ABOP

 
 
You are here:: Notícias Cursos XXIX Curso de Contabilidade Pública
 
 

XXIX Curso de Contabilidade Pública

E-mail Imprimir PDF

 

Important e: Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Contabilidade - Parecer DF-578/2016 de acordo com a NBCPG12-R1 com pontuação de 40 pontos 

Brasília-DF, 03 a 14/09/2018
Horário do evento: 18h20mimn às 22h20min

     

Ficha de Inscrição

Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

I - OBJETIVO

Apresentar aos participantes do curso uma nova forma de entender, praticar e utilizar a Contabilidade Pública na Administração Pública Federal, e as mudanças provocadas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, bem como o impacto no SIAFI e na forma de buscar as informações da execução orçamentária. No curso serão utilizados exercícios práticos no E xcel com a mesma ló g ica do SIAFI, realçando conceitos técnicos e jurídicos, com citação de casos típicos do dia a dia de um gestor público, para fixação da lógica dos registros e das informações produzidas pela contabilidade pública através do SIAFI como instrumento de controle e de informação do Governo Federal.

Neste curso o participante vai conhecer as novidades na contabilidade pública com a divulgação, pelo CFC, das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T 16, de 01 a 10), o novo Plano de Contas e as Demonstrações Contábeis e Gerenciais que alteraram os anexos da Lei nº 4.320/64.

II - PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender, prioritariamente, aos profissionais e especialistas que praticam a execução financeira e orçamentária; aos técnicos de controle interno; aos gerentes que necessitam de informações extraídas do orçamento e do SIAFI, bem como aos responsáveis por tomadas e prestações de contas para a SFC e TCU para atender as Leis nºs 4.320/64 e 101/00 Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF e as novas normas contábeis.

Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Contabilidade - Parecer DF-578/2016 de acordo com a NBCPG12-R1 com pontuação de 40 pontos.

Destina-se, também, a estudantes e técnicos que estejam interessados em participar de concursos públicos nas áreas de planejamento, orçamento, finanças públicas, contabilidade pública e auditoria governamental.

III - A ESTRUTURA E CONTEÚDO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Dar uma visão da Administração Pública Federal;
• Mostrar a evolução das reformas das finanças e o impacto no orçamento e a contabilidade pública;
• Mostrar a integração entre os sistemas do ciclo da gestão pública;
• Apresentar a lógica da gestão pública na visão da Governança Corporativa;
• Explicar o funcionamento da execução orçamentária e financeira através da utilização do SIAFI e da lógica da contabilidade;
• Demonstrar a forma de atuação da Contabilidade Pública;
• Demonstrar as mudanças na contabilidade com as normas aprovadas pelo CFC (NBS T 16);
• Mostrar a obrigação de utilizar a contabilidade para o setor público nas ONG's e “Sistema S”, para atender às normas do CFC (NNBC T 16);
• Demonstrar a lógica dos registros contábeis automáticos e as mudanças com as normas aprovadas pelo CFC (NBS T 16);
• Demonstrar a utilização gerencial do Plano de Contas e as mudanças que ocorrerão com as normas aprovadas pelo CFC ;
• Apresentar as principais informações fornecidas pela Contabilidade Pública;
• Apresentar a estrutura e o funcionamento do SIAFI;
• Mostrar a integração entre os sistemas de finanças, contabilidade e controle interno com a gestão de riscos;
• Apresentar a legislação que envolve a execução do orçamento;
• Apresentar indicadores da execução financeira e orçamentária via SIAFI;
• Apresentar a forma de utilizar a contabilidade como base dos indicadores de eficiência, eficácia e economicidade;
• Análises contábeis para segurança da informação orçamentária;
• Elaboração de informações legais (Lei 4.320/64 e 101/00 LRF) no Excel;
• Apresentação de indicadores contábeis para auxilio á gestão e ao controle.
• Análise de balanços com ênfases econômicas, financeiras e de suporte à prestação de contas aos tribunais.

IV - CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso será realizado no período de 03 a 14/09/2018, no horário das 18h20min às 22h20min,  totalizando 40 (quarenta) horas-aula, sendo que no último dia a aula será no horário das 08h às 12h. Na oportunidade, cada participante receberá o livro "Auditoria, Contabilidade e Controle Interno no Setor Público " - Domingos Poubel de Castro (autor e instrutor), utilizado como material do curso.

V – METODOLOGIA

O evento será apresentado e desenvolvido na forma de exposições, debates, elaboração e resolução de exercícios em Excel, demonstrando a mesma lógica do SIAFI, com ênfase na:

• Parte expositiva da evolução histórica até o funcionamento da execução orçamentária;
• Parte explicativa de conceitos e legislação pertinente a cada tema;
• Discussão de temas atuais voltados ao dia-a-dia de uma Unidade Gestora relacionados com a execução orçamentária e contábil;
• Resolução de exercícios contábeis e orçamentários no Excel;
• Apuração dos balanços e informações contábeis e da LRF no Excel;
• Análises contábeis para segurança da informação orçamentária;
• Elaboração de informações legais (Lei 4.320/64 e 101/00 LRF) no Excel;
• Indicadores contábeis utilizados pelas auditorias e tribunais;
• Apresentação de indicadores contábeis para auxilio á gestão e ao controle.

VI – INFORMAÇÕES

O evento será ministrado no Auditório da ABOP - SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VII – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993,  até o dia 31 de agosto de 2018 ou enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 2.090,00 ( dois mil e noventa reais) por participante. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU – Agência 8635, Conta Corrente nº 24.938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF07.343.300/001-00.

A turma é limitada a 30 alunos devido ao uso de equipamentos individuais. A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação exigida.

A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancela-lo em até 48h antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VIII – REQUISITOS

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, administração, planejamento, orçamento e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.

________________
A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.