Brasília-DF, 12 a 15/04/2021 Horário: 08h às 12h e 14h às 18h |
Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
I – JUSTIFICATIVA
Conhecer os processos é uma necessidade de toda e qualquer organização pública ou privada. A organização estruturada e gerida por processos, priorizando os fluxos de trabalho e não a hierarquia, melhora significativamente sua capacidade de responder as demandas da sociedade e de garantir sua sobrevivência e o sucesso de seu negócio.
O mapeamento destinado a conhecer a situação dos processos tais como se encontram, propicia um diagnóstico inicial sobre o qual as técnicas e ferramentas de modelagem, redesenho e automação permitem uma agilização e otimização dos fluxos de trabalho que propiciam ganhos de tempo e produtividade.
II – OBJETIVO
Promover a capacitação de gestores e servidores, em técnicas de identificação, modelagem e gestão de processos, com vistas à aplicação dos conhecimentos em macroprocessos e processos da organização. Ao término do Curso, o participante deverá demonstrar capacidade de entender a importância e as vantagens da gerir a organização por processos, identificar e modelar processos organizacionais, detectar problemas e identificar suas causas, gerar soluções e implantá-las, elaborar e implantar indicadores e avaliar o desempenho dos processos e gerenciar a rotina do processo e promover sua melhoria.
III – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Conceito de macroprocesso e processo;
- Identificação dos macroprocessos com base na cadeia de valor da organização;
- Metodologias e ferramentas para a modelagem e gestão de processos;
- Modelagem dos processos empregando as ferramentas de escopo, macrodiagrama e fluxograma;
- Identificação de Fatores críticos de sucesso, clientes, fornecedores, partes interessadas e suas expectativas;
- Dimensões da qualidade, elaboração e implantação de indicadores de resultados;
- Estabelecimento de metas e avaliação do desempenho dos processos;
- Identificação de problemas e suas causas;
- Proposição de soluções e estabelecimento de metas de desempenho;
- Elaboração de Plano de ação para a implantação das soluções para o alcance das metas estabelecidas;
- Análise do desempenho, aprendizado e elaboração do relatório de 3 gerações;
- Gestão e melhoria contínua do processo.
IV – METODOLOGIA
O curso será desenvolvido mediante apresentação dialogada sobre o tema e aplicação de exercícios em grupos de trabalho, com apresentação e discussão de seus resultados, em classe.
IV – LOCAL, CARGA HORÁRIA E PERÍODO
O evento será ministrado nas instalações da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br
O curso será realizado no período de 12 a 15/04/2021, no horário das 08h às 12h e das 14h às 18h, totalizando 32 (trinta e duas) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.
V - INFORMAÇÕES E VALOR INDIVIDUAL
As inscrições deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, enquanto houver vagas, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 2.000,00 ( dois mil reais) por participante.
Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.
A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48h antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.
VI – REQUISITOS
Ter curso superior ou exercício profissional na área de materiais, administração, assessoria, contabilidade, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.
________________
A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.