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CURSO DE TESOURO GERENCIAL BÁSICO - 100% ONLINE E AO VIVO

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Brasília-DF, 09 a 13/11/2020
Horário do evento: 14 às 17h
 

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS 100% ONLINE E AO VIVO

A ABOP, oferece os treinamentos online e ao vivo, onde o aluno poderá com interagir entre eles e com o professor em tempo real.

Serão mantidas e oferecidas a mesma qualidade já reconhecida nos cursos presenciais em que ministramos.

As aulas virtuais ao vivo terão duração de 3 horas diárias onde o aluno receberá o material em arquivo eletrônico, bem como o certificado digital.

I. OBEJTIVO

Este curso capacitará os alunos a trabalhar no Tesouro Gerencial. O curso apresentará aos alunos as principais características e funcionalidades do sistema. Apresentará ainda, como subsídio às consultas sobre a execução orçamentário-financeira, os principais conceitos de Contabilidade Pública referentes a Dotação Orçamentária, Descentralização de Créditos, Empenho, Liquidação, Pagamento, Restos a Pagar, e Receita, bem como as principais de classificações contábeis ligados a esses temas.

II. PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender, prioritariamente, aqueles gestores que já conhecem o Tesouro Gerencial, mas que não possuem ainda autonomia para gerar suas próprias consultas.  Também é indicado para aqueles gestores que estejam há muito tempo sem usar o sistema e necessitam se atualizar. 

De forma complementar, o curso auxilia os gestores a acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

Este curso é uma evolução do curso Tesouro Gerencial para Iniciantes, mas não prejudica quem não tiver realizado aquele curso.

III. METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA

O treinamento será desenvolvido em plataforma própria para aulas online e se fará por meio de aulas expositivas e práticas no Tesouro Gerencial. 

Será ministrado por técnicos especializados no Tesouro Gerencial, com experiência na execução orçamentária e financeira do Governo Federal.

Após a exposição teórica de cada assunto, haverá a prática no Tesouro Gerencial abordado o tema tratado. 

O curso tem 15 horas de aula. Em cada dia serão 3 horas de aula, com intervalo de 10 minutos e 30 minutos para resolução de dúvidas e questionamentos.

Cada participante receberá por email, cópia dos slides em PDF e demais materiais utilizados na ministração do curso.

IV. REQUISITOS

Ter acesso ao Tesouro Gerencial e possuir o perfil Tesconger no Siafi Operacional.

Por se tratar de um curso tutorial seria ideal que o aluno acompanhasse as aulas práticas em tela diferente daquele em que acessará o sistema para realizar a prática no sistema, de forma que possa executar os exercícios no Tesouro Gerencial passo a passo com o professor. Essa segunda tela pode ser um desktop, laptop, tablet ou celular.

V. RESULTADOS

Ao final do curso os alunos estarão aptos a realizar consultas no Tesouro Gerencial sobre a execução orçamentária e financeira, obtendo relatórios sobre dotação orçamentária, descentralização de créditos, despesas empenhadas, despesas liquidadas e despesas pagas, receita pública. Também aprenderá a elaborar consultas sobre os documentos do Siafi relativos a execução orçamentária e financeira, como, por exemplo, NE e OB. 

Também estarão aptos a:

- Entender os conceitos do Tesouro Gerencial: Atributos; Métricas; Filtro; Prompt; Grupo Personalizado; Relatório em Branco; e Relatório de Bancada;
Navegar pelo Tesouro Gerencial, compartilhar relatórios; e criar pastas particulares. 
Entender a estrutura das classificações constantes do orçamento público e da execução da receita e da despesa.
Identificar as etapas da execução da despesa: dotação; empenho, liquidação e pagamento.
- Entender as etapas da execução da receita: previsão; lançamento; arrecadação; e recolhimento;
- Extrair informações sobre a execução orçamentária e financeira da despesa e da receita utilizando o Tesouro Gerencial.

VI. ESTRUTURA E CONTEÚDO

Aula 1: Conceitos Básicos de Execução Orçamentária e Financeira. Introdução ao Tesouro Gerencial (3hrs)

1. Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: a informação orçamentária; Classificação por Natureza da Despesa; classificação por Fonte de Recursos; a Célula orçamentária; principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira simplificada; Contas correntes. 2. Introdução ao Tesouro Gerencial: características do sistema; conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); navegação pelo sistema; menus; principais características; funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.

Aula 2: Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos (3hrs)

1. Conceitos sobre os Instrumentos de Planejamento do Governo Federal: PPA; LDO; e LOA. 2. Dotação Inicial. 3. Instrumentos de retificação orçamentária. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário. 4. Dotação Atualizada. 5. Descentralização de Créditos Orçamentários: Provisão e Destaque Orçamentário. 6. Consultas no Tesouro Gerencial sobre Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos: Relatório em Branco; Relatório de Bancada; Seleção de Itens de Informação; Seleção de atributos e métricas; Exportação de dados; Salvamento de relatório; Criação de Pastas.

Aula 3: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte I (3hrs)

1. Execução da despesa: Controle por célula da despesa. 2. Principais contas de despesa e seus contas correntes. 3. Consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, Programa, Fonte, Ação, Elemento de Despesa; e outros atributos. 4. Criação de relatórios: Relatório em Branco; Relatório de Bancada; Seleção de Itens de Informação; Seleção de atributos e métricas; Exportação de dados; Salvamento de relatório. 5. Criação de Filtros, Prompts e Grupos Personalizados. 

Aula 4: Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte II (3hrs)

1. Execução da despesa: Controle por Empenho e Subitem. 2. Criação de relatórios sobre Execução da Despesa (controle por Credor, Empenho, Subitem). 3. Restos a Pagar: Conceitos; Restos a Pagar Processados e Não Processados. 4. Consultas sobre Restos a Pagar: Relatórios de Bancada; Seleção de Itens de Informação; Seleção de atributos e métricas. 5. Compartilhamento e subscrição de relatórios.

Aula 5:  Receita Pública e Documentos do Siafi (NC; NE; OB; e Outros) (3hrs)

1. Receita: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita; Mecanismos de Arrecadação de Receita. 2. Guia de Recolhimento da União. 3. Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas Prevista; Receita Realizada; Receitas arrecadadas por GRU. 

 VII. REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS PARA OS CURSOS ONLINE

Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

  • Computador com bom desempenho;
  • Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
  • Webcam e microfone;
  • Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
  • Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

VIII- CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso poderá será realizado no período de 09 a 13/11/2020, no horário das 14h às 17h totalizando 15(quinze) horas-aula.

IX– INFORMAÇÕES

Para outras informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

X– INSCRIÇÕES / CUSTO

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, enquanto houver vagas, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 1.100,00 ( mil e cem reais) por participante. 

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 431– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do curso, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

 

______________

A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.

Curso Power BI para Iniciantes

1         Objetivo

Este curso é destinado a gestores públicos ou profissionais de qualquer área que nunca tiveram contato ou que possuem pouco conhecimentos sobre o Power BI. É um curso para iniciantes no Power BI.

É um curso destinado àqueles que necessitem consolidar e cruzar informações de diversas fontes de dados, elaborar relatórios, produzir visões e cenários ou produzir dashboards.

2         Público alvo

Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que desejam aprender “do zero” a elaborar relatórios no Power BI. Gestores públicos ou profissionais de qualquer área que necessitem trabalhar, analisar e publicar grandes volumes de dados. Tomadores de decisão que necessitem conhecer novas técnicas de análise de informações com a ajuda de dashboards. Com o Power BI os gestores públicos ou profissionais de qualquer área poderão acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

3         Pré-requisitos

Conhecimento básico de informática. É desejável o conhecimento básico do Excel, mas essa condição não é obrigatória.

4         Metodologia e carga horária

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas sobre o Power BI. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam a aplicação do Power BI. Serão utilizadas para a prática do curso, informações sobre a execução orçamentária e financeira do Governo Federal como base, mas cuja forma de importação de dados, edição e elaboração de relatórios se aplicam a qualquer área de atuação.

O curso tem 20 horas de aula presenciais com conteúdo expositivo e aulas práticas. Na oportunidade, cada participante receberá cópia dos slides e do conteúdo prático a ser utilizado no curso.

5         Resultados Esperados

Ao final do curso os alunos estarão aptos a:

ü  Entender os conceitos básicos do Power BI;

ü  Navegar pelo aplicativo e elaborar, com autonomia, relatórios na ferramenta;

ü  Importar dados de diferentes fontes de dados;

ü  Modelar dados;

ü  Elaborar e publicar relatórios;

 

6         Conteúdo

6.1      Introdução ao Power BI

ü  O que é BI (Business Intelligence)?

ü  O que é o Power BI e por que utilizar essa plataforma.

ü  Evolução do BI e posicionamento do Power BI no mercado.

ü  Vantagens do Power BI.

ü  Versões do Microsoft Power BI e suas diferenças.

ü  Desktop ou Online?

ü  Aplicação do Power BI nos órgãos governamentais e empresas.

7         Instalando e Navegando pelo Power BI

ü  Instalando o Power BI Desktop.

ü  Overview Power BI Desktop (Navegando pelo Power BI): conjunto de dados; relatórios; painéis; telas e menus.

8         Carregando Dados no Power BI

ü  Pré-requisitos para as fontes de dados do Power BI.

ü  Importando dados de arquivos (Excel, Texto, CSV, página Web, banco de dados Access e arquivos XML).

9         Editando uma consulta no Power BI

ü  Estrutura de uma consulta no Power BI.

ü  Editando dados importados: inclusão e exclusão de linhas e colunas; substituição de dados; remoção de duplicatas; colunas personalizadas.

ü  Formatando e combinando dados.

ü  Filtros de dados.

ü  Relacionamento entre tabelas.

ü  Definindo e usando tabelas de datas.

ü  Criando medidas simples: operadores utilizados; medidas mais utilizadas.

ü  Colunas calculadas.

ü  Inserindo dados diretamente no Power BI.

10    Modelando Dados no Power BI

ü  Noções de Linguagem DAX e Linguagem  M.

11    Visualização de Relatório com Power BI Desktop

ü  Configurando a exibição de página.

ü  Imagens, cores de fundo e linhas.

ü  Agrupamento e compartimentalização.

ü  Sincronizando segmentações de dados nas páginas do relatório.

ü  Criando Dashboard Interativos.

12    Visualizações de Relatórios no Power BI

ü  Gráficos.

ü  Mapas.

ü  Segmentação de Dados

ü  Tabelas.

ü  Indicadores.

13    Compartilhando Informações do Power BI

ü  Criando e distribuindo dados (relatórios e dashboards).