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60º Curso sobre SIASG (operacional) - Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais

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Brasília-DF, 12 a 15/04/2021
Horário do evento: 08h às 12h e 14h às 18h

Ficha de Inscrição
Após o preenchimento da ficha enviar para o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

I - OBJETIVO:

O objetivo principal do treinamento é preparar o servidor para a utilização de todos os módulos do Siasg, independemente do setor de vinculação. Iniciando pelo entendimento do seja o SISG, o servidor passará a entender o objetivo do SIASG e sua aplicação como ferramenta moderna de controle da Administração Publica.

 SISG  - O Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, concretizou uma reforma administrativa baseada nos princípios do planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e controle, até hoje reconhecida como um esforço de modernização e profissionalização da atuação estatal. O diploma previu, em seu art. 30, a organização centralizada de algumas atividades sob a forma de sistemas, com o intuito de estabelecer uma coordenação eficiente, padronizada e transparente, visando a redução de custos operacionais para a Administração.

 SIASG - Decreto nº 1.094/1994, no art. 7° é institui o SIASG. Esse sistema auxiliar do SISG se destinada à informatização e à operacionalização suas atividades, com a finalidade de integrar e dotar os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional de instrumento de modernização.

II - PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender a servidores envolvidos nas atividades de compras, financeiro e contratos da UASG.

III – MATERIAL DIDÁTICO:

Será oferecida ao aluno uma apostila contendo os slides do curso.

IV - ESTRUTURA E CONTEÚDO:

Módulo I – Estrutura Administrativa brasileira, as Leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA)

1. Estrutura Administrativa: Administração direta e indireta. 

2. Orçamento Público: Histórico, Conceito, Base Legal, PPA, LDO e LOA, Prazos de Encaminhamento.

3. O papel da SOF - Secretaria do Orçamento Federal na execução do orçamento federal. 

4. O papel da STN na execução financeira.

 Módulo II – SIASG – Apresentação, Conceitos Básicos, Módulos e Tabelas

1. Apresentação e Conceitos Básicos do Sistema: Histórico, Objetivos, Características.

2. Principais módulos:

• CATMAT - catalogação de material

• CATSER - catalogação de serviço

• COMUNICA - sistema de comunicação siasg

• SICAF - cadastro único de fornecedores

• SICON - gestão de contrato

• SICONV - sistema de gestão de convênios

• SIDEC - divulgação eletrônica compras

• SISME - minuta de empenho

• SISPP - preços praticados

• SISRP - sistema de registro de preço•TABELAS - tabelas de apoio ao siasg

 Módulo III – Módulo COMUNICA, CATMAT, CATSER, SICAF

CATMATITEM - item de material MATRIZ - matriz de classificacao

• PDM - padrao descritivo de material   PEDIDOS - distribuicao de pedidos CATSERCADSERVICO - cadastro de servico
• COMUNICA
• ADMGRUPO - administração de grupo de UASG
• ADMMSG - administração de mensagem

SICAF   100% Digital –   IN  nº 3, de 26 de abril de 2018

Módulo IV – Módulo DIVULGAÇÃO – SIASGNET

Licitação

1. Incluir Licitação Tradicional

2. Incluir Licitação SRP

3. Alterar/Excluir Licitação

4. Gerar Relação de Itens

5. Transferir Edital

6. Incluir Aviso de Licitação

7. Alterar/Excluir Aviso de Licitação

8. Consultar

LicitaçãoDispensa/Inexigibilidade

1. Incluir Dispensa/Inexigibilidade;

2. Alterar/Excluir Dispensa/Inexigibilidade;

3. Consultar Dispensa/Inexigibilidade

Pedido de Cotação

1. Incluir Pedido de Cotação Eletrônica;

2. Alterar/Excluir Pedido de Cotação Eletrônica;

3. Consultar Pedido de Cotação Eletrônica.

Eventos

1. Eventos de Licitação;

2. Eventos de Dispensa/Inexigibilidade 

Sub-rogação

1. Sub-rogar Licitação;

2. Sub-rogar Dispensa/Inexigibilidade;

3. Estornar Sub-rogação da Licitação;

4. Estornar Sub-rogação da Dispensa/Inexigibilidade;

5. Consultar Sub-rogação de compras

Módulo IV B – Módulo IRP – Intenção de Registro de Preços – SIASGNET 

Perfil de atuação

• Gerenciador

• Participante

• Gerenciador e Participante Gestor de Compras

• Alterar UASG de atuação

• Cadastrar gestor de compras

• Cadastrar perfil para recebimento de avisos

• Alterar endereço de UASG

• Gerenciar perfil de atuação 

IRP

• Nova intenção de registro de preços

• Abrir intenção de registro de preços

• Divulgar itens da IRP

• Gerenciar fases da IRP

•Verificar adesão da IRP/Transferir IRP

•Manifestar interesse

•Analisar IRP

•Desdobrar itens da IRP

•Quadro de IRP

•Sair 

Módulo V – Módulo SISPP

SISPP - PRECOS PRATICADOS

• RESULTADO - resultado da licitacao

• CONFCISET - inclui/altera conformidade

• CONRESULT - consulta resultado

• EXRRESULT - exclui/reativa item resultado

• IALRESULT - inclui/altera resultado

Módulo VI – Módulo SISRP

SISRP - SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO - ATA

• CANREITATA - cancela/reativa item da ata

• CONATA - consulta ata

• FINALIZATA - finaliza ata registro preços

• IALATA - inclui/altera ata

• PRORROGATA - prorrogata ata

• RENEGOCIA - renegocia preço ata

Módulo VII – Módulo contratos no Comprasnet

Com foco na busca pela eficiência da gestão e na melhoria do desempenho das instituições públicas, o Ministério da Economia, em parceria com a Advocacia-Geral da União, ofertam aos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional, incluindo as empresas estatais, o Comprasnet Contratos. A ferramenta faz parte das medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional estabelecidas pelo Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019 (Art. 6º, IX).

O Comprasnet Contratos é uma ferramenta do governo federal que automatiza os processos de gestão contratual e conecta servidores públicos responsáveis pela execução e fiscalização de contratos, tornando informações disponíveis a qualquer momento e melhorando as condições de gestão e relacionamento com fornecedores.

 Gestão de Contratos

○ Realiza gestão de todos os contratos da UASG;

Gestão Financeira

○ Realiza gestão financeira e orçamentária dos contratos, pode incluir minutas de empenhos, além de acessar a consulta de fatura para atualização da situação;

Responsável por Contrato

○ Consultas a todos os contratos além de gerir aqueles que possua responsabilidades atribuídas, como fiscal, gestor, autoridade;

 Consulta

○ Acesso às consultas gerais do sistema.

Programa:

1. Gestão Contratual

1.1 Contratos

1.2 Itens de contrato

1.3 Modificar contrato

1.4 Inclusão de termo aditivo

1.5 Fornecedores

1.6 Indicadores

1.7 Sub-rogação

1.8 Importação Siasg

1.9 Consultas

1.10 Relatórios

1.11 Meus contratos

2. Cadastramento de Contratos 

2.1. Pesquisa para Inclusão de Cronograma

2.2, Adicionar Cronograma

2.3. Pesquisa de Cronograma

2.4.Editar Cronograma

2.5.Detalhar Cronograma

2.6.Excluir Cronograma

2.7.Pesquisa de Contratos

2.8.Detalhar Contrato

2.9.Baixar PDF

2.10 Excluir Contrato

Empenhos

1. Cadastramento de Empenho

2. Consulta cadastro de empenho

3. Editar Cadastro de EMPENHO

4. Detalhar Cadastro de EMPENHO

5. Excluir Cadastro de EMPENHO

6. Baixar Cadastro de EMPENHO

7. Atualizar Cadastro de EMPENHO

8. Cadastro do Empenho Detalhado

9. Editar Cadastro do Empenho Detalhado

10. Detalhar Cadastro do Empenho Detalhado

11. Exclusão Cadastro do Empenho Detalhado

Situação SIAFI  

1. Cadastramento de SITUAÇÃO SIAFI

2. Pesquisa de Cadastro de SITUAÇÃO SIAFI

3. Editar Cadastro de SITUAÇÃO SIAFI

4. Detalhar Cadastro de SITUAÇÃO SIAFI

5. Exclusão Cadastro de SITUAÇÃO SIAFI

Cadastro - RH - Rubricas

1. Cadastramento de RH – RUBRICAS

2. Pesquisa Cadastro Rubricas

3. Editar Cadastro Rubricas

4. Detalhar Cadastro Rubricas

5. Exclusão Cadastro Rubricas

Cadastro - RH - Situação

1. Cadastramento de RH - SITUAÇÃO

2. Pesquisa de Cadastro de RH - SITUAÇÃO

3. Editar Cadastro de RH – SITUAÇÃO

4. Detalhar Cadastro de RH - SITUAÇÃO

Exclusão Cadastro de RH - SITUAÇÃO

V– METODOLOGIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. Assim, haverá aulas expositivas, com apresentação de slides baseados no material a ser distribuído; e aulas práticas, com acesso direto ao Treino - SIASG e Siafi-Educacional, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos.

VI - LOCAL E INFORMAÇÕES

O evento será ministrado no Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 - CEP: 70.318-900, Brasília-DF., no período 12 a 15/04/2021,  no horário de  08h às 12h e 14h às 18h, perfazendo um total de 32 horas/aula. Para maiores informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, ou na Internet acesse o endereço www.abop.org.br .

VII – INSCRIÇÕES / VALOR

Deverão ser feitas diretamente na Secretaria da entidade, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou fax (61) 3225-1993, enquanto houver vaga, mediante o preenchimento da ficha anexa. O investimento da inscrição é de R$ 2.000,00(dois mil reais) por participante.

ara cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento,  a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adicional.

 A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o curso em até 48h antes do início do evento ou cancelar o mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.

VIII - REQUISITOS:

Estar cadastrado  no Treino Siasg com o perfil de compras e contratos.

 

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A ABOP - Associação Brasileira de Orçamento Público é uma entidade privada sem fins lucrativos voltada fundamentalmente para o ensino, pesquisa e divulgação das técnicas orçamentárias e de gestão pública, com dezenas de anos de experiência no desenvolvimento institucional de órgãos e entidades públicos. Seus cursos abertos, sob o magistério de renomados especialistas, são contratados preferencialmente por inexigibilidade de licitação com fundamento no art. 25, inc. II, da Lei nº 8.666/1993, conforme Orientação Normativa/AGU nº 18, de 01/04/2009 (DOU de 07/04/2009, Seção 1, pág. 14), combinada com a Decisão/TCU nº 439/98 (DOU de 31/07/98); podendo-se contratá-la, alternativamente, por dispensa de licitação da forma do art. 24, inc. XIII da Lei nº 8.666/1993.

XLVII CURSO SOBRE SIASG OPERACIONAL – SISTEMA INTEGRADO DE

ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS GERAIS

 

Período: 03 a 06/12/2018