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XI CURSO DE TREINAMENTO NOVO CPR

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Brasília-DF, 28/08 a 01/09/2017
Horário: 18h20min às 22h20min 

desconto

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

I - OBJETIVO:

Capacitar o usuário quanto às funcionalidades do Novo SIAFI com a utilização do Subsistema CPR – Contas a Pagar e a Receber acessado via WEB. A partir de uma abordagem avaliativa serão apresentados os conceitos do CPR, a nova filosofia, as principais alterações e os comparativos estabelecidos na nova plataforma e a atual. O curso visa o aprimoramento necessário ao desempenho das atividades desenvolvidas pelos interessados que tratam da execução orçamentária, financeira, patrimonial, bem como aos aspectos contábeis relacionados e gerenciamento de compromissos.

a) Apresentar as conceituações do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber – CPR;

b) Apresentar o projeto NOVO SIAFI;

c) Demonstrar a estrutura do NOVO SIAFI;

d) Descrever os comparativos existentes entre a nova plataforma e a atual;

e) Demonstrar a nova forma de navegação e exibição dos Menus;

f) Apresentar as novas transações com estabelecimento da correlação entre a estrutura atual;

g) Descrever a nova tabela de situação e suas funcionalidades abrangendo todos os aspectos de liquidação, pagamento, devolução e estorno de valores;

h) Apresentar os novos procedimentos de gerenciamento de compromissos;

i) Descrever o processo de relacionamento de documentos hábeis;

j) Realizar exercícios demonstrando as novas formas de preenchimento dos campos e respectivos impactos nos lançamentos;

k) Apresentar as novas opções de realização dos documentos hábeis.


II - PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender, aos técnicos e gestores públicos envolvidos nas ações de emissão de documentos no SIAFI em todas as áreas do conhecimento e que atuem nas áreas de gestão e execução orçamentária, financeira, patrimonial, de transferências bem como aqueles que tenham interesse em conhecer o sistema.

III – MATERIAL DIDÁTICO:

Os alunos receberão apostila contendo o material para treinamento.

IV - ESTRUTURA E CONTEÚDO:

Módulo I – SIAFI – Apresentação Novo CPR 

 

1. Conceituações CPR: Apresentar as conceituações do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber 2– Projeto NOVO SIAFI – Apresentar as principais inovações e mudanças que ocorrerão no projeto NOVO SIAFI, subsistema CPR diante da obrigação de utilização total a partir de 02 de janeiro de 2012; 3 – Demonstrar a estrutura do NOVO SIAFI: Apresentar as novas tabelas que tratam do novo SIAFI; 4. Descrever os comparativos existentes entre a nova plataforma e a atual – Estabelecer um comparativo entre as funcionalidades do CPR atual e do novo CPR.

 

Módulo II – Exercícios Práticos

 

1. Consulta a tabela de situações e documentos hábeis no NOVO SIAFI; 2. Inclusão de empenho e lista de credores no SIAFI ATUAL; 3. Inclusão de documentos no novo CPR e respectivos pré-docs; 4. Consulta a documentos no novo CPR e NOVO SIAFI; 5. Realização de Pagamento no Novo CPR; 6. Inclusão de documento hábil com duas situações; 7. Procedimento para devolução de despesas; 8. Procedimento para reclassificação de despesa;

V – METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão expositivas, com apresentação de slides baseados no material didático com resolução de exercícios de fixação e realização de casos práticos de acordo com as rotinas em uso em cada unidade e estudos de caso.

O curso será ministrado por técnicos que trabalham na Secretaria do Tesouro Nacional, que atuam diretamente nas áreas de desenvolvimento e capacitação nas áreas de gestão orçamentária, financeira e patrimonial e principalmente da experiência vivida na gestão da contabilidade do governo federal.

O curso tem 20 horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

VI – LOCAL E INFORMAÇÕES

O curso será ministrado nas instalações da ABOP - SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF.  Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613(61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br. 

O curso será realizado no período de 28/08 a 01/09/2017, no horário das 18h20min às 22h20min, totalizando 20 (vinte) horas/aula, sendo que no dia 01/09, a aula poderá ser no horário das 08h às 12h. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.

VI - INSCRIÇÕES, VALOR DA INSCRIÇÃO  E INFORMAÇÕES

As inscrições deverão ser feitas diretamente na Secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, até o dia 25 de agosto de 2017 ou enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento na inscrição é de R$ 1.530,00 ( hum mil e quinhentos e trinta reais) por participante(valor já com desconto de 15%, para inscrições realizadas até 25/08, valor sem desconto R$ 1.800,00).  ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o curso em até 48h antes do início do evento ou cancelar o mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VII - REQUISITOS:

Ter senha de acesso ao SIAFI EDUCACIONAL a qual será obtida junto ao Cadastrador do órgão.

 

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A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.