ABOP

 
 
You are here:: Notícias Cursos XIII Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco
 
 

XIII Curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco

E-mail Imprimir PDF
Brasília-DF,  11 a 15/09/2017
Horário: 08h às 12h
desconto

Ficha de Inscrição

Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

I – OBJETIVO

Propiciar que os servidores da área de controle interno/auditoria interna do setor público sejam capazes de avaliar a gestão de risco dos seus órgãos e entidades, elaborar planos de auditoria e realizar o planejamento das auditorias com base nos riscos existentes nas suas organizações, maximizando assim os resultados das auditoras planejadas e realizadas e minimizando o subjetivismo na escolha dos trabalhos.

 II - PÚBLICO ALVO

Profissionais de controle interno/auditoria interna interessados na utilização do conceito de risco nas práticas de auditoria em entidades e órgãos públicos.

 III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final do curso os alunos serão capazes de:

  •  
    •  conhecer o que é necessário para uma organização ser gerenciada com base em riscos;
    • posicionar corretamente a unidade de auditoria interna relativamente ao seu papel na gestão de riscos corporativa;
    • construir um modelo de Plano de Auditoria que utilize parâmetros baseados em risco.
    • realizar o planejamento de uma auditoria com base na coleta e tratamento de dados, de forma a potencializar os resultados do trabalho

IV - A ESTRUTURA E CONTEÚDO

Conceito de Risco; Elementos Associados ao Risco; Percepção de Riscos; Percepção x Decisão; Como o risco afeta a tomada de decisões; Consciência sobre os riscos; Problema x Risco; Categorização de Riscos;; Identificação de riscos; Termos relativos ao Risco: Evento, Causas do risco, Consequências do risco. Avaliação e Tratamento de Riscos; Critérios para avaliação de riscos; Risco Inerente x Risco Residual; Tratamento de Riscos; Apetite para o Risco; Matriz de Riscos; Enterprise Risk Management; Origens da Gestão de Riscos; Tipos de Gestão de Riscos; Governança x Gestão de Risco; Benefícios da gestão de riscos; Normas - Gestão de Riscos; ISO 31000; COSO; Elementos Necessários para GR: Comprometimento da Cúpula; Política de Gestão de Riscos; Estratégia x Gestão de Riscos; Gestão de Riscos x Mudanças Organizacionais; Processo de Gestão de Riscos; Treinamento; recursos; cultura e Gestão de Riscos; Risco e Cultura; Key Risk Indicators; Métodos de Identificação e Avaliação de Riscos e Controles. SWOT; Oficinas com gestores e colaboradores; Benchmarking de projetos externos semelhantes; Brainstorming; Entrevistas com Especialistas; Aprendizado/Analogia; Mapeamento de Processos; Uso do Mapeamento de Processos; Bow Tie; SWIFT; Simulações. Atuação da Auditoria Interna na Gestão de Riscos. Risco e Plano de Auditoria. Planejamento do trabalho de auditoria baseado em risco.

V – CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso será ser realizado no período de 11 a 15/09/2017, horário das 08h às 12h. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

 VI - LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado no Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br 

VII – INSCRIÇÕES/CUSTO

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, até o dia 08 de setembro de 2017 ou enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 1.530,00 ( hum mil quinhentos e trinta reais) por participante (valor já com desconto de 15%, para inscrições realizadas até 08/09, valor sem desconto R$ 1.800,00).A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação. 

VIII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, auditoria, administração, planejamento, orçamento, assessoria e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

 

_________________________

A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.