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CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO VIA SIAFI OPERACIONAL E SIAFIWEB - Ao Vivo e Online

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Brasília-DF, 09 a 13/11/2020
Horário do evento: 08h às 12h
 

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Contabilidade - Parecer DF-578/2016 de acordo com a NBCPG12-R1 com pontuação 24 pontos

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.

Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.

As aulas virtuais ao vivo terão duração de 3 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

 I - OBJETIVO

 Promover aos participantes do curso treinamento com abordagem de conceitos avançados sobre a aplicação da contabilidade na Administração Pública Federal, com enfoque nos conceitos, estrutura (plano de contas e tabela de eventos), contabilização das operações típicas da administração pública, elaboração e análise dos Balanços Públicos. No curso serão utilizados exercícios práticos de consultas aplicados diretamente no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi , com a demonstração dos processos e transações que envolvem a geração dos Balanços Públicos.

 II - PÚBLICO ALVO

 Destina-se a atender, prioritariamente, a especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial que utilizem o Siafi . Curso fundamental para o gestor público federal que trabalham no setor de contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade por meio do Siafi . Também de interesse aos profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada como se processa a contabilidade no governo de federal.
Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Contabilidade - Parecer DF-578/2016 de acordo com a NBCPG12-R1 com pontuação de 24 pontos.

 III - ESTRUTURA E CONTEÚDO

•  Demonstrar a aplicação da contabilidade na Administração Pública: conceito, objeto, exercício financeiro, regime contábil, campo aplicação, legislação, atos e fatos administrativos;
•  Principais conceitos da contabilidade pública: Dívida Fundada, Dívida Flutuante, Restos a Pagar, Despesas de Exercícios Anteriores, Dívida Ativa;
•  Apresentar as noções básicas da CASP Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Plano de Contas, Tabelas de Eventos, Situação, Indicador de Superávit Financeiro – ISF; Natureza de Informação;
•  Lançamentos Típicos dos atos e fatos da Administração Pública: Previsão da Receita e Fixação da Despesa, Descentralização de Créditos, Execução da Receita e da Despesa, Restos a Pagar, Dívida Ativa, Variações Patrimoniais Aumentativa e Diminutiva,  etc;
•  Apresentar conceitos, legislação e estrutura dos Balanços Públicos: Balanço Patrimonial - BP, Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP, Balanço Financeiro - BF, Balanço Orçamentário - BO, Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC, Demonstração da Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL; Demonstrativo das Disponibilidades por Fonte de Recursos;
•   Como consultar >CONCONTA; >CONRAZAO de forma prática;
•  Mostrar as transações no SIAFI que dão suporte ao processo de elaboração e geração  dos Balanços Públicos:  Balanços, CONDEMCON - Consulta Balanços a nível de UG E DE ÓRGÃO e envio para o email;
•   Entender de forma prática como efetuar as regularizações contábeis no SIAFI com vistas a sanar as inconsistências e irregularidades nos Balanços;

 CONTEÚDO:

 Módulo I - Noções Básicas da Contabilidade Pública

 1.    Conceito; Objeto;
2.    Exercício Financeiro;
3.    Regime Contábil e Orçamentário;
4.    Campo de Aplicação;
5.    Legislação;
6.    Atos e Fatos Administrativos.

 Módulo II - Estrutura do Registro Contábil aplicado ao SIAFI

 1.    Plano de Contas;
2.    Tabela de Eventos;
3.    Tabela de Situação do CPR;
4.    Tabela de Dedução do CPR.

 Módulo III  - Lançamentos Típicos  dos Atos e Fatos da Administração Pública

1.    Previsão da Receita;
2.    Fixação da Despesa;
3.    Descentralização de Créditos;
4.    Execução da Despesa: Empenho; Liquidação e Pagamento;
5.    Interferências Financeiras (VPD, VPA);
6.    Execução da Receita;
7.    Restos a Pagar;

 Módulo IV - Conceito e Estrutura dos Demonstrativos

 1.    Demonstrações Contábeis da Contabilidade Pública - Legislação
2.    Balanço Financeiro;
3.    Balanço Patrimonial;
4.    Demonstração das Variações Patrimoniais;
5.    Balanço Orçamentário;
6.    Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC,
7.    Demonstração da Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL;

 Módulo V – Análise e Verificação da Consistência dos Demonstrativos Contábeis

 1.    Balancete de Verificação
2.    Razão Contábil
3.    Análise do CONAUD - Inconsistência Outros;
4.    Análise do CONDESAUD - Contas Irregulares
5.    Consultando as Restrições Contábeis

 Módulo VII - Principais Regularizações Contábeis

 1.    Principais restrições/ocorrências a ser comentada ao vivo com os casos práticos dentro da realidade apresentada nas UGs

IV - METODOLOGIA

 Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. Assim, haverá aulas ONLINE AO VIVO e expositivas, com apresentação de slides; e aulas práticas de consultas, com acesso direto no SIAFI Operacional e SIAFI WEB, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos.

Cada participante receberá por email, cópia dos slides em PDF e demais materiais utilizados na ministração do curso.

 V - CARGA HORÁRIA E PERÍODO

 O curso será realizado no período de 09 a 13/11/2020, no horário das 08h ás 12h, sendo que no dia 11/11 haverá aula das 08h às 12h e 14h às 16h,  totalizando 24 (vinte e quatro) horas-aula.

  

VI- LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado por videoconferência. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VII – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade,  enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento na inscrição é de R$ 1.100,00 ( hum mil e cem reais) por participante. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00. 

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação exigida.

VIII - REQUISITOS:

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimentos básicos de SIAFI e Contabilidade Pública.

Importante: Para entendimento do curso é pré-requisito que o aluno tenha conhecimento básico de SIAFI e de Contabilidade Pública. Portanto, recomenda-se para aquele que não possui o pré-requisito que antes se matricule nos seguintes cursos oferecidos pela ABOP:

- CURSO SOBRE SIAFI (Operacional) - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

- CURSO DE CONTABILIDADE PÚBLICA

 

 IX. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

 

 

______________

A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.

Curso Power BI para Iniciantes

1         Objetivo

Este curso é destinado a gestores públicos ou profissionais de qualquer área que nunca tiveram contato ou que possuem pouco conhecimentos sobre o Power BI. É um curso para iniciantes no Power BI.

É um curso destinado àqueles que necessitem consolidar e cruzar informações de diversas fontes de dados, elaborar relatórios, produzir visões e cenários ou produzir dashboards.

2         Público alvo

Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que desejam aprender “do zero” a elaborar relatórios no Power BI. Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que necessitem trabalhar, analisar e publicar grandes volumes de dados. Tomadores de decisão que necessitem conhecer novas técnicas de análise de informações com a ajuda de dashboards. Com o Power BI os gestores públicos ou profissionais de qualquer área poderão acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

3         Pré-requisitos

Conhecimento básico de informática. É desejável o conhecimento básico do Excel, mas essa condição não é obrigatória.

4         Metodologia e carga horária

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas sobre o Power BI. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam a aplicação do Power BI. Serão utilizadas para a prática do curso, informações sobre a execução orçamentária e financeira do Governo Federal como base, mas cuja forma de importação de dados, edição e elaboração de relatórios se aplicam a qualquer área de atuação.

O curso tem 20 horas de aula presenciais com conteúdo expositivo e aulas práticas. Na oportunidade, cada participante receberá cópia dos slides e do conteúdo prático a ser utilizado no curso.

5         Resultados Esperados

Ao final do curso os alunos estarão aptos a:

ü  Entender os conceitos básicos do Power BI;

ü  Navegar pelo aplicativo e elaborar, com autonomia, relatórios na ferramenta;

ü  Importar dados de diferentes fontes de dados;

ü  Modelar dados;

ü  Elaborar e publicar relatórios;

 

6         Conteúdo

6.1      Introdução ao Power BI

ü  O que é BI (Business Intelligence)?

ü  O que é o Power BI e por que utilizar essa plataforma.

ü  Evolução do BI e posicionamento do Power BI no mercado.

ü  Vantagens do Power BI.

ü  Versões do Microsoft Power BI e suas diferenças.

ü  Desktop ou Online?

ü  Aplicação do Power BI nos órgãos governamentais e empresas.

7         Instalando e Navegando pelo Power BI

ü  Instalando o Power BI Desktop.

ü  Overview Power BI Desktop (Navegando pelo Power BI): conjunto de dados; relatórios; painéis; telas e menus.

8         Carregando Dados no Power BI

ü  Pré-requisitos para as fontes de dados do Power BI.

ü  Importando dados de arquivos (Excel, Texto, CSV, página Web, banco de dados Access e arquivos XML).

9         Editando uma consulta no Power BI

ü  Estrutura de uma consulta no Power BI.

ü  Editando dados importados: inclusão e exclusão de linhas e colunas; substituição de dados; remoção de duplicatas; colunas personalizadas.

ü  Formatando e combinando dados.

ü  Filtros de dados.

ü  Relacionamento entre tabelas.

ü  Definindo e usando tabelas de datas.

ü  Criando medidas simples: operadores utilizados; medidas mais utilizadas.

ü  Colunas calculadas.

ü  Inserindo dados diretamente no Power BI.

10    Modelando Dados no Power BI

ü  Noções de Linguagem DAX e Linguagem  M.

11    Visualização de Relatório com Power BI Desktop

ü  Configurando a exibição de página.

ü  Imagens, cores de fundo e linhas.

ü  Agrupamento e compartimentalização.

ü  Sincronizando segmentações de dados nas páginas do relatório.

ü  Criando Dashboard Interativos.

12    Visualizações de Relatórios no Power BI

ü  Gráficos.

ü  Mapas.

ü  Segmentação de Dados

ü  Tabelas.

ü  Indicadores.

13    Compartilhando Informações do Power BI

ü  Criando e distribuindo dados (relatórios e dashboards).