ABOP

 
 
You are here:: Notícias Cursos XIII Curso sobre Elaboração de Indicadores de Desempenho Organizacional
 
 

XIII Curso sobre Elaboração de Indicadores de Desempenho Organizacional

E-mail Imprimir PDF
Brasília , 10 a 13/07/2017
Horário: 08h às 12h e 14h às 18h
desconto

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

I – JUSTIFICATIVA

A adoção e emprego de indicadores nas organizações públicas vem sendo a maneira de avaliar o desempenho, com vistas a prestação de contas ao cidadão e à sociedade. Sua  utilização pelos gestores nos mais variados campos de atividade é fundamental para avaliação do progresso e dos resultados organizacionais e dos processos da área-fim e de suporte, de modo a garantir o atendimento às necessidades e expectativas das partes interessadas. Eles propiciam maior racionalização no uso dos recursos e o direcionamento e ajuste das estratégias com vistas ao alcance das metas e consecução dos objetivos, oportunizando a sustentabilidade e sobrevivência da organização.

II – OBJETIVO

O curso tem por objetivo promover a capacitação de gestores da administração pública em técnicas de elaboração, implantação e monitoramento de indicadores de desempenho, com vistas à aplicação dos conhecimentos na gestão estratégica e em macroprocessos e processos da área-fim e de suporte. Ao término do Curso, o participante deverá demonstrar capacidade de elaborar, implantar e monitorar indicadores de desempenho organizacionais.

III - PÚBLICO ALVO

Gerentes, supervisores e diretores envolvidos na gestão estratégica, de macroprocessos e processos finalísticos ou de apoio.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Avaliação do desempenho para a sobrevivência e sustentabilidade da organização.

2. Gestão por resultados nas organizações públicas.

3. Indicadores: conceituação, características e classificação.

4. Gerenciamento: o contexto de utilização dos indicadores de desempenho.

5. Construção de indicadores de resultados e sua utilização na gestão estratégica.

6. Elaboração de indicadores de eficiência, eficácia e efetividade.

7. Utilização dos indicadores no monitoramento e na avaliação do  desempenho dos

macroprocessos e processos organizacionais.

8. Estabelecimento de metas de desempenho, valores e prazos.

9. Elaboração do Plano de Implementação dos Indicadores de Desempenho;

10.  Gestão de processos e macroprocessos utilizando Indicadores e o ciclo do PDCA.

11.  Exercícios de aplicação prática dos conceitos e da metodologia.

V - METODOLOGIA

O curso será desenvolvido mediante apresentação dialogada de conceitos sobre o tema e aplicação de exercícios práticos em grupos de trabalho, com apresentação e discussão de seus resultados, em classe.

VI – CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O evento será ministrado nas instalações da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.

O curso será realizado no período de 10 a 13/07/017, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h, totalizando 30 (trinta) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.

V - INFORMAÇÕES E VALOR INDIVIDUAL

As inscrições deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, até o dia 07 de julho de 2017 ou enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento na inscrição é de R$ 1.700,00 ( hum mil e setecentos reais) por participante (valor já com desconto de 15%, para inscrições realizadas até 07/07, valor sem desconto R$ 2.000,00). A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

 VI – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de materiais, administração, assessoria, contabilidade, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

________________

A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.