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XXVIII Curso Tesouro Gerencial - Sistemas de Consultas Financeiras do Governo e Noções do Tesouro Gerencial

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Brasília-DF,  30/11 a 04/12/2020

Horário do evento: 08h ás 12h

confirmado

Ficha de Inscrição

Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

I. INTRODUÇÃO

O Tesouro Gerencial é hoje uma necessidade de todos os gestores que necessitam extrair informações do Siafi. 

É um sistema muito interativo e de fácil aprendizagem. Com este treinamento, rapidamente, aquele gestor que ainda não conhece o sistema ou que não tem ainda a autonomia para criar suas próprias consultas, ficará apto a criar relatórios fantásticos e surpreender a todos. 

Este curso capacitará os alunos a trabalhar no Tesouro Gerencial, apresentando as principais características e funcionalidades do sistema. O aluno compreenderá a estrutura da informação no Siafi e sua correlação com o Tesouro Gerencial. O curso apresentará ainda, como subsídio às consultas sobre a execução orçamentário-financeira, os principais conceitos de Contabilidade Pública referentes a Dotação Orçamentária, Descentralização de Créditos, Empenho, Liquidação, Pagamento, Restos a Pagar e Receita, bem como as principais de classificações contábeis ligados a esses temas. 

 O aluno será treinado para interpretar as demandas por informações do Siafi em relatórios do Tesouro Gerencial.

 São objetivos do curso:

 - Compreender os principais conceitos do Tesouro Gerencial;
- Navegar pelo sistema, conhecendo suas funcionalidades;
- Criar e executar relatórios, explorando as ferramentas do sistema;
- Conhecer e criar modelos de relatórios;
- Criar filtros, prompts, grupos personalizados e elementos derivados, e utilizá-los na criação e execução de relatórios.
- Entender a estrutura da Informação no Siafi;
- Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização: dotação, empenho, liquidação e pagamento;
- Consultar informações sobre receitas;
- Executar consultas de documentos (NE, ND, NC, OB, etc.).

II. PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender, prioritariamente, aqueles gestores que já conhecem o Tesouro Gerencial, mas que não possuem ainda autonomia para gerar suas próprias consultas.  Também é indicado para aqueles gestores que estejam há muito tempo sem usar o sistema e necessitam se atualizar. Também atende a coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo.

O treinamento se destina a qualquer profissional que que necessite extrair informações orçamentárias e financeiras do Siafi por meio do Tesouro Gerencial.

III. METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas no Tesouro Gerencial. Após a exposição teórica de cada assunto serão resolvidos diversos exercícios sobre o tema tratado. Os exercícios serão referentes a Execução Orçamentária e Financeira, cada um abordando aspectos específicos do Tesouro Gerencial. Dessa forma, o aprendizado se torna mais consistente, já que o aluno o aplica sobre situações práticas do cotidiano das Unidades Administrativas do Governo Federal.Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam diariamente, a execução orçamentária e financeira do Governo Federal e as alterações no Sistema. Serão elaborados relatórios desejados pelas Unidades Administrativas em sala.

O curso tem 20 horas/aula. Cada participante receberá cópia dos slides, da lista de exercícios e dos exercícios resolvidos. Também serão informados endereços eletrônicos onde o aluno poderá encontrar informações complementares.

IV. REQUISITOS

Ter acesso ao Tesouro Gerencial e possuir o perfil Tesconger no Siafi Operacional.Este curso é uma evolução do curso Tesouro Gerencial para Iniciantes, mas não prejudica quem não tiver realizado aquele curso.

V. RESULTADOS ESPERADOS

Ao final do curso os alunos estarão aptos a realizar consultas no Tesouro Gerencial sobre a execução orçamentária e financeira, obtendo relatórios sobre dotação orçamentária, descentralização de créditos, despesas empenhadas, despesas liquidadas e despesas pagas, receita pública. Também aprenderá a elaborar consultas sobre os documentos do Siafi relativos a execução orçamentária e financeira, como, por exemplo, NE e OB. 

Também estarão aptos a:

- Entender os conceitos do Tesouro Gerencial: Atributos; Métricas; Filtro; Prompt; Grupo Personalizado; Relatório em Branco; e Relatório de Bancada;
- Navegar pelo Tesouro Gerencial, compartilhar relatórios; e criar pastas particulares.
- Entender a estrutura das classificações constantes do orçamento público, como a Classificação por Natureza da Despesa, Classificação por Natureza da Receita, Classificação por Fonte, Estrutura Programática.
- Identificar as etapas da execução da despesa: dotação; empenho, liquidação e pagamento.
- Entender as etapas da execução da receita: previsão; lançamento; arrecadação; e recolhimento;
- Extrair informações sobre a execução orçamentária e financeira da despesa e da receita utilizando o Tesouro Gerencial.
- Elaborar consultas sobre os documentos da execução orçamentária e financeira, como, por exemplo: NE; e OB.

VI. ESTRUTURA E CONTEÚDO

Aula 1. Introdução ao Tesouro Gerencial (4hrs)

1. Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: a informação orçamentária; Classificação por Natureza da Despesa; classificação por Fonte de Recursos; a Célula orçamentária; principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira simplificada; Contas correntes. 2. Introdução ao Tesouro Gerencial: características do sistema; conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); navegação pelo sistema; menus; principais características; funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.Aspectos teóricos abordados: Neste módulo o aluno entenderá a estrutura da informação no Siafi, suas tabelas e classificações contábeis, bem como a correlação com os atributos do Tesouro Gerencial.

Aula 2: Criação de Relatórios, Filtros e Gráfico (4hrs)

Criar, salvar e exportar relatórios (selecionar Itens de Informação; selecionar atributos e métricas; criar pastas). Criar Filtros. Editar Totais. Criar Gráficos. Enviar relatório por email. Subscrever (agendar). Encaminhar relatório para Lista de Histórico. Aspectos teóricos abordados: 1. Conceitos sobre os Instrumentos de Planejamento do Governo Federal: PPA; LDO; e LOA. 2. Dotação Inicial. 3. Instrumentos de retificação orçamentária. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário. 4. Dotação Atualizada. 5. Descentralização de Créditos Orçamentários: Provisão e Destaque Orçamentário.

Aula 3: Criação de Relatórios de Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte I (4hrs)

Conhecer modelos de consultas (Modelo Básico para Relatório em Branco por Item de Informação). Criar e formatar relatório e gráfico. Drill. Criar Prompt. Criar Grupo Personalizado. Entender os Itens de Informação com controle célula da despesa. Realizar consultas de execução da despesa com controle por célula da despesa. Realizar consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, Programa, Fonte, Ação, Elemento de Despesa; e outros atributos. Aspectos teóricos abordados: 1. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenho, liquidação e pagamento). 2. Classificação por Natureza da Despesa. 3. Principais contas de despesa e suas contas correntes.

Aula 4: Criação de Relatórios de Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte II (4hrs)

Criar Elemento Derivado. Trabalhar com Consulta Construída. Entender os Itens de Informação com controle por empenho e subitem.Aspectos teóricos abordados: 1. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenho, liquidação e pagamento). 2. Classificação por Natureza da Despesa. 3. Principais contas de despesa e suas contas correntes. 4. Restos a Pagar.  

Aula 5: Consultas Sobre Receita, Documentos no Siafi (NC; NE; OB; e outros) e Solução de Dúvidas (4hrs)

Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas Prevista; Receita Realizada; Receitas arrecadadas por GRU. Consultas sobre documentos do SIAFI: Nota de Crédito (NC); Nota de Empenho (NE); Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB); entre outros. Solução de dúvidas dos alunos.Aspectos teóricos abordados: 1. Receita: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita; Mecanismos de Arrecadação de Receita. 2. Guia de Recolhimento da União.

VII - CARGA HORÁRIA E PERÍODO:

Será realizado no período de 30/11 a 04/12/2020, no horário das 08h às 12h, totalizando 20(vinte) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

VIII - LOCAL E INFORMAÇÕES:

O evento será ministrado no Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

IX – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento na inscrição é de R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais) por participante. 

Para cada 06(seis) inscrições do mesmo órgão efetivadas,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

X - REQUISITOS:

Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, auditoria, assessoria, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimento básico de SIAFI operacional.

O participante deverá trazer a senha de acesso ao sistema, para tanto deverá estar cadastrado ou cadastra-se na STN através da instituição responsável pela indicação.

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A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.