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Curso Entendendo a Contabilidade Aplicada ao Setor Público com enfoque no PCASP - Ao Vivo e Online

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Brasília-DF, 16 a 20/11/2020
Horário do evento: 08h às 12h
 

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Contabilidade - Parecer DF-578/2016 de acordo com a NBCPG12-R1 com pontuação 24 pontos

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.

Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.

As aulas virtuais ao vivo terão duração de 3 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

 

1. OBJETIVO

 Apresentar aos participantes o conteúdo essencial ao entendimento dos aspectos basilares que norteiam a contabilidade aplicada ao setor público em cenário nacional, notadamente no que tange ao processo de execução orçamentária, financeira e patrimonial das entidades governamentais, e introduzir as perspectivas futuras da Ciência Contábil no setor público em razão da convergência às normas internacionais. Com um enfoque na estrutura de contas contábeis utilizadas para registro das transações típicas da área governamental, que se dá através do PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO (PCASP), o curso visa:

  a) Identificar conceitos e características da contabilidade aplicada ao setor público; 

 b) Classificar as variações patrimoniais; 

 c) Caracterizar as naturezas de informações e as contas utilizadas em lançamentos típicos; 

 d) Identificar a estrutura de contas de controle e de resultado;

 e) Proporcionar uma visão geral da Administração Pública;

 f) Demonstrar a forma de atuação da Contabilidade Pública e os impactos das mudanças na contabilidade com as normas aprovadas pelo CFC (NBCT SP 16) e legislação correlata;

 g) Demonstrar a utilização escritural e gerencial do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e a relação com as mudanças decorrentes das normas aprovadas pelo CFC;

 h) Apresentar os principais lançamentos contábeis de acordo com as naturezas de informações do PCASP (patrimoniais, orçamentárias e típicas de controle), bem como as regras de integridade para encerramento do exercício financeiro;

 i) Apresentar indicadores da execução financeira, orçamentária e contábil de forma a utilizar a contabilidade como base dos indicadores de eficiência, eficácia e economicidade;

 2. PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender o gestor público federal, estadual ou municipal que trabalha no setor de contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade, bem como os profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada como se processará a nova contabilidade do setor público. 

É recomendado também para aqueles que estejam prestando concurso para o Tribunal de Contas da União - TCU, Secretaria do Tesouro Nacional – STN, Controladoria Geral da União - CGU e Ministério da Economia – ME e demais concursos que tenham em seu conteúdo a disciplina de Contabilidade Pública ou Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

 3. MATERIAL DIDÁTICO

Cada participante receberá por email, cópia dos slides em PDF e demais materiais utilizados na ministração do curso.

4 – ESTRUTURA E CONTEÚDO

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão ONLINE ao VIVO, com apresentação de slides baseados no material didático com resolução de exercícios de fixação.

Curso Entendendo a Contabilidade Aplicada ao Setor Público Com enfoque no PCASP

Módulo I – Funcionamento do PCASP e Controles do Planejamento

 Conteúdo: 1. Diretrizes, Composição e Objetivos do PCASP 2. Estrutura Básica do PCASP 3. Funcionamento do PCASP 4. O Controle por Conta Corrente 5. Variações do PCASP 6. Estrutura dos Registros Contábeis 7. Estrutura dos Registros Contábeis 8. Conceitos Básicos sobre os Instrumentos de Planejamento do Governo 10. Controles da Aprovação e Execução do Planejamento no PCASP 11. Controles do PPA 12. Controles do PLOA

 Módulo II – Controles da Aprovação e Execução do Orçamento no PCASP 

 Conteúdo: 1. Controles da Receita 2 Controles da Despesa 3. Em que momento nasce um passivo? 4. Diferença entre os Conceitos de Financeiro e Circulante 5. Compatibilização no PCASP do conceito de Passivo sob as óticas Patrimonial e Orçamentária 6. O Registro contábil da Fase Em liquidação 7. Exemplos de Registro da Despesa Em liquidação 8. A Despesa em Liquidação e os Restos a Pagar.

 Módulo III – Controle dos Restos a Pagar e do Superávit Financeiro no PCASP 

 Conteúdo: 1. Controles da Inscrição e Execução dos Restos a Pagar no PCASP 2. Restos a Pagar Não Processados 3.Restos a Pagar Processados 4. Restos a Pagar de Exercícios Anteriores. 5. O que é Superávit Financeiro 6. Controle do superávit financeiro por meio de atributo
da conta no PCASP 7. Controle do Superávit/Déficit Financeiro por 
Fonte/Destinação de Recursos 8. Acompanhando o Superávit Financeiro em Tempo Real 9. Entendendo os Controles das Disponibilidades por Fonte/Destinação.

 5. METODOLOGIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão ONLINE e ao VIVO, com apresentação de slides baseados no material didático com resolução de exercícios de fixação. O curso será ministrado por técnicos com experiência na área contábil federal, estadual e municipal, que se valendo da teoria de contabilidade e de administração orçamentária e financeira, e principalmente da experiência vivida na gestão da contabilidade, buscarão trazer para o público o conhecimento a respeito da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 

6 - CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso será realizado no período de 16 a 20/11/2020, no horário das 08h ás 12h,  totalizando 20 (vinte ) horas-aula. 

Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

7- LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado por videoconferência. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

8 – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade,  enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento na inscrição é de R$ 1.100,00 ( hum mil e cem reais) por participante. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00. 

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação exigida.

9 - REQUISITOS:

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimentos básicos de SIAFI e Contabilidade Pública.

Importante: Para entendimento do curso é pré-requisito que o aluno tenha conhecimento básico de SIAFI e de Contabilidade Pública. Portanto, recomenda-se para aquele que não possui o pré-requisito que antes se matricule nos seguintes cursos oferecidos pela ABOP:

- CURSO SOBRE SIAFI (Operacional) - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

- CURSO DE CONTABILIDADE PÚBLICA

 

 10REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

 

 

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A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.

Curso Power BI para Iniciantes

1         Objetivo

Este curso é destinado a gestores públicos ou profissionais de qualquer área que nunca tiveram contato ou que possuem pouco conhecimentos sobre o Power BI. É um curso para iniciantes no Power BI.

É um curso destinado àqueles que necessitem consolidar e cruzar informações de diversas fontes de dados, elaborar relatórios, produzir visões e cenários ou produzir dashboards.

2         Público alvo

Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que desejam aprender “do zero” a elaborar relatórios no Power BI. Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que necessitem trabalhar, analisar e publicar grandes volumes de dados. Tomadores de decisão que necessitem conhecer novas técnicas de análise de informações com a ajuda de dashboards. Com o Power BI os gestores públicos ou profissionais de qualquer área poderão acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

3         Pré-requisitos

Conhecimento básico de informática. É desejável o conhecimento básico do Excel, mas essa condição não é obrigatória.

4         Metodologia e carga horária

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas sobre o Power BI. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam a aplicação do Power BI. Serão utilizadas para a prática do curso, informações sobre a execução orçamentária e financeira do Governo Federal como base, mas cuja forma de importação de dados, edição e elaboração de relatórios se aplicam a qualquer área de atuação.

O curso tem 20 horas de aula presenciais com conteúdo expositivo e aulas práticas. Na oportunidade, cada participante receberá cópia dos slides e do conteúdo prático a ser utilizado no curso.

5         Resultados Esperados

Ao final do curso os alunos estarão aptos a:

ü  Entender os conceitos básicos do Power BI;

ü  Navegar pelo aplicativo e elaborar, com autonomia, relatórios na ferramenta;

ü  Importar dados de diferentes fontes de dados;

ü  Modelar dados;

ü  Elaborar e publicar relatórios;

 

6         Conteúdo

6.1      Introdução ao Power BI

ü  O que é BI (Business Intelligence)?

ü  O que é o Power BI e por que utilizar essa plataforma.

ü  Evolução do BI e posicionamento do Power BI no mercado.

ü  Vantagens do Power BI.

ü  Versões do Microsoft Power BI e suas diferenças.

ü  Desktop ou Online?

ü  Aplicação do Power BI nos órgãos governamentais e empresas.

7         Instalando e Navegando pelo Power BI

ü  Instalando o Power BI Desktop.

ü  Overview Power BI Desktop (Navegando pelo Power BI): conjunto de dados; relatórios; painéis; telas e menus.

8         Carregando Dados no Power BI

ü  Pré-requisitos para as fontes de dados do Power BI.

ü  Importando dados de arquivos (Excel, Texto, CSV, página Web, banco de dados Access e arquivos XML).

9         Editando uma consulta no Power BI

ü  Estrutura de uma consulta no Power BI.

ü  Editando dados importados: inclusão e exclusão de linhas e colunas; substituição de dados; remoção de duplicatas; colunas personalizadas.

ü  Formatando e combinando dados.

ü  Filtros de dados.

ü  Relacionamento entre tabelas.

ü  Definindo e usando tabelas de datas.

ü  Criando medidas simples: operadores utilizados; medidas mais utilizadas.

ü  Colunas calculadas.

ü  Inserindo dados diretamente no Power BI.

10    Modelando Dados no Power BI

ü  Noções de Linguagem DAX e Linguagem  M.

11    Visualização de Relatório com Power BI Desktop

ü  Configurando a exibição de página.

ü  Imagens, cores de fundo e linhas.

ü  Agrupamento e compartimentalização.

ü  Sincronizando segmentações de dados nas páginas do relatório.

ü  Criando Dashboard Interativos.

12    Visualizações de Relatórios no Power BI

ü  Gráficos.

ü  Mapas.

ü  Segmentação de Dados

ü  Tabelas.

ü  Indicadores.

13    Compartilhando Informações do Power BI

ü  Criando e distribuindo dados (relatórios e dashboards).