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Curso de Tomada de Contas Especial - Teoria e Prática - Ao Vivo e Online

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Brasília-DF, 07 a 11/12/2020
Horário do evento: 14h às 18h
 

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Conheça como será o Curso de Tomada de Contas - Ao vivo e Online, com o professor Eudes Teixeira

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.

Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.

As aulas virtuais ao vivo terão duração de 4 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

 

O processo de Tomada de Contas Especial (TCE), meio de recuperação de créditos originários de danos causados à Administração Pública Federal, especialmente os decorrentes da omissão no dever de prestar contas, ou da não comprovação da regular aplicação dos recursos financeiros oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União transferidos a órgãos ou entidades públicas, ou privadas sem fins lucrativos, para a execução de programas, projetos e atividades de interesse recíproco, mediante convênios e instrumentos congêneres, foi objeto de recentes alterações normativas por meio da IN/TCU nº 76/2016, que alterou a IN/TCU nº 71/2012, aprimoramento de procedimentos pela Decisão Normativa do Tribunal de Contas da União – DN nº 155/2016 – preparatórias para a implantação do Sistema Informatizado de Tomada de Contas Especial (Sistema e-TCE), instituído para uso obrigatório por todas entidades e órgãos federais a partir de 01 de julho de 2018, conforme Portaria – TCU nº 122, de 20 de abril de 2018.

Em razão do caráter de excepcionalidade da Tomada de Contas Especial, instaurada somente depois de esgotadas, sem êxito, as medidas administrativas para regularização ou elisão do dano com apuração dos fatos, identificação dos responsáveis, quantificação do dano e obtenção do ressarcimento, interessa a todas os profissionais envolvidos nas atividades relacionadas ao acompanhamento da execução física, financeira e prestação de contas, tomadores de contas especiais, encarregados do setor financeiro, setoriais de contabilidade analítica e unidades de auditoria, conhecer a nova sistemática e obter os conhecimentos necessários à implementação nas suas entidades e órgãos públicos federais.


I – OBJETIVO

Objetivos do Curso:

 - Apresentar as leis, decretos e normas infralegais sobre TCE;

 - Discorrer sobre os conceitos, os objetivos, as características, os princípios e as distinções processuais;

 - Tratar sobre a aplicabilidade, inaplicabilidade e hipóteses de arquivamento da TCE;

 - Apresentar as fases e o fluxo do processo de TCE, bem como o papel de cada participante; 

 - Orientar sobre os pressupostos de constituição e desenvolvimento válidos e regulares da TCE;

 - Detalhar os motivos de instauração e os elementos fáticos e jurídicos essenciais do processo;

 - Potenciais responsáveis e registros de responsabilidades no Siafi e Cadin;

 - Apresentar o material de apoio e o Sistema e-TCE do Tribunal de Contas da União;e

 - Orientar sobre a preparação, elaboração, revisão e instauração de uma TCE no Sistema e-TCE;

 II - PÚBLICO ALVO

 Servidores de entidades e órgãos públicos federais, estaduais e municipais e entidades públicas sem fins lucrativos que celebram instrumentos de transferências de recursos federais; profissionais que atuam nas áreas de acompanhamento da execução física e financeira, prestação de contas e tomada de contas especiais; unidades de execução contábil, orçamentária e financeira, setoriais de contabilidade analítica e unidades de controle interno; atuantes em processos correicionais (sindicâncias e processos disciplinares); outros profissionais que atuam em atividades conexas.

 III - ESTRUTURA

 O Curso alia teoria e prática, abordando o contido na IN/TCU nº 71/2012 e alterações introduzidas pela IN/TCU nº 71/2016, a Decisão Normativa - TCU nº 155/2016 e a operacionalização do Sistema e-TCE, instituído pela Portaria – TCU nº 122/2018.

 IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 No curso serão detalhados os seguintes assuntos, dentre outros:

 - Legislação e normas infralegais aplicadas à TCE;

 - Conceitos, objetivos, características e princípios da TCE;

 - Aplicabilidade, inaplicabilidade e arquivamento de processos;

 - Fases e fluxo do processo de TCE e a participação de cada agente envolvido;

 - Pressupostos de constituição e desenvolvimento válidos e regulares;

 - Motivos de instauração e elementos fáticos e jurídicos;

 - Agentes responsáveis, registros no Siafi e inclusão no Cadin;

 - Cadastramento de usuários no Portal do TCU e acesso ao Sistema e-TCE;

 - Material de apoio do Sistema e-TCE;

 - Ocerização de documentos digitalizados;

 - Decupagem de peças em arquivos digitais;e

 - Organização da TCE eletrônica;o Elaboração, instauração da TCE no Sistema e-TCE.

 V – METODOLOGIA

Exposição temática, discursivo-orientativa, exploratória e participativa; Abordagem de situações vivenciadas nos órgãos de origem dos participantes; Feedbacks diários, estímulo à inovação de procedimentos; prática laborativa e uso de tecnologias de informática para ocerização de documentos digitais e decupagem de peças em arquivos em PDF; Operacionalização do Sistema e-TCE do Tribunal de Contas da União; Elaboração, revisão e remessa de processos informatizados de TCE, na nova modalidade.

 VI – MATERIAL DIDÁTICO

Cada participante receberá por email, cópia dos slides em PDF e demais materiais utilizados na ministração do curso.

VII- LOCAL, DATA DE REALIZAÇÃO E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado por videoconferência.
Será realizado no período de 07 a 11/12/2020, no horário das 14h às 18h, totalizando 20(vinte) horas.Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VIII – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade,  enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento na inscrição é de R$ 1.100,00 (hum mil e cem reais) por participante. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00. 

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação exigida.

IX. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

 

 

______________

A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.

Curso Power BI para Iniciantes

1         Objetivo

Este curso é destinado a gestores públicos ou profissionais de qualquer área que nunca tiveram contato ou que possuem pouco conhecimentos sobre o Power BI. É um curso para iniciantes no Power BI.

É um curso destinado àqueles que necessitem consolidar e cruzar informações de diversas fontes de dados, elaborar relatórios, produzir visões e cenários ou produzir dashboards.

2         Público alvo

Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que desejam aprender “do zero” a elaborar relatórios no Power BI. Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que necessitem trabalhar, analisar e publicar grandes volumes de dados. Tomadores de decisão que necessitem conhecer novas técnicas de análise de informações com a ajuda de dashboards. Com o Power BI os gestores públicos ou profissionais de qualquer área poderão acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

3         Pré-requisitos

Conhecimento básico de informática. É desejável o conhecimento básico do Excel, mas essa condição não é obrigatória.

4         Metodologia e carga horária

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas sobre o Power BI. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam a aplicação do Power BI. Serão utilizadas para a prática do curso, informações sobre a execução orçamentária e financeira do Governo Federal como base, mas cuja forma de importação de dados, edição e elaboração de relatórios se aplicam a qualquer área de atuação.

O curso tem 20 horas de aula presenciais com conteúdo expositivo e aulas práticas. Na oportunidade, cada participante receberá cópia dos slides e do conteúdo prático a ser utilizado no curso.

5         Resultados Esperados

Ao final do curso os alunos estarão aptos a:

ü  Entender os conceitos básicos do Power BI;

ü  Navegar pelo aplicativo e elaborar, com autonomia, relatórios na ferramenta;

ü  Importar dados de diferentes fontes de dados;

ü  Modelar dados;

ü  Elaborar e publicar relatórios;

 

6         Conteúdo

6.1      Introdução ao Power BI

ü  O que é BI (Business Intelligence)?

ü  O que é o Power BI e por que utilizar essa plataforma.

ü  Evolução do BI e posicionamento do Power BI no mercado.

ü  Vantagens do Power BI.

ü  Versões do Microsoft Power BI e suas diferenças.

ü  Desktop ou Online?

ü  Aplicação do Power BI nos órgãos governamentais e empresas.

7         Instalando e Navegando pelo Power BI

ü  Instalando o Power BI Desktop.

ü  Overview Power BI Desktop (Navegando pelo Power BI): conjunto de dados; relatórios; painéis; telas e menus.

8         Carregando Dados no Power BI

ü  Pré-requisitos para as fontes de dados do Power BI.

ü  Importando dados de arquivos (Excel, Texto, CSV, página Web, banco de dados Access e arquivos XML).

9         Editando uma consulta no Power BI

ü  Estrutura de uma consulta no Power BI.

ü  Editando dados importados: inclusão e exclusão de linhas e colunas; substituição de dados; remoção de duplicatas; colunas personalizadas.

ü  Formatando e combinando dados.

ü  Filtros de dados.

ü  Relacionamento entre tabelas.

ü  Definindo e usando tabelas de datas.

ü  Criando medidas simples: operadores utilizados; medidas mais utilizadas.

ü  Colunas calculadas.

ü  Inserindo dados diretamente no Power BI.

10    Modelando Dados no Power BI

ü  Noções de Linguagem DAX e Linguagem  M.

11    Visualização de Relatório com Power BI Desktop

ü  Configurando a exibição de página.

ü  Imagens, cores de fundo e linhas.

ü  Agrupamento e compartimentalização.

ü  Sincronizando segmentações de dados nas páginas do relatório.

ü  Criando Dashboard Interativos.

12    Visualizações de Relatórios no Power BI

ü  Gráficos.

ü  Mapas.

ü  Segmentação de Dados

ü  Tabelas.

ü  Indicadores.

13    Compartilhando Informações do Power BI

ü  Criando e distribuindo dados (relatórios e dashboards).