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XXII CONTABILIDADE AVANÇADA - SIAFI ( OPERACIONAL)

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Importante: Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Contabilidade - Parecer DF-578/2016 de acordo com a NBCPG12-R1 com pontuação 24 pontos

 Brasília-DF, 27 a 29/05/2019
 Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h


Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

I - OBJETIVO:

Promover aos participantes do curso treinamento com abordagem de conceitos avançados sobre a aplicação da contabilidade na Administração Pública Federal, com enfoque nos conceitos, estrutura (plano de contas e tabela de eventos), contabilização das operações típicas da administração pública, elaboração e análise dos Balanços Públicos e procedimentos relativos ao encerramento do exercício. No curso serão utilizados exercícios práticos aplicados diretamente no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi , com a demonstração dos processos e transações que envolvem a geração dos Balanços Públicos e apóiam as rotinas de encerramento do exercício.

II - PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender, prioritariamente, a especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial que utilizem o Siafi . Curso fundamental para o gestor público federal que trabalham no setor de contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade por meio do Siafi . Também de interesse aos profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada como se processa a contabilidade no governo de federal.

Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal de ContabilidadeParecer DF-578/2016 de acordo com a NBCPG12-R1 com pontuação de 24 pontos.

III - Estrutura e Conteúdo

•  Demonstrar a aplicação da contabilidade na Administração Pública: conceito, objeto, exercício financeiro, regime contábil, campo aplicação, legislação, atos e fatos administrativos;

•  Principais conceitos da contabilidade pública: Dívida Fundada, Dívida Flutuante, Restos a Pagar, Despesas de Exercícios Anteriores, Dívida Ativa;

•  Apresentar as noções básicas da Contabilidade Pública - Plano de Contas, Tabelas de Eventos, Indicadores Contábeis e Sistema de Contas;

•  Lançamentos Típicos dos atos e fatos da Administração Pública: Previsão da Receita e Fixação da Despesa, Descentralização de Créditos, Execução da Receita e da Despesa, Restos a Pagar, Dívida Ativa, Variações Patrimoniais Aumentativa e Diminutiva,  etc;

•  Apresentar conceitos, legislação e estrutura dos Balanços Públicos: Balanço Patrimonial - BP, Demonstração das Variações Patrimoniais - DVP, Balanço Financeiro - BF, Balanço Orçamentário - BO, Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC, Demonstração da Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL; Demonstrativo das Disponibilidades por Fonte de Recursos;

•   Elaborar os Balanços Públicos de forma prática;

•  Mostrar as transações no SIAFI que dão suporte ao processo de elaboração e geração  dos Balanços Públicos:  Balanços, CONDEMCON - Consulta Balanços a nível de UG E DE ÓRGÃO e envio para o email;

•  Entender o processo de verificação da consistência dos Balanços Públicos com a utilização das ferramentas do SIAFI: Auditores Contábeis e Consulta Equações Contábeis CONAUD - Consulta Inconsistência Outros e CONDESAUD - Consulta Contas Irregulares, contas com saldos invertidos e saldos alongados ; BALANCETE; Razão Contábil  - CONRAZAO no SIAFI;

•  Análise Econômico Financeira das Demonstrações Contábeis aplicada ao SIAFI ;

•  Entender de forma prática como efetuar as regularizações contábeis no SIAFI com vistas a sanar as inconsistências e irregularidades nos Balanços;

•  Apresentar os principais procedimentos, transações e contas do processo de encerramento do exercício; Restos a Pagar; Recursos Diferidos; Convênios.

Conteúdo:

MÓDULOS

Módulo I - Noções Básicas da Contabilidade Pública

  1. Conceito; Objeto;
  2. Exercício Financeiro;
  3. Regime Contábil e Orçamentário;
  4. Campo de Aplicação;
  5. Legislação;
  6. Atos e Fatos Administrativos.

Módulo II - Estrutura do Registro Contábil aplicado ao SIAFI

  1. Plano de Contas;
  2. Tabela de Eventos;
  3. Indicadores Contábeis;
  4. Tabela de Situação do CPR;
  5. Tabela de Dedução do CPR.

Módulo III  - Lançamentos Típicos  dos Atos e Fatos da Administração Pública

  1. Previsão da Receita;
  2. Fixação da Despesa;
  3. Descentralização de Créditos;
  4. Execução da Despesa: Empenho; Liquidação e Pagamento;
  5. Interferências Financeiras;
  6. Execução da Receita;
  7. Restos a Pagar;

Módulo IV - Conceito e Estrutura dos Demonstrativos

  1. Demonstrações Contábeis da Contabilidade Pública - Legislação
  2. Balanço Financeiro;
  3. Balanço Patrimonial;
  4. Demonstração das Variações Patrimoniais;
  5. Balanço Orçamentário;
  6. Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC,
  7. Demonstração da Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL;

Módulo V - Elaboração das Demonstrações Contábeis

  1. Exposição sobre as Regras para Geração dos Demonstrativos no SIAFI;
  2. Consulta Regras de Geração dos Demonstrativos no SIAFI
  3. Consulta dos Demonstrativos Contábeis no SIAFI

Módulo VI – Análise e Verificação da Consistência dos Demonstrativos Contábeis

  1. Análise da Consistência dos Demonstrativos Contábeis;
  2. Balancete de Verificação
  3. Razão Contábil
  4. Livro Diário
  5. Tabela de Auditores Contábeis e Equações Contábeis;
  6. Análise do CONAUD - Inconsistência Outros;
  7. Análise do CONDESAUD - Contas Irregulares
  8. Conformidade Contábil e Restrições Contábeis

Módulo VII - Principais Regularizações Contábeis

  1. Importância das Regularizações Contábeis;
  2. Ordens Bancárias Canceladas no SIAFI;
  3. Receitas Correntes e de Capital a classificar;
  4. Recebimento por GRU de devoluções de Despesas do Exercício e de Exercícios Anteriores;
  5. Limite de Saque para Pagamento Contra Entrega;
  6. GRU a Classificar;
  7. Saques por Cartão de Crédito a Classificar;
  8. Saques e Fatura do Cartão de Pagamento do Governo Federal;
  9. Crédito Bloqueado para Remanejamento;
  10. Reclassificação de conta correntes contas do Ativo e Passivo

Módulo VIII - Encerramento do Exercício

  1. Conceito do Encerramento do Exercício;
  2. Norma de Encerramento do Exercício;
  3. Prazos para os processos do Encerramento;
  4. Procedimentos para o Encerramento do Exercício;
  5. Transposição de Saldos;
  6. Inscrição em Restos a Pagar (Processados e Não Processados)
  7. Recursos a Receber/ Liberar e Recursos Diferidos;
  8. Apuração do Resultado do Exercício;
  9. Transações no SIAFI para acompanhamento do Encerramento.

IV - METODOLOGIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. Assim, haverá aulas expositivas, com apresentação de slides baseados na apostila; e aulas práticas, com acesso direto no SIAFI Educacional e SIAFI Operacional, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos.

V - CARGA HORÁRIA E PERÍODO

O curso será realizado no período de 27 a 29/05/2019, no horário das 08h 12h e 14h às 18h, totalizando 24 (vinte e quatro) horas-aula. 

Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

VI - LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado no Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br

VII – INSCRIÇÕES

Deverão ser feitas diretamente na secretaria da entidade, até o dia 24 de maio de 2019 ou enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento na inscrição é de R$ 1.800,00 ( hum mil e oitocentos reais) por participante. A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341– ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/DF 07.343.300/001-00. 

A turma é limitada a 28 alunos devido ao uso de equipamentos individuais.
A ABOP poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 48 horas antes do inicio do mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação exigida.

VIII - REQUISITOS:

Ter curso superior ou exercício profissional na área de contabilidade, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimentos básicos de SIAFI e Contabilidade Pública.

Importante: Para entendimento do curso é pré-requisito que o aluno tenha conhecimento básico de SIAFI e de Contabilidade Pública. Portanto, recomenda-se para aquele que não possui o pré-requisito que antes se matricule nos seguintes cursos oferecidos pela ABOP:

- CURSO SOBRE SIAFI (Operacional) - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
- CURSO DE CONTABILIDADE PÚBLICA

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A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.