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Curso sobre Implementação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais: Reavaliação Impairment e Depreciação dos Bens Móveis antes e depois de 2010

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Brasília, 11 a 15/09/2017
Horário do evento: 08h às 12h
155 desconto

 

Ficha de Inscrição

Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

I - OBJETIVO

Capacitar os servidores a realizar depreciação, amortização, exaustão, teste de recuperabilidade e reavaliação junto aos bens públicos, de acordo com as novas normas de contabilidade aplicadas ao setor público , e seus respectivos impactos no SIAFI.

 II – PÚBLICO ALVO

Servidores indicados pela Coordenação de Patrimônio e Suprimento.

 III - CONTEÚDO

1- Contextualização da Gestão Patrimonial no Setor Público: Histórico, mudanças e desafios;
2- Procedimentos para reconhecimento e mensuração do ativo imobilizado e do ativo intangível, além de rotinas para a depreciação, amortização e exaustão sistematizadas dos mesmos;
3- Análise da Macrofunção SIAFI 02.03.30 Depreciação, Amortização e Exaustão para Administração Pública Federal, evidenciando os pontos principais voltados a realidade da Presidência. 
4- Metodologia de reconhecimento e mensuração de ativos imobilizados e intangíveis e de sistematização da depreciação, depois de 2010, e os respectivos lançamentos no SIAFI;
5- Procedimentos para sistematização (SIAFI) para ajustes de exercícios anteriores (reavaliação e do ajuste ao valor recuperável dos ativos) dos bens antes de 2010;
6- Técnicas e procedimentos para levantamento dos bens móveis, imóveis e intangíveis da entidade relatório da Comissão designada com o detalhamento do patrimônio com base em perícia ou referência de mercado.
7- Análise, entendimento e Regularização de situações no SIAFI, para que o mesmo espelhe a realidade do sistema de Gestão Patrimonial do órgão, no que tange a bens em trânsito, inservíveis, extraviados, sob sindicância, dentro outros;
8- Com casos concretos trazidos pela responsável pela área de Patrimônio para serem discutidos e resolvidos em sala de aula, dentro do período do curso.

IV - CARGA HORÁRIA E METODOLOGIA

O curso será realizado no período 11 a 15/09/2017no horário das 08h às 12h,  totalizando 20 (vinte) horas-aula. Terá aulas expositivas, participativas, aplicação de exercícios e trabalhos em grupo, abordagem prática que reflete a importância do tema no contexto atual.

 

V – INSCRIÇÕES/CUSTO

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, mediante o preenchimento da ficha anexa, até o dia 08/09 ou enquanto houver vagas. O investimento na inscrição é de R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais), sendo que para inscrições efetivadas  até o dia 31/05, estamos concedendo desconto de 15%, representando o valor de R$ 1.530,00, por participante. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do início do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

 VI – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de auditoria, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas


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A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.