficos.

ü  Mapas.

ü  Segmentação de Dados

ü  Tabelas.

ü  Indicadores.

13    Compartilhando Informações do Power BI

ü  Criando e distribuindo dados (relatórios e dashboards).