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XII Curso de Gestão de Riscos no Setor Público

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O programa atende a Instrução Normativa Conjunta CGU/MP 001/2016 - TCU, sobre contratos internos, gestão de riscos e governança no âmbito do poder Executivo Federal

Brasília-DF, 03 a 05/12/2018
Horário do evento: 08h às 12h e 14h ás 18h


Ficha de Inscrição
Após preenchimento, favor encaminahr a ficha para o email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

 

 

I - OBJETIVO

Ao final do curso os alunos serão capazes de:

- conhecer o que é necessário para uma organização ser gerenciada com base em riscos;

- posicionar corretamente a unidade de auditoria interna relativamente ao seu papel na gestão de riscos corporativa;

-  construir um modelo de Plano de Auditoria que utilize parâmetros baseados em risco.

- realizar o planejamento de uma auditoria com base na coleta e tratamento de dados, de forma a potencializar os resultados do trabalho.

 

 II - PÚBLICO ALVO

O curso é destinado a:

• Servidores e gestores públicos em todos os níveirs que queiram melhorar suas percepções sobre os riscos que as suas organizações/departamentos/unidades estão submetidas, bem como gerenciar melhor esses riscos;
• Gestores e servidores públicos envolvidos com a implantação da gestão de riscos nas suas organizações.

III - A ESTRUTURA E CONTEÚDO

Conceito de Risco. Utilização do conceito de risco no processo decisório. Gestão de riscos. Origens da gestão de riscos. Modelos de Gestão de Riscos Organizacional. Enterprise Risk Management - ERM. Normas sobre Risco: Coso, ISO 31.000. Princípios da Gestão de Riscos, Padrões de gestão de Riscos, Elementos da Gestão de Riscos. Cenários. Mapeamento e Análise de Risco. Matriz de Risco. Métodos e Técnicas de identificação e análise de risco. Implantação da Gestão de Risco em organizações. Risco e gestão da mudança nas organizações

IV – CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso será realizado na forma de aulas expositivas, discussões em grupo e trabalhos em grupo, no período de 03 a 05/12/2018, sendo que no dia 03/12 a aula será das 08h às 12h e nos dias 04 e 05 o horário será das 08h às 12h e 14h às 18htotalizando 20 horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

 V - LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado nas instalações da sede da ABOP. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br 

VI – INSCRIÇÕES/CUSTO

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da Abop, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, até o dia 30 de novembro de 2018 ou  enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento na inscrição é de R$ 1.710,00 ( hum mil setecentos e dez reais) por participante. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação. 

VII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de planejamento, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

 

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A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.