12º Curso de Planejamento e Orçamento no SIOP(Sistema Integrado de Planejamento Orçamento Públicos)

Localização
Auditório da ABOP - SCS, Qd . 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806

Categorias

Data / Hora Date(s) - 11/07/2022 a 15/07/2022
08:00 - 13:00

Valor do curso R$0,00


Curso Confirmados

Brasília-DF, 11 a 15/07/2022
Horário: 08h ás 13h

I – OBJETIVO:

Capacitar o usuário quanto à utilização prática das funcionalidades do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP, que substituiu e evoluiu as antigas aplicações do Sistema Integrado de Dados Orçamentários – SIDOR e do Sistema de Informações Gerenciais de Planejamento – SIGPlan do Governo Federal. A partir de uma abordagem eminentemente prática serão apresentados os conceitos básicos relacionados à operação do Sistema e aos processos de Planejamento Orçamento utilizados na Administração Pública Federal. O curso visa o aprimoramento necessário ao desempenho das atividades desenvolvidas pelos interessados que tratam da elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias – PLDO e do Plano Plurianual – PPA, bem como da prática de monitoramento, do acompanhamento físico e de atividades essenciais relacionadas à execução orçamentária. Ao final do curso o aluno estará apto a:

Entender a importância do SIOP para a Administração Pública.
Explicar a estrutura do Plano e do Orçamento públicos e suas formas de apresentação.
Compreender o papel dos atores envolvidos na elaboração e execução do PPA,LDO e LOA.
Entender o funcionamento básico de módulos do SIOP.
Exercitar os módulos de forma prática, bem como realizar consultas a informações do Plano e do Orçamento.

II – PÚBLICO ALVO:

Destina-se a atender servidores, coordenadores, técnicos e gestores públicos envolvidos nas atividades de elaboração, monitoramento e acompanhamento dos instrumentos PPA, LDO e LOA e que atuem nas áreas de gestão e execução orçamentária bem como aqueles que tenham interesse em conhecer o sistema.

III – MATERIAL DIDÁTICO:

Os alunos receberão apostila contendo o material para treinamento nos computadores da ABOP.

IV – ESTRUTURA E CONTEÚDO:

Módulo I – SIOP – Apresentação e Conceitos básicos

Visão Geral: Histórico, perspectivas dos sistemas Sigplan e do Sidor e razões para desenvolvimento do SIOP , Conceitos básicos envolvidos; Atores envolvidos; o objetivo do SIOP; Modulos em produção; Exercícios e navegação. Controle de Acesso

Cadastro de Usuários, Perfis e Papeis de trabalho e vinculação a Órgãos, conceito de “Momento” de trabalho.

Módulo II – Conceitos e Navegação no SIOP

1. Planejamento (PPA) – operações e consultas;
2. Diretrizes Orçamentárias (PLDO) – operações e consultas;
3. Elaboração da Proposta Orçamentária:

Qualitativo:

Árvore de navegação
Pesquisa
Cadastros
Campos para preenchimento e consulta
Campos obrigatórios
Significado das marcações de alteração
Ações padronizadas setoriais
Relatório Espelho
Plano Orçamentário
Quantitativo:

Cadastro de SubUO
Janela de trabalho
Lançamento por tipo de detalhamento
Consulta de propostas
Momentos
Envio
Retorno
Captura
Andamento da captação
Relatórios
Informações complementares

4. Alterações Orçamentárias (Créditos);

Consulta
Classificação
Tipos de pedido
Edição
Seleção de funcionais
Detalhamento
Suplementação
Cancelamento
Excesso
Superávit
Momentos
Envio
Retorno
Captura

5. Módulos Adicionais – Visão geral:

Sioplegis,
Relatórios, Ferramenta de BI,
Acesso Público ao Orçamento;

6. Visão de futuro.

V – METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados. As aulas serão realizadas em laboratório, com exposição de conceitos, apresentação de slides baseados no material didático e realização de operações e consultas de casos práticos no SIOP.

O curso tem 24 horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários ao desempenho do evento.

Cronograma de aulas:

Dia 1 – 5h

SIOP – Apresentação e Conceitos básicos

Conteúdo programático: 1 – Como é feito o orçamento e onde estão seus dados na Administração Pública Federal. 2 – Histórico de sistema estruturantes de planejamento e orçamento: origem do SIOP. 3 – Noções gerais do SIOP: arquitetura, desenvolvimento e acesso. 4 – Módulos do SIOP.

Diretrizes Orçamentárias (PLDO);

Conteúdo programático: 1 – Apresentação do PLDO no SIOP. 2 – Pesquisa e Edição de emendas ao PLDO. 3 – Tramitação. 4 – Geração da versão final do PLDO.

Planejamento – PPA;

Conteúdo programático: 1 – Apresentação do PPA no SIOP. 2 – Pesquisa e Edição de elementos do PPA no SIOP. 3 – Tramitação.

Dia 2 – 5 h

Captação de base externa:

​Conteúdo programático: ​1 – Noções Gerais. 2 – Captação.

Elaboração da Proposta Orçamentária – Fase Qualitativa

Conteúdo programático: 1 – Estrutura da Programação Orçamentária: Classificação Institucional, Classificação Funcional e Classificação Programática. 2 – Conceitos e Navegação no SIOP: Árvore de Navegação, Pesquisa, Cadastros. 3 – Ação: Noções gerais, Tipos de ação, Ação padronizada e não padronizada, Cadastro da ação. 4 – Localizador: Noções gerais, Cadastro do localizador. 5 – Plano Orçamentário: Noções gerais, Cadastro do plano orçamentário

Divulgação de Limites

Conteúdo programático: 1 – Noções Gerais: Conceito, Para que serve. 2 – Consulta, Gerenciamento e Divulgação de Limites. 3 – Captação x Limites: Limites e total programado por grupo de tipo de detalhamento e Limites e total programado por fontes, Fontes com limite específico e Fontes sem limite específico. 4 – Relatórios.

Dia 3 – 5 h

Elaboração da Proposta Orçamentária – Fase Quantitativa

Conteúdo programático: 1 – Da previsão de Receita e fixação de Despesa. 2 – Estrutura da Programação Orçamentária: dimensão física e financeira. 3 – Momentos envolvidos na captação quantitativa e participantes no processo. 4 – SubUO: O que é SubUO, Como é utilizada no quantitativo, Gerenciamento de SubUO. 5 – Janela de Trabalho: O que é Janela de trabalho, Como saber se uma janela de trabalho está ou não expirada, Gerenciamento de Janela de Trabalho. 6 – Proposta: Condições para captação, Gerenciamento de proposta, Importação e Exportação de Planilha. 7 – Tramitação: Envio, Retorno e Captura, Fatores que impedem a tramitação e como resolvê-los, Consulta para saber se o que estou tramitando está dentro do limite recebido, Consulta para saber onde encontra-se o grupo de propostas. 8 – Relatórios.

Informações Complementares

Conteúdo programático: 1 – Da previsão Legal. 2 – Dos incisos que são captados pelo SIOP: Inciso II, Inciso IV, Inciso XIV, Inciso XV, Inciso XVI, Inciso XX. 3 – Momentos envolvidos na captação e Participantes do Processo. 4 – Captação das informações de todos os incisos disponibilizados pelo SIOP. 5 – Tramitação: Envio, Retorno e Captura. 6 – Relatórios.

Acompanhamento Orçamentário

Conteúdo programático: 1 – Noções Gerais: Da previsão Legal, Evolução ao longo do tempo, Momentos, Participantes do Processo. 2 – Janela de Trabalho: Janela Genérica e Janela Específica, Gerenciamento de Janela de Trabalho. 3 – Ato de Designação: O que é Ato de Designação, Gerenciamento de Ato de Designação. 4 – Captação: Preenchimento dos dados, Alertas e Pendências, Captação Obrigatória e Opcional. 5 – Tramitação: Envio, Retorno, Captura e Resgate. 6 – Relatórios.

Dia 4 – 5 h

Alterações Orçamentárias (Créditos);

Conteúdo programático: 1 – Contexto de execução orçamentária. 2 – Tipos de alterações orçamentárias. 3 – Fontes de recursos. 4 – Pedidos de alterações orçamentárias no SIOP. 5 – Tramitação dos pedidos no SIOP. 6 – Formalização e Efetivação.

Dia 5 – 4 h

SIOP Gerencial – BI

Conteúdo programático: 1 – Origem das Informações. 2 – Extrator de Dados. 3 – Cubos do Extrator. 4 – Consultas. 5 – Filtros das Consultas. 6 – Exportação para Excel. 7 – Relatórios. 8 – Perfis de acesso.

SIOP Acesso Público

Conteúdo programático: 1 – Consulta Livre ao Orçamento, Consulta Personalizada. 2 – Cadastro de Ações. 3 – Relatórios: Relatório de Acompanhamento de Despesas de TI, Relatório de Acompanhamento do Plano Brasil sem Miséria

SIOP – Dados abertos – RDF

Conteúdo programático: 1 – Dados abertos. 2 – RDF e Ontologia do Orçamento. 3 – Endpoint SPARQL do Orçamento
Visão de Futuro​

VI – LOCAL E INFORMAÇÕES

O curso será ministrado nas instalações da ABOP – SCS, Qd. 02, Edifício Palácio do Comércio, conjunto 801 a 806 – CEP: 70.318-900, Brasília-DF. Para mais informações utilize os telefones: (61) 3224-2613, (61) 3224-2159 e Fax: (61) 3225-1993, na Internet acesse o endereço www.abop.org.br.

Período de 11 a 15/07/2022, no horário das 08h ás 13h, totalizando 24 (vinte e quatro) horas/aula. Na oportunidade, cada participante receberá apostilas e demais materiais necessários à participação no evento.

VII – INSCRIÇÕES, VALOR DA INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES

As inscrições deverão através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, enquanto houver vagas . O investimento na inscrição é de R$ 2.200,00 ( dois mil e duzentos reais) por participante.

Para cada 05(cinco) inscrições do mesmo órgão efetivadas neste evento, a Abop está oferecendo 01(uma) bolsa integral adiconal.

A ABOP só considerará efetivada a inscrição após a apresentação da cópia do depósito da referida importância no Banco 341 – ITAU– Agência 8635, Conta Corrente nº 24938-9 ou da Nota de Empenho correspondente, em nome da entidade. O CNPJ 00.398.099/0001-21 e CF/ DF07. 343.300/001-00.

A ABOP poderá postergar o curso em até 48h antes do início do evento ou cancelar o mesmo, caso o número de participantes não seja suficiente para atender a programação.


Não Sabe onde ficar? Confira a lista de hotéis em Brasília

Comentário (2)

  • Aldery da Silva Mendonça| 16 de março de 2022

    Envie ficha de inscrição para o 12º Curso de Planejamento e Orçamento no SIOP, que está previsto para acontecer no período de 04 a 08/04/2022, e gostaria de solicitar a correção do email do responsável (chefia imediata). Email correto erickfranck@unifap.br

    Estamos aguardando a confirmação da turma o mais breve possível, para que possamos dar andamento nos demais trâmites para participação no evento.

  • Eulier| 16 de março de 2022

    Faremos a correção e assim que possível, enviaremos um e-mail confirmando a realização do evento.
    Att,
    Equipe Abop

  • Você deve estar logado para postar um comentário

    Open chat
    Precisa de ajuda?
    Olá,
    Como podemos ajudar?